Operações epistemológicas apresentadas na argumentação desenvolvida por estudantes durante uma atividade experimental investigativa de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2280 |
Resumo: | Este estudo apresenta um recorde de uma pesquisa de mestrado profissional e visa analisar as operações epistemológicas apresentadas na argumentação desenvolvida por estudantes participantes de um Clube de Ciências, durante uma atividade experimental investigativa sobre os conceitos introdutórios de área e perímetro. A investigação possui uma abordagem qualitativa, na qual a constituição das informações ocorreu por meio de videogravações, com posterior transcrição das falas dos sujeitos. O espaço investigado é considerado um ambiente alternativo de ensino, pesquisa e extensão de ações didáticas voltadas as Ciências e Matemáticas. Durante as análises realizadas, identificamos que os estudantes construíram argumentos estruturados conforme o padrão de Toulmin, expondo suas formas de ação e pensamento para estruturação e confirmação de ideias, explicitando como o saber matemático se constituía. As operações epistemológicas apresentaram-se, em sua maioria, na forma de dedução, causalidade, definição, classificação, apelo aos atributos, consistência com experiência e plausibilidade. Assim, observamos como os alunos construíram o conhecimento ao longo das etapas da atividade investigativa, proporcionando coerência às ideias defendidas. |
id |
UCS-4_5a5ad0505ccbeb51d685bc524dc49ec4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2280 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Operações epistemológicas apresentadas na argumentação desenvolvida por estudantes durante uma atividade experimental investigativa de matemáticaEducação matemáticaArgumentaçãoOperações epistemológicasEste estudo apresenta um recorde de uma pesquisa de mestrado profissional e visa analisar as operações epistemológicas apresentadas na argumentação desenvolvida por estudantes participantes de um Clube de Ciências, durante uma atividade experimental investigativa sobre os conceitos introdutórios de área e perímetro. A investigação possui uma abordagem qualitativa, na qual a constituição das informações ocorreu por meio de videogravações, com posterior transcrição das falas dos sujeitos. O espaço investigado é considerado um ambiente alternativo de ensino, pesquisa e extensão de ações didáticas voltadas as Ciências e Matemáticas. Durante as análises realizadas, identificamos que os estudantes construíram argumentos estruturados conforme o padrão de Toulmin, expondo suas formas de ação e pensamento para estruturação e confirmação de ideias, explicitando como o saber matemático se constituía. As operações epistemológicas apresentaram-se, em sua maioria, na forma de dedução, causalidade, definição, classificação, apelo aos atributos, consistência com experiência e plausibilidade. Assim, observamos como os alunos construíram o conhecimento ao longo das etapas da atividade investigativa, proporcionando coerência às ideias defendidas.Editora Cruzeiro do Sul2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/228010.26843/rencima.v11i3.2280Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 264-2852179-426X10.26843/rencima.v11i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2280/1269https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Willa Nayana CorrêaMalheiro, João Manoel da Silva2023-04-21T21:05:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2280Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:05:18Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Operações epistemológicas apresentadas na argumentação desenvolvida por estudantes durante uma atividade experimental investigativa de matemática |
title |
Operações epistemológicas apresentadas na argumentação desenvolvida por estudantes durante uma atividade experimental investigativa de matemática |
spellingShingle |
Operações epistemológicas apresentadas na argumentação desenvolvida por estudantes durante uma atividade experimental investigativa de matemática Almeida, Willa Nayana Corrêa Educação matemática Argumentação Operações epistemológicas |
title_short |
Operações epistemológicas apresentadas na argumentação desenvolvida por estudantes durante uma atividade experimental investigativa de matemática |
title_full |
Operações epistemológicas apresentadas na argumentação desenvolvida por estudantes durante uma atividade experimental investigativa de matemática |
title_fullStr |
Operações epistemológicas apresentadas na argumentação desenvolvida por estudantes durante uma atividade experimental investigativa de matemática |
title_full_unstemmed |
Operações epistemológicas apresentadas na argumentação desenvolvida por estudantes durante uma atividade experimental investigativa de matemática |
title_sort |
Operações epistemológicas apresentadas na argumentação desenvolvida por estudantes durante uma atividade experimental investigativa de matemática |
author |
Almeida, Willa Nayana Corrêa |
author_facet |
Almeida, Willa Nayana Corrêa Malheiro, João Manoel da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Malheiro, João Manoel da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Willa Nayana Corrêa Malheiro, João Manoel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Argumentação Operações epistemológicas |
topic |
Educação matemática Argumentação Operações epistemológicas |
description |
Este estudo apresenta um recorde de uma pesquisa de mestrado profissional e visa analisar as operações epistemológicas apresentadas na argumentação desenvolvida por estudantes participantes de um Clube de Ciências, durante uma atividade experimental investigativa sobre os conceitos introdutórios de área e perímetro. A investigação possui uma abordagem qualitativa, na qual a constituição das informações ocorreu por meio de videogravações, com posterior transcrição das falas dos sujeitos. O espaço investigado é considerado um ambiente alternativo de ensino, pesquisa e extensão de ações didáticas voltadas as Ciências e Matemáticas. Durante as análises realizadas, identificamos que os estudantes construíram argumentos estruturados conforme o padrão de Toulmin, expondo suas formas de ação e pensamento para estruturação e confirmação de ideias, explicitando como o saber matemático se constituía. As operações epistemológicas apresentaram-se, em sua maioria, na forma de dedução, causalidade, definição, classificação, apelo aos atributos, consistência com experiência e plausibilidade. Assim, observamos como os alunos construíram o conhecimento ao longo das etapas da atividade investigativa, proporcionando coerência às ideias defendidas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2280 10.26843/rencima.v11i3.2280 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2280 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v11i3.2280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2280/1269 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 264-285 2179-426X 10.26843/rencima.v11i3 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306131201327104 |