Turismo e Eventos: O Festival Santos Café e a Revitalização do Centro Histórico \ Tourism and Events: Santos Café Festival and Revitalization of the Historic Center

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tineo, Daniela Tineo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tomazzoni, Edegar Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/4246
Resumo: O Festival Santos Café objetiva promover a bebida que marca a cidade de Santos, SP, assim como seu centro histórico. A pesquisa tem abordagem qualitativa e caráter exploratório-descritivo. Utilizaram-se dados de pesquisa realizada pela da Secretaria Municipal de Turismo de Santos e os conceitos de propriedades para formação de redes, estabelecidos por Martinho (2003) e Brasil (2007), para com eles analisar a cooperação entre os atores do evento Festival Santos Café, e suas contribuições à revitalização do centro histórico da referida cidade. A referida pesquisa teve 281 participantes, identificando perfil, percepção e satisfação do público. Constatou-se que o evento Festival Santos Café socializou conhecimentos, aproximou anfitriões e visitantes, incentivou a convivências de diversidades e fortaleceu a imagem e a identidade do destino turístico. A rede foi estabelecida, todavia, sua densidade e conexões devem ser fortalecidas para a manutenção de seus elos.PALAVRAS-CHAVEEventos. Redes de Cooperação. Desenvolvimento. Festival Santos Café. Santos, SP, Brasil ABSTRACTThe Festival Santos Café aims to promote the beverage that marks the city of Santos, SP, as well as its historical center. The research has a qualitative and exploratory-descriptive approach and uses data from a research carried out by Municipal Secretary of Tourism of Santos and the concepts of properties for formation of networks, established by Martinho (2003) and Brasil (2007), in order to analyze the cooperation among the actors of the event Festival Santos Café and its contributions to the revitalization of the city's historic center. This study had 281 participants, identifying profile, perception and public satisfaction. It was verified that Festival Santos Café event socialized knowledge, approached hosts and visitors, encouraged coexistence of diversities and strengthened the image and tourist destination identity. Network has been established, however, its density and connections must be strengthened to maintain its links.KEYWORDSEvents. Network Cooperation. Development. Festival Santos Café [Santos Coffee Festival]. Santos, SP, Brazil. AUTORESDaniela Tineo - Mestranda em Desenvolvimento do Turismo, Universidade de Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1049419641256916. E-mail: danielatineo@usp.br Edegar Luis Tomazzoni -  Doutor. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento do Turismo, Universidade de Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8738058687012139. E-mail: eltomazzoni@usp.br REFERÊNCIASAllen, J; O’Toole, W; Mcdonnel, I. & Haris, R. (2008) Organização e gestão de eventos. Rio de Janeiro: Campus.Andrade, R. B.(2002) Manual de eventos. Caxias do Sul: EDUCS.Bahl, M.(2003) Turismo e eventos. Curitiba: Protexto.Bahl, M.  (2004) Turismo e eventos. Curitiba: Protexto.Balestrin, A. & Verschoore, J. (2008) Redes de cooperação empresarial: estratégias de gestão na nova economia. Porto alegre: Bookman.Barbosa, A. L. (2012) Relações organizacionais para o desenvolvimento regional do turismo. In. Beni, M.C. (org.) Turismo planejamento estratégico e capacidade de Ggstão. Barueri, SP: Manole.Barbosa, F. S.(2015) Turismo de Eventos na Serra Gaúcha: o caso da Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul, RS. Revista Rosa dos Ventos 7(2) 257-268.Barretto, M. (2013) Revitalização Urbana, lazer e turismo. Revista Rosa dos Ventos, 5(4), 592-601.Brasil, Ministério do Turismo (2007) Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil: Formação de Redes, Brasília.Afsarmanesh, H. & Camarinha-Matos, L.M. (2000) Future smart-organizations: a virtual tourism enterprise. In: Anais… WISE 2000 – 1st ACM/IEEE International Conference on Web - Information Systems Engineering, 1, 456-461.Camarinha-Matos, L.M. et al. (2009) Collaborative networked organizations – Concepts and practice in manufacturing enterprises. Computers & Industrial Engineering, 57, 46-60.Canton, A.(2009) Evento um potencializador de negócios, p.197-212. In Ansarah, M; Panosso, A (org.). Segmentação do mercado turístico: estudos, produtos e perspectivas. Barueri, SP: Manole.Castells, M. (2000) A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.Castells, M. (2011) A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.Cervo, A. L. & Bervian, P.A. (2002) Metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall.Dencker, A. de F. M.(2000) Métodos e técnicas de pesquisas em turismo. São Paulo: Futura.Felsenstein, D. & Fleischer, A. (2003) Local festivals and tourism promotion: the role of public assistance and visitor expenditure. Journal of Travel Research, 41(4), 385-392.Getz, D. (2010) The nature and scope of festival studies. International Journal of Event Management Research, 5(1), 1-47.Litvin, S. W. & Fetter, E. (2006) Can a festival be too successful?: a review of Spoleto, USA. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 18(1), 41-49.Loiola, E. & Moura, S. (1996) Análise de Redes: uma contribuição aos estudos organizacionais. p. 53-68. In: Fischer,T. Gestão contemporânea, cidades estratégicas e organizações locais. Rio de Janeiro: FGV.Marconi, M.A. & Lakatos, E.M. (1996). Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. São Paulo: Atlas.Martinho, C. (2003) Redes: uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização. Brasília: WWF Brasil.Meirelles, G. F.(1999) Tudo sobre eventos. São Paulo: Editora STS.Mendonça, M.C.A. (2012) Gestão de potenciais clusters turísticos: uma proposta de metodologia de diagnóstico. In. Beni, M.C. (org.) Turismo planejamento estratégico e capacidade de gestão. Barueri, SP: Manole.Moura, D., Guerra, I., Seixas, J. & Freitas, M. J. (2006). A revitalização urbana: contributos para a definição de um conceito operativo. Cidades, Comunidades e Territórios 12-13, 15-34Murta, R S.A. (2008) Patrimônio Material e Turistificação: um estudo sobre a Praça da Estação, Belo Horizonte, MG. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Turismo e Meio Ambiente. Centro Universitário UMA, Belo Horizonte, Minas Gerais.NovellI, M; Schmitz, B, & Spencer, T. (2006) Networks, clusters and innovation in tourism: a UK experience. Tourism Management, 27(6), 1141-1146.Rosas, J. & Camarinha-Matos, L.M, (2009) An approach to assess collaboration readiness. International Journal of Production Research, 47(17), 4711–4735. Scott,N;  Cooper,C. & Baggio,R (2007) Destination network: four Australian cases. Annals of Tourism Research, 35(1), 169-188.Tomazzoni, E. L. (2002) Organização de feiras de negócios: um modelo de gestão Observatório de Inovação do Turismo. Revista Acadêmica 6(4) .Tomazzoni, E. L. (2012) Observatório de Turismo e Cultura, integração regional do cluster de turismo e desenvolvimento socioeconômico da Serra Gaúcha. In. Beni, M.C. (org) Turismo planejamento estratégico e capacidade de gestão. Barueri, SP: Manole.Tum, J.; Norton, P. & Wright, J.N.(2006) Management of event operations. New York: Routledge.Urry, J. (2001) O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel-Sesc.Vázquez-Barquero, A. V. (2002) Desenvolvimento endógeno em tempos de globalização. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística.Verschoore, J.R. & Balestrin, A. (2006) Fatores competitivos das empresas em redes de cooperação. In: Anais... 30º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro.Yeoman, I. (2006) Gestão de festivais e eventos: uma perspectiva internacional de artes e cultura. São Paulo: Roca.Zanella, L. C. (2003) Manual de organização de eventos: Planejamento e operacionalização. São Paulo: Atlas. Recebido: 14 ABR 20161º Rodada de Avaliação: JUN- AGO2º Rodada de Avaliação: SET – OUTAprovação: 16 DEZ 2016 
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Constatou-se que o evento Festival Santos Café socializou conhecimentos, aproximou anfitriões e visitantes, incentivou a convivências de diversidades e fortaleceu a imagem e a identidade do destino turístico. A rede foi estabelecida, todavia, sua densidade e conexões devem ser fortalecidas para a manutenção de seus elos.PALAVRAS-CHAVEEventos. Redes de Cooperação. Desenvolvimento. Festival Santos Café. Santos, SP, Brasil ABSTRACTThe Festival Santos Café aims to promote the beverage that marks the city of Santos, SP, as well as its historical center. The research has a qualitative and exploratory-descriptive approach and uses data from a research carried out by Municipal Secretary of Tourism of Santos and the concepts of properties for formation of networks, established by Martinho (2003) and Brasil (2007), in order to analyze the cooperation among the actors of the event Festival Santos Café and its contributions to the revitalization of the city's historic center. This study had 281 participants, identifying profile, perception and public satisfaction. It was verified that Festival Santos Café event socialized knowledge, approached hosts and visitors, encouraged coexistence of diversities and strengthened the image and tourist destination identity. Network has been established, however, its density and connections must be strengthened to maintain its links.KEYWORDSEvents. Network Cooperation. Development. Festival Santos Café [Santos Coffee Festival]. Santos, SP, Brazil. AUTORESDaniela Tineo - Mestranda em Desenvolvimento do Turismo, Universidade de Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1049419641256916. E-mail: danielatineo@usp.br Edegar Luis Tomazzoni -  Doutor. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento do Turismo, Universidade de Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8738058687012139. E-mail: eltomazzoni@usp.br REFERÊNCIASAllen, J; O’Toole, W; Mcdonnel, I. & Haris, R. (2008) Organização e gestão de eventos. Rio de Janeiro: Campus.Andrade, R. B.(2002) Manual de eventos. Caxias do Sul: EDUCS.Bahl, M.(2003) Turismo e eventos. Curitiba: Protexto.Bahl, M.  (2004) Turismo e eventos. Curitiba: Protexto.Balestrin, A. & Verschoore, J. (2008) Redes de cooperação empresarial: estratégias de gestão na nova economia. Porto alegre: Bookman.Barbosa, A. L. (2012) Relações organizacionais para o desenvolvimento regional do turismo. In. Beni, M.C. (org.) Turismo planejamento estratégico e capacidade de Ggstão. Barueri, SP: Manole.Barbosa, F. S.(2015) Turismo de Eventos na Serra Gaúcha: o caso da Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul, RS. Revista Rosa dos Ventos 7(2) 257-268.Barretto, M. (2013) Revitalização Urbana, lazer e turismo. Revista Rosa dos Ventos, 5(4), 592-601.Brasil, Ministério do Turismo (2007) Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil: Formação de Redes, Brasília.Afsarmanesh, H. & Camarinha-Matos, L.M. (2000) Future smart-organizations: a virtual tourism enterprise. In: Anais… WISE 2000 – 1st ACM/IEEE International Conference on Web - Information Systems Engineering, 1, 456-461.Camarinha-Matos, L.M. et al. (2009) Collaborative networked organizations – Concepts and practice in manufacturing enterprises. Computers & Industrial Engineering, 57, 46-60.Canton, A.(2009) Evento um potencializador de negócios, p.197-212. In Ansarah, M; Panosso, A (org.). Segmentação do mercado turístico: estudos, produtos e perspectivas. Barueri, SP: Manole.Castells, M. (2000) A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.Castells, M. (2011) A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.Cervo, A. L. & Bervian, P.A. (2002) Metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall.Dencker, A. de F. M.(2000) Métodos e técnicas de pesquisas em turismo. São Paulo: Futura.Felsenstein, D. & Fleischer, A. (2003) Local festivals and tourism promotion: the role of public assistance and visitor expenditure. Journal of Travel Research, 41(4), 385-392.Getz, D. (2010) The nature and scope of festival studies. International Journal of Event Management Research, 5(1), 1-47.Litvin, S. W. & Fetter, E. (2006) Can a festival be too successful?: a review of Spoleto, USA. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 18(1), 41-49.Loiola, E. & Moura, S. (1996) Análise de Redes: uma contribuição aos estudos organizacionais. p. 53-68. In: Fischer,T. Gestão contemporânea, cidades estratégicas e organizações locais. Rio de Janeiro: FGV.Marconi, M.A. & Lakatos, E.M. (1996). Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. São Paulo: Atlas.Martinho, C. (2003) Redes: uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização. Brasília: WWF Brasil.Meirelles, G. F.(1999) Tudo sobre eventos. São Paulo: Editora STS.Mendonça, M.C.A. (2012) Gestão de potenciais clusters turísticos: uma proposta de metodologia de diagnóstico. In. Beni, M.C. (org.) Turismo planejamento estratégico e capacidade de gestão. Barueri, SP: Manole.Moura, D., Guerra, I., Seixas, J. & Freitas, M. J. (2006). A revitalização urbana: contributos para a definição de um conceito operativo. Cidades, Comunidades e Territórios 12-13, 15-34Murta, R S.A. (2008) Patrimônio Material e Turistificação: um estudo sobre a Praça da Estação, Belo Horizonte, MG. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Turismo e Meio Ambiente. Centro Universitário UMA, Belo Horizonte, Minas Gerais.NovellI, M; Schmitz, B, & Spencer, T. (2006) Networks, clusters and innovation in tourism: a UK experience. Tourism Management, 27(6), 1141-1146.Rosas, J. & Camarinha-Matos, L.M, (2009) An approach to assess collaboration readiness. 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(2006) Fatores competitivos das empresas em redes de cooperação. In: Anais... 30º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro.Yeoman, I. (2006) Gestão de festivais e eventos: uma perspectiva internacional de artes e cultura. São Paulo: Roca.Zanella, L. C. (2003) Manual de organização de eventos: Planejamento e operacionalização. São Paulo: Atlas. Recebido: 14 ABR 20161º Rodada de Avaliação: JUN- AGO2º Rodada de Avaliação: SET – OUTAprovação: 16 DEZ 2016 ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeTineo, Daniela TineoTomazzoni, Edegar Luis2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/4246ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 9, n. 1 (2017): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/4246/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/4246/1350http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/4246/1484info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-29T17:00:56Zoai:vkali30.ucs.br:article/4246Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2016-12-29T17:00:56Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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A rede foi estabelecida, todavia, sua densidade e conexões devem ser fortalecidas para a manutenção de seus elos.PALAVRAS-CHAVEEventos. Redes de Cooperação. Desenvolvimento. Festival Santos Café. Santos, SP, Brasil ABSTRACTThe Festival Santos Café aims to promote the beverage that marks the city of Santos, SP, as well as its historical center. The research has a qualitative and exploratory-descriptive approach and uses data from a research carried out by Municipal Secretary of Tourism of Santos and the concepts of properties for formation of networks, established by Martinho (2003) and Brasil (2007), in order to analyze the cooperation among the actors of the event Festival Santos Café and its contributions to the revitalization of the city's historic center. This study had 281 participants, identifying profile, perception and public satisfaction. It was verified that Festival Santos Café event socialized knowledge, approached hosts and visitors, encouraged coexistence of diversities and strengthened the image and tourist destination identity. Network has been established, however, its density and connections must be strengthened to maintain its links.KEYWORDSEvents. Network Cooperation. Development. Festival Santos Café [Santos Coffee Festival]. Santos, SP, Brazil. AUTORESDaniela Tineo - Mestranda em Desenvolvimento do Turismo, Universidade de Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1049419641256916. E-mail: danielatineo@usp.br Edegar Luis Tomazzoni -  Doutor. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento do Turismo, Universidade de Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8738058687012139. E-mail: eltomazzoni@usp.br REFERÊNCIASAllen, J; O’Toole, W; Mcdonnel, I. & Haris, R. (2008) Organização e gestão de eventos. Rio de Janeiro: Campus.Andrade, R. B.(2002) Manual de eventos. Caxias do Sul: EDUCS.Bahl, M.(2003) Turismo e eventos. Curitiba: Protexto.Bahl, M.  (2004) Turismo e eventos. Curitiba: Protexto.Balestrin, A. & Verschoore, J. (2008) Redes de cooperação empresarial: estratégias de gestão na nova economia. Porto alegre: Bookman.Barbosa, A. L. (2012) Relações organizacionais para o desenvolvimento regional do turismo. In. Beni, M.C. (org.) Turismo planejamento estratégico e capacidade de Ggstão. Barueri, SP: Manole.Barbosa, F. S.(2015) Turismo de Eventos na Serra Gaúcha: o caso da Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul, RS. Revista Rosa dos Ventos 7(2) 257-268.Barretto, M. (2013) Revitalização Urbana, lazer e turismo. Revista Rosa dos Ventos, 5(4), 592-601.Brasil, Ministério do Turismo (2007) Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil: Formação de Redes, Brasília.Afsarmanesh, H. & Camarinha-Matos, L.M. (2000) Future smart-organizations: a virtual tourism enterprise. In: Anais… WISE 2000 – 1st ACM/IEEE International Conference on Web - Information Systems Engineering, 1, 456-461.Camarinha-Matos, L.M. et al. (2009) Collaborative networked organizations – Concepts and practice in manufacturing enterprises. Computers & Industrial Engineering, 57, 46-60.Canton, A.(2009) Evento um potencializador de negócios, p.197-212. In Ansarah, M; Panosso, A (org.). Segmentação do mercado turístico: estudos, produtos e perspectivas. Barueri, SP: Manole.Castells, M. (2000) A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.Castells, M. (2011) A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.Cervo, A. L. & Bervian, P.A. (2002) Metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall.Dencker, A. de F. M.(2000) Métodos e técnicas de pesquisas em turismo. São Paulo: Futura.Felsenstein, D. & Fleischer, A. (2003) Local festivals and tourism promotion: the role of public assistance and visitor expenditure. Journal of Travel Research, 41(4), 385-392.Getz, D. (2010) The nature and scope of festival studies. International Journal of Event Management Research, 5(1), 1-47.Litvin, S. W. & Fetter, E. (2006) Can a festival be too successful?: a review of Spoleto, USA. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 18(1), 41-49.Loiola, E. & Moura, S. (1996) Análise de Redes: uma contribuição aos estudos organizacionais. p. 53-68. In: Fischer,T. Gestão contemporânea, cidades estratégicas e organizações locais. Rio de Janeiro: FGV.Marconi, M.A. & Lakatos, E.M. (1996). Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. São Paulo: Atlas.Martinho, C. (2003) Redes: uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização. Brasília: WWF Brasil.Meirelles, G. F.(1999) Tudo sobre eventos. São Paulo: Editora STS.Mendonça, M.C.A. (2012) Gestão de potenciais clusters turísticos: uma proposta de metodologia de diagnóstico. In. Beni, M.C. (org.) Turismo planejamento estratégico e capacidade de gestão. Barueri, SP: Manole.Moura, D., Guerra, I., Seixas, J. & Freitas, M. J. (2006). A revitalização urbana: contributos para a definição de um conceito operativo. Cidades, Comunidades e Territórios 12-13, 15-34Murta, R S.A. (2008) Patrimônio Material e Turistificação: um estudo sobre a Praça da Estação, Belo Horizonte, MG. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Turismo e Meio Ambiente. Centro Universitário UMA, Belo Horizonte, Minas Gerais.NovellI, M; Schmitz, B, & Spencer, T. (2006) Networks, clusters and innovation in tourism: a UK experience. Tourism Management, 27(6), 1141-1146.Rosas, J. & Camarinha-Matos, L.M, (2009) An approach to assess collaboration readiness. International Journal of Production Research, 47(17), 4711–4735. Scott,N;  Cooper,C. & Baggio,R (2007) Destination network: four Australian cases. Annals of Tourism Research, 35(1), 169-188.Tomazzoni, E. L. (2002) Organização de feiras de negócios: um modelo de gestão Observatório de Inovação do Turismo. Revista Acadêmica 6(4) .Tomazzoni, E. L. (2012) Observatório de Turismo e Cultura, integração regional do cluster de turismo e desenvolvimento socioeconômico da Serra Gaúcha. In. Beni, M.C. (org) Turismo planejamento estratégico e capacidade de gestão. Barueri, SP: Manole.Tum, J.; Norton, P. & Wright, J.N.(2006) Management of event operations. New York: Routledge.Urry, J. (2001) O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel-Sesc.Vázquez-Barquero, A. V. (2002) Desenvolvimento endógeno em tempos de globalização. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística.Verschoore, J.R. & Balestrin, A. (2006) Fatores competitivos das empresas em redes de cooperação. In: Anais... 30º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro.Yeoman, I. (2006) Gestão de festivais e eventos: uma perspectiva internacional de artes e cultura. São Paulo: Roca.Zanella, L. C. (2003) Manual de organização de eventos: Planejamento e operacionalização. São Paulo: Atlas. Recebido: 14 ABR 20161º Rodada de Avaliação: JUN- AGO2º Rodada de Avaliação: SET – OUTAprovação: 16 DEZ 2016 
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