CANETAS COLORIDAS OU MINI-SKATES? COISAS DE MENINAS E COISAS DE MENINOS NA CULTURA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2796 |
Resumo: | Meninos e meninas subjetivam-se e constroem-se de forma diferentes. Também os modos de aprender e o desempenho escolar diferem. A diferença, se nos torna originais e únicos, também pode gerar desigualdades ou vulnerabilidade social. Na vida em sociedade, os homens dominam amplamente as melhores oportunidades profissionais e os melhores salários. No território escolar, as melhores alunas são as meninas, com melhores notas e melhor desempenho. Mais meninas concluem o Ensino Médio, e mais meninas têm chegado às universidades. Os dados permitem supor conflitos entre os modos hegemônicos de construção da masculinidade e o ideal de bom aluno na escola. A partir da exploração de algumas cenas escolares, busca-se discutir o aparente paradoxo. |
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CANETAS COLORIDAS OU MINI-SKATES? COISAS DE MENINAS E COISAS DE MENINOS NA CULTURA ESCOLAREstudos de Gênero e Sexualidadeeducação; masculinidades; subjetivação; desempenho escolar; distanciamentoMeninos e meninas subjetivam-se e constroem-se de forma diferentes. Também os modos de aprender e o desempenho escolar diferem. A diferença, se nos torna originais e únicos, também pode gerar desigualdades ou vulnerabilidade social. Na vida em sociedade, os homens dominam amplamente as melhores oportunidades profissionais e os melhores salários. No território escolar, as melhores alunas são as meninas, com melhores notas e melhor desempenho. Mais meninas concluem o Ensino Médio, e mais meninas têm chegado às universidades. Os dados permitem supor conflitos entre os modos hegemônicos de construção da masculinidade e o ideal de bom aluno na escola. A partir da exploração de algumas cenas escolares, busca-se discutir o aparente paradoxo. Universidade de Caxias do SulSeffner, FernandoSilva, Luciano Ferreira da2014-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2796Métis: história & cultura; v. 13, n. 26 (2014)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2796/pdf_337Rio Grande do SulContemporâneoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-04T18:11:00Zoai:vkali30.ucs.br:article/2796Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2015-03-04T18:11Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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