A percepção dos docentes de fisioterapia sobre o estresse: um estudo qualitativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruna Lucena
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCSAL
Texto Completo: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1202
Resumo: Conhecer a percepção dos docentes de fisioterapia sobre o estresse. Método: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 11 docentes de fisioterapia, que responderam a uma entrevista semiestruturada que abordou questões referentes a percepção dos docentes sobre o estresse. Os dados foram analisados sob a perspectiva de Bardin. Todos os informantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Resultados: Após transcrição das entrevistas e análise rigorosa dos dados, tornou-se possível identificar e definir as categorias do presente estudo, sendo estas: 1.O estresse na rotina de trabalho dos docentes ; 2. O significado do estresse para os docentes. Considerações finais: Após a análise das entrevistas constatou-se que o estresse possui um significado muito amplo. Este significado é elaborado pelos indivíduos de acordo com a relação que os mesmos possuem com o estimulo. Alguns entrevistados compreendem o estresse como algo benéfico, outros como algo maléfico, porém a maior parte dos entrevistados entende que o estresse é necessário para o crescimento, desenvolvimento e evolução dos seres humanos
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Este significado é elaborado pelos indivíduos de acordo com a relação que os mesmos possuem com o estimulo. Alguns entrevistados compreendem o estresse como algo benéfico, outros como algo maléfico, porém a maior parte dos entrevistados entende que o estresse é necessário para o crescimento, desenvolvimento e evolução dos seres humanosTo know the perception of physiotherapy teachers about stress. Method: Descriptive study, qualitative approach. Eleven teachers of physical therapy participated in the study, who answered a semi-structured interview that addressed questions regarding teachers' perception of stress. The data were analyzed from the perspective of Bardin. All informants signed the Free and Informed Consent Term (TCLE). Results: After transcription of the interviews and rigorous analysis of the data, it became possible to identify and define the categories of the present study, being these: 1. Stress in teachers' work routine; 2.The meaning of stress for teachers. Final considerations: After analyzing the interviews it was verified that the stress has a very broad meaning. This meaning is elaborated by the individuals according to the relation that they have with the stimulus. Some respondents understand stress as beneficial, others as evil, but most respondents believe that stress is necessary for the growth, development, and evolution of human beingsSubmitted by Silvia Lima (silvia.lima@ucsal.br) on 2019-11-21T18:31:06Z No. of bitstreams: 1 TCCBRUNASILVA.pdf: 443983 bytes, checksum: c5aa3ac695c625fc592a26d02aebb850 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-21T18:31:06Z (GMT). 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