Palco político e o espetáculo eleitoral – uma análise da imagem pública dos atores políticos que participaram dos debates de segundo turno das eleições presidenciais de 2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Leonardo de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/13094
Resumo: Diante de contextos eleitorais cada vez mais disputados, torna-se relevante e necessário discutir o tema imagem pública e política. Neste sentido, o presente estudo aborda as estratégias utilizadas para a construção da imagem pública de atores políticos em pleitos eleitorais. O objetivo geral da pesquisa é analisar a construção da imagem pública de atores políticos e avaliar os elementos mais utilizados pelos políticos em períodos de disputa eleitoral. A metodologia incluiu a análise de conteúdo, onde foram identificadas categorias de análise para avaliação das estratégias eleitorais utilizadas pelos candidatos Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, nos debates de segundo turno das eleições para presidente do Brasil, em 2022. Os resultados apontaram que a imagem pública, moldada por estratégias de comunicação e marketing político, desempenha um papel crucial no sucesso dos candidatos. O estudo também evidenciou a importância das Relações Públicas na política, indicando boas possibilidades de atuação nesta área. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_0987c4d59e68675e693908a6f6314ac1
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/13094
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Paula, Leonardo deSpada, AnaizeHoffmann, Jacob RaulAlbé, Jussania de Fátima2024-02-26T16:08:21Z2024-02-26T16:08:21Z2023-12-052023-11-30https://repositorio.ucs.br/11338/13094Diante de contextos eleitorais cada vez mais disputados, torna-se relevante e necessário discutir o tema imagem pública e política. Neste sentido, o presente estudo aborda as estratégias utilizadas para a construção da imagem pública de atores políticos em pleitos eleitorais. O objetivo geral da pesquisa é analisar a construção da imagem pública de atores políticos e avaliar os elementos mais utilizados pelos políticos em períodos de disputa eleitoral. A metodologia incluiu a análise de conteúdo, onde foram identificadas categorias de análise para avaliação das estratégias eleitorais utilizadas pelos candidatos Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, nos debates de segundo turno das eleições para presidente do Brasil, em 2022. Os resultados apontaram que a imagem pública, moldada por estratégias de comunicação e marketing político, desempenha um papel crucial no sucesso dos candidatos. O estudo também evidenciou a importância das Relações Públicas na política, indicando boas possibilidades de atuação nesta área. [resumo fornecido pelo autor]In increasingly competitive electoral contexts, it becomes relevant and necessary to discuss the theme of public image and politics. In this sense, the present study addresses the strategies used for the construction of the public image of political actors in electoral contests. The general objective of the research is to analyze the construction of the public image of political actors and evaluate the elements most used by politicians in periods of electoral dispute. The methodology included content analysis, where categories for the evaluation of the electoral strategies used by candidates Jair Bolsonaro and Luiz Inácio Lula da Silva were identified, in the second-round debates of the elections for president of Brazil in 2022. The results pointed out that the public image, shaped by communication and political marketing strategies, plays a crucial role in the success of candidates. The study also highlighted the importance of Public Relations in politics, indicating good possibilities for action in this area. [resumo fornecido pelo autor]engporMarketing políticoComunicação de massa e opinião públicaCandidatos políticosDiscursos de campanhas eleitoraisPalco político e o espetáculo eleitoral – uma análise da imagem pública dos atores políticos que participaram dos debates de segundo turno das eleições presidenciais de 2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Relações PúblicasCampus Universitário de Caxias do Sul2023-12-04ORIGINALTCC Leonardo de Paula.pdfTCC Leonardo de Paula.pdfapplication/pdf3389088https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13094/1/TCC%20Leonardo%20de%20Paula.pdf79c1e03cf394dc0a0f1af46cf24e31edMD51TEXTTCC Leonardo de Paula.pdf.txtTCC Leonardo de Paula.pdf.txtExtracted texttext/plain227662https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13094/2/TCC%20Leonardo%20de%20Paula.pdf.txt4011bb5a9fdab55e9928af7d61e60844MD52THUMBNAILTCC Leonardo de Paula.pdf.jpgTCC Leonardo de Paula.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13094/3/TCC%20Leonardo%20de%20Paula.pdf.jpg4051f1e7034174ba7dfcdf69278f5571MD5311338/130942024-02-27 07:04:56.978oai:repositorio.ucs.br:11338/13094Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-02-27T07:04:56Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Palco político e o espetáculo eleitoral – uma análise da imagem pública dos atores políticos que participaram dos debates de segundo turno das eleições presidenciais de 2022
title Palco político e o espetáculo eleitoral – uma análise da imagem pública dos atores políticos que participaram dos debates de segundo turno das eleições presidenciais de 2022
spellingShingle Palco político e o espetáculo eleitoral – uma análise da imagem pública dos atores políticos que participaram dos debates de segundo turno das eleições presidenciais de 2022
Paula, Leonardo de
Marketing político
Comunicação de massa e opinião pública
Candidatos políticos
Discursos de campanhas eleitorais
title_short Palco político e o espetáculo eleitoral – uma análise da imagem pública dos atores políticos que participaram dos debates de segundo turno das eleições presidenciais de 2022
title_full Palco político e o espetáculo eleitoral – uma análise da imagem pública dos atores políticos que participaram dos debates de segundo turno das eleições presidenciais de 2022
title_fullStr Palco político e o espetáculo eleitoral – uma análise da imagem pública dos atores políticos que participaram dos debates de segundo turno das eleições presidenciais de 2022
title_full_unstemmed Palco político e o espetáculo eleitoral – uma análise da imagem pública dos atores políticos que participaram dos debates de segundo turno das eleições presidenciais de 2022
title_sort Palco político e o espetáculo eleitoral – uma análise da imagem pública dos atores políticos que participaram dos debates de segundo turno das eleições presidenciais de 2022
author Paula, Leonardo de
author_facet Paula, Leonardo de
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Spada, Anaize
Hoffmann, Jacob Raul
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Leonardo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albé, Jussania de Fátima
contributor_str_mv Albé, Jussania de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing político
Comunicação de massa e opinião pública
Candidatos políticos
Discursos de campanhas eleitorais
topic Marketing político
Comunicação de massa e opinião pública
Candidatos políticos
Discursos de campanhas eleitorais
description Diante de contextos eleitorais cada vez mais disputados, torna-se relevante e necessário discutir o tema imagem pública e política. Neste sentido, o presente estudo aborda as estratégias utilizadas para a construção da imagem pública de atores políticos em pleitos eleitorais. O objetivo geral da pesquisa é analisar a construção da imagem pública de atores políticos e avaliar os elementos mais utilizados pelos políticos em períodos de disputa eleitoral. A metodologia incluiu a análise de conteúdo, onde foram identificadas categorias de análise para avaliação das estratégias eleitorais utilizadas pelos candidatos Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, nos debates de segundo turno das eleições para presidente do Brasil, em 2022. Os resultados apontaram que a imagem pública, moldada por estratégias de comunicação e marketing político, desempenha um papel crucial no sucesso dos candidatos. O estudo também evidenciou a importância das Relações Públicas na política, indicando boas possibilidades de atuação nesta área. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-11-30
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-26T16:08:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-26T16:08:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/13094
url https://repositorio.ucs.br/11338/13094
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13094/1/TCC%20Leonardo%20de%20Paula.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13094/2/TCC%20Leonardo%20de%20Paula.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13094/3/TCC%20Leonardo%20de%20Paula.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 79c1e03cf394dc0a0f1af46cf24e31ed
4011bb5a9fdab55e9928af7d61e60844
4051f1e7034174ba7dfcdf69278f5571
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308890728726528