Palco político e o espetáculo eleitoral – uma análise da imagem pública dos atores políticos que participaram dos debates de segundo turno das eleições presidenciais de 2022
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/13094 |
Resumo: | Diante de contextos eleitorais cada vez mais disputados, torna-se relevante e necessário discutir o tema imagem pública e política. Neste sentido, o presente estudo aborda as estratégias utilizadas para a construção da imagem pública de atores políticos em pleitos eleitorais. O objetivo geral da pesquisa é analisar a construção da imagem pública de atores políticos e avaliar os elementos mais utilizados pelos políticos em períodos de disputa eleitoral. A metodologia incluiu a análise de conteúdo, onde foram identificadas categorias de análise para avaliação das estratégias eleitorais utilizadas pelos candidatos Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, nos debates de segundo turno das eleições para presidente do Brasil, em 2022. Os resultados apontaram que a imagem pública, moldada por estratégias de comunicação e marketing político, desempenha um papel crucial no sucesso dos candidatos. O estudo também evidenciou a importância das Relações Públicas na política, indicando boas possibilidades de atuação nesta área. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_0987c4d59e68675e693908a6f6314ac1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/13094 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Paula, Leonardo deSpada, AnaizeHoffmann, Jacob RaulAlbé, Jussania de Fátima2024-02-26T16:08:21Z2024-02-26T16:08:21Z2023-12-052023-11-30https://repositorio.ucs.br/11338/13094Diante de contextos eleitorais cada vez mais disputados, torna-se relevante e necessário discutir o tema imagem pública e política. Neste sentido, o presente estudo aborda as estratégias utilizadas para a construção da imagem pública de atores políticos em pleitos eleitorais. O objetivo geral da pesquisa é analisar a construção da imagem pública de atores políticos e avaliar os elementos mais utilizados pelos políticos em períodos de disputa eleitoral. A metodologia incluiu a análise de conteúdo, onde foram identificadas categorias de análise para avaliação das estratégias eleitorais utilizadas pelos candidatos Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, nos debates de segundo turno das eleições para presidente do Brasil, em 2022. Os resultados apontaram que a imagem pública, moldada por estratégias de comunicação e marketing político, desempenha um papel crucial no sucesso dos candidatos. O estudo também evidenciou a importância das Relações Públicas na política, indicando boas possibilidades de atuação nesta área. [resumo fornecido pelo autor]In increasingly competitive electoral contexts, it becomes relevant and necessary to discuss the theme of public image and politics. In this sense, the present study addresses the strategies used for the construction of the public image of political actors in electoral contests. The general objective of the research is to analyze the construction of the public image of political actors and evaluate the elements most used by politicians in periods of electoral dispute. The methodology included content analysis, where categories for the evaluation of the electoral strategies used by candidates Jair Bolsonaro and Luiz Inácio Lula da Silva were identified, in the second-round debates of the elections for president of Brazil in 2022. The results pointed out that the public image, shaped by communication and political marketing strategies, plays a crucial role in the success of candidates. The study also highlighted the importance of Public Relations in politics, indicating good possibilities for action in this area. [resumo fornecido pelo autor]engporMarketing políticoComunicação de massa e opinião públicaCandidatos políticosDiscursos de campanhas eleitoraisPalco político e o espetáculo eleitoral – uma análise da imagem pública dos atores políticos que participaram dos debates de segundo turno das eleições presidenciais de 2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Relações PúblicasCampus Universitário de Caxias do Sul2023-12-04ORIGINALTCC Leonardo de Paula.pdfTCC Leonardo de Paula.pdfapplication/pdf3389088https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13094/1/TCC%20Leonardo%20de%20Paula.pdf79c1e03cf394dc0a0f1af46cf24e31edMD51TEXTTCC Leonardo de Paula.pdf.txtTCC Leonardo de Paula.pdf.txtExtracted texttext/plain227662https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13094/2/TCC%20Leonardo%20de%20Paula.pdf.txt4011bb5a9fdab55e9928af7d61e60844MD52THUMBNAILTCC Leonardo de Paula.pdf.jpgTCC Leonardo de Paula.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13094/3/TCC%20Leonardo%20de%20Paula.pdf.jpg4051f1e7034174ba7dfcdf69278f5571MD5311338/130942024-02-27 07:04:56.978oai:repositorio.ucs.br:11338/13094Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-02-27T07:04:56Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Palco político e o espetáculo eleitoral – uma análise da imagem pública dos atores políticos que participaram dos debates de segundo turno das eleições presidenciais de 2022 |
title |
Palco político e o espetáculo eleitoral – uma análise da imagem pública dos atores políticos que participaram dos debates de segundo turno das eleições presidenciais de 2022 |
spellingShingle |
Palco político e o espetáculo eleitoral – uma análise da imagem pública dos atores políticos que participaram dos debates de segundo turno das eleições presidenciais de 2022 Paula, Leonardo de Marketing político Comunicação de massa e opinião pública Candidatos políticos Discursos de campanhas eleitorais |
title_short |
Palco político e o espetáculo eleitoral – uma análise da imagem pública dos atores políticos que participaram dos debates de segundo turno das eleições presidenciais de 2022 |
title_full |
Palco político e o espetáculo eleitoral – uma análise da imagem pública dos atores políticos que participaram dos debates de segundo turno das eleições presidenciais de 2022 |
title_fullStr |
Palco político e o espetáculo eleitoral – uma análise da imagem pública dos atores políticos que participaram dos debates de segundo turno das eleições presidenciais de 2022 |
title_full_unstemmed |
Palco político e o espetáculo eleitoral – uma análise da imagem pública dos atores políticos que participaram dos debates de segundo turno das eleições presidenciais de 2022 |
title_sort |
Palco político e o espetáculo eleitoral – uma análise da imagem pública dos atores políticos que participaram dos debates de segundo turno das eleições presidenciais de 2022 |
author |
Paula, Leonardo de |
author_facet |
Paula, Leonardo de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Spada, Anaize Hoffmann, Jacob Raul |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Leonardo de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albé, Jussania de Fátima |
contributor_str_mv |
Albé, Jussania de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing político Comunicação de massa e opinião pública Candidatos políticos Discursos de campanhas eleitorais |
topic |
Marketing político Comunicação de massa e opinião pública Candidatos políticos Discursos de campanhas eleitorais |
description |
Diante de contextos eleitorais cada vez mais disputados, torna-se relevante e necessário discutir o tema imagem pública e política. Neste sentido, o presente estudo aborda as estratégias utilizadas para a construção da imagem pública de atores políticos em pleitos eleitorais. O objetivo geral da pesquisa é analisar a construção da imagem pública de atores políticos e avaliar os elementos mais utilizados pelos políticos em períodos de disputa eleitoral. A metodologia incluiu a análise de conteúdo, onde foram identificadas categorias de análise para avaliação das estratégias eleitorais utilizadas pelos candidatos Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, nos debates de segundo turno das eleições para presidente do Brasil, em 2022. Os resultados apontaram que a imagem pública, moldada por estratégias de comunicação e marketing político, desempenha um papel crucial no sucesso dos candidatos. O estudo também evidenciou a importância das Relações Públicas na política, indicando boas possibilidades de atuação nesta área. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2023 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2023-11-30 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-26T16:08:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-26T16:08:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/13094 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/13094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13094/1/TCC%20Leonardo%20de%20Paula.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13094/2/TCC%20Leonardo%20de%20Paula.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13094/3/TCC%20Leonardo%20de%20Paula.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
79c1e03cf394dc0a0f1af46cf24e31ed 4011bb5a9fdab55e9928af7d61e60844 4051f1e7034174ba7dfcdf69278f5571 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308890728726528 |