As práticas de si e o cuidado de si no fazer do profissional de saúde : uma leitura a partir de Michel Foucault
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/858 |
Resumo: | O presente estudo objetiva analisar a relação entre práticas discursivas e subjetivação de professores, a partir do Projeto Piloto + Alfabetização, da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. O estudo utiliza as categoriO presente estudo refere-se à noção de práticas de si e cuidado de si na análise desenvolvida por Michel Foucault (1926-1984), considerada desde suas origens no pensamento grego romano clássico à atualidade, em relação ao pensamento teórico e prático do profissional de saúde, enquanto sujeito que cuida do outro, no campo da saúde. Neste trabalho se usa ao mundo do Enfermeiro o conceito de práticas de si e cuidado de si. Esta noção trabalhada por Foucault é trazida como sendo a maneira do sujeito constituir-se em sua subjetividade, em uma relação consigo mesmo, conhecendo a si mesmo, relacionando-se consigo mesmo, onde o cuidado de si se apresenta como uma alternativa que possibilita ao sujeito se constituir em um sujeito ético, moral e livre. Dentre os objetivos, esse estudo procura explicitar as principais ideias que cercam o conceito de práticas de si e cuidado de si que emergem da análise de Foucault e pontuar alguns aspectos sobre a concepção de sujeito trazida por ele e que se alcança nas discussões do cuidado de si. A metodologia de investigação para a elaboração deste estudo é bibliográfica e utiliza o procedimento expositivo, tendo como aporte teórico fundamental as investigações de Foucault para a identificação e elaboração do conceito de práticas de si e cuidado de si, e de fontes relevantes no que tange ao campo da saúde. Esse trabalho divide-se em cinco capítulos. Em seguida a uma apresentação introdutória, no segundo capítulo se pretende explicitar as principais ideias que cercam a noção de práticas de si e cuidado de si. Assim, em um delineamento geral, apresenta-se sobre as contribuições de Foucault que anunciam a noção de práticas de si e cuidado de si, em uma retomada histórica. Para tal, se toma como ponto de partida A hermenêutica do sujeito e destacam-se os momentos do cuidado de si, considerados como socrático – platônico, helenístico e ascético – cristão. No terceiro capítulo, se faz uma aproximação à concepção de sujeito trazida por Foucault e o espaço das subjetividades nos processos de subjetivação de si por si mesmo. Nessa aproximação, se utiliza alguns elementos sobre a constituição do sujeito por si mesmo e que se alcança na discussão do cuidado de si. Ao encontro daquele sujeito que cuida do outro, o profissional Enfermeiro, se remete a referenciais que envolvem a construção discursiva de seu saber – fazer e a categoria “cuidado em saúde”, material que se apresenta no quinto capítulo. Sem esgotar o tema, em uma última abordagem, o último capítulo tece considerações sobre uma questão subjacente: - como vimos dirigindo o nosso olhar para a nossa vida, permitindo-nos aplicar as práticas de si, incluindo o exercício do pensar, na condução de uma vida plena? |
id |
UCS_0c27f8ebe3e6d6ae3fb8faa68527ddca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/858 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lucena, Maria Angélica Gazzana deSangalli, Idalgo JoséWeber, ThadeuPaviani, Jayme2015-02-05T15:25:08Z2015-02-05T15:25:08Z2015-02-052014-08-07https://repositorio.ucs.br/handle/11338/858O presente estudo objetiva analisar a relação entre práticas discursivas e subjetivação de professores, a partir do Projeto Piloto + Alfabetização, da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. O estudo utiliza as categoriO presente estudo refere-se à noção de práticas de si e cuidado de si na análise desenvolvida por Michel Foucault (1926-1984), considerada desde suas origens no pensamento grego romano clássico à atualidade, em relação ao pensamento teórico e prático do profissional de saúde, enquanto sujeito que cuida do outro, no campo da saúde. Neste trabalho se usa ao mundo do Enfermeiro o conceito de práticas de si e cuidado de si. Esta noção trabalhada por Foucault é trazida como sendo a maneira do sujeito constituir-se em sua subjetividade, em uma relação consigo mesmo, conhecendo a si mesmo, relacionando-se consigo mesmo, onde o cuidado de si se apresenta como uma alternativa que possibilita ao sujeito se constituir em um sujeito ético, moral e livre. Dentre os objetivos, esse estudo procura explicitar as principais ideias que cercam o conceito de práticas de si e cuidado de si que emergem da análise de Foucault e pontuar alguns aspectos sobre a concepção de sujeito trazida por ele e que se alcança nas discussões do cuidado de si. A metodologia de investigação para a elaboração deste estudo é bibliográfica e utiliza o procedimento expositivo, tendo como aporte teórico fundamental as investigações de Foucault para a identificação e elaboração do conceito de práticas de si e cuidado de si, e de fontes relevantes no que tange ao campo da saúde. Esse trabalho divide-se em cinco capítulos. Em seguida a uma apresentação introdutória, no segundo capítulo se pretende explicitar as principais ideias que cercam a noção de práticas de si e cuidado de si. Assim, em um delineamento geral, apresenta-se sobre as contribuições de Foucault que anunciam a noção de práticas de si e cuidado de si, em uma retomada histórica. Para tal, se toma como ponto de partida A hermenêutica do sujeito e destacam-se os momentos do cuidado de si, considerados como socrático – platônico, helenístico e ascético – cristão. No terceiro capítulo, se faz uma aproximação à concepção de sujeito trazida por Foucault e o espaço das subjetividades nos processos de subjetivação de si por si mesmo. Nessa aproximação, se utiliza alguns elementos sobre a constituição do sujeito por si mesmo e que se alcança na discussão do cuidado de si. Ao encontro daquele sujeito que cuida do outro, o profissional Enfermeiro, se remete a referenciais que envolvem a construção discursiva de seu saber – fazer e a categoria “cuidado em saúde”, material que se apresenta no quinto capítulo. Sem esgotar o tema, em uma última abordagem, o último capítulo tece considerações sobre uma questão subjacente: - como vimos dirigindo o nosso olhar para a nossa vida, permitindo-nos aplicar as práticas de si, incluindo o exercício do pensar, na condução de uma vida plena?The present study refers to the practices' notion of the self-practices and self-care in the developed analysis by Michel Foucault (1926 - 1984), considered from its origins to today in classic Roman Greek thought, in relation to the theoretical and practical thinking about the professional health, as individuals who care for others in the health field. In this study, is used to the nurse's world the concept of self-practices and selfcare. This worked notion by Foucault is brought as a way to establish the subject in its subjectivity, in a relationship with himself, knowing himself, relating to himself, where self-care is presented as an alternative that allows the subject to constitute an ethical, moral and free subject. Among the objectives, this study seeks to explain the main ideas that are surrounding the concept of self-practices and self-care that emerge from Foucault´s analysis and score some points about the concept of subject brought by him and that is achieved in discussions of self-care. The research methodology for the preparation of this study is literature and uses the expository procedure as a fundamental theoretical contribution of Foucault's investigations for the identification and elaboration of the concept of self practices and self care, and relevant secondary sources, in an approach to the health field. This work is divided into four chapters. Following a introductory presentation, the second chapter is intended to explain the main ideas surrounding the notion of self-practices and selfcare. Thus, in a general outline, is presented on the Foucault contributions that announce the notion of self practices and self care in a resumed historical. To this, taking as a starting point The hermeneutics of the subject and highlight the moments of self care, considered as Socratic - Platonic, Hellenistic and Ascetic - Christian. In the third chapter, we present an approach to the subject conception brought by Foucault and the space of subjectivity in the process of itself subjectivity by itself. In this approach, it addresses the constitution of the subject itself in general and which attains the discussion of self-care. To the meeting that guy who takes care of the other, the professional nurse, reference is made to the database on health with referentials that involve the discursive construction of his know-how and the category "health care", material that is presented in the fourth chapter. Without running out of the topic in a final approach, this study reflects on an underlying question: - as we have seen directing our view to our lives, allowing us to apply the self-practices, including the exercise of think, in conducting a fulfilled life?Foucault, Michel, 1926-1984Enfermeiros - FilosofiaSujeito (Filosofia)EnfermagemNurses - PhilosophySubject (Philosophy)NursingAs práticas de si e o cuidado de si no fazer do profissional de saúde : uma leitura a partir de Michel Foucaultinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/4413660128669053LUCENA, M. A. G.Programa de Pós-Graduação em FilosofiaTEXTDissertacao Maria Angelica Gazzana de Lucena.pdf.txtDissertacao Maria Angelica Gazzana de Lucena.pdf.txtExtracted texttext/plain266998https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/858/3/Dissertacao%20Maria%20Angelica%20Gazzana%20de%20Lucena.pdf.txte48ea84f632811ad22c61e68a6bc03e5MD53THUMBNAILDissertacao Maria Angelica Gazzana de Lucena.pdf.jpgDissertacao Maria Angelica Gazzana de Lucena.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/858/4/Dissertacao%20Maria%20Angelica%20Gazzana%20de%20Lucena.pdf.jpge45c20a1d19663aa2c46736d4ae5877bMD54ORIGINALDissertacao Maria Angelica Gazzana de Lucena.pdfDissertacao Maria Angelica Gazzana de Lucena.pdfapplication/pdf991351https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/858/1/Dissertacao%20Maria%20Angelica%20Gazzana%20de%20Lucena.pdf5a0ba415fc5d46611e0d86934cb6c300MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/858/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/8582018-08-17 06:13:56.277oai:repositorio.ucs.br:11338/858IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:13:56Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As práticas de si e o cuidado de si no fazer do profissional de saúde : uma leitura a partir de Michel Foucault |
title |
As práticas de si e o cuidado de si no fazer do profissional de saúde : uma leitura a partir de Michel Foucault |
spellingShingle |
As práticas de si e o cuidado de si no fazer do profissional de saúde : uma leitura a partir de Michel Foucault Lucena, Maria Angélica Gazzana de Foucault, Michel, 1926-1984 Enfermeiros - Filosofia Sujeito (Filosofia) Enfermagem Nurses - Philosophy Subject (Philosophy) Nursing |
title_short |
As práticas de si e o cuidado de si no fazer do profissional de saúde : uma leitura a partir de Michel Foucault |
title_full |
As práticas de si e o cuidado de si no fazer do profissional de saúde : uma leitura a partir de Michel Foucault |
title_fullStr |
As práticas de si e o cuidado de si no fazer do profissional de saúde : uma leitura a partir de Michel Foucault |
title_full_unstemmed |
As práticas de si e o cuidado de si no fazer do profissional de saúde : uma leitura a partir de Michel Foucault |
title_sort |
As práticas de si e o cuidado de si no fazer do profissional de saúde : uma leitura a partir de Michel Foucault |
author |
Lucena, Maria Angélica Gazzana de |
author_facet |
Lucena, Maria Angélica Gazzana de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Sangalli, Idalgo José Weber, Thadeu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucena, Maria Angélica Gazzana de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paviani, Jayme |
contributor_str_mv |
Paviani, Jayme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Foucault, Michel, 1926-1984 Enfermeiros - Filosofia Sujeito (Filosofia) Enfermagem |
topic |
Foucault, Michel, 1926-1984 Enfermeiros - Filosofia Sujeito (Filosofia) Enfermagem Nurses - Philosophy Subject (Philosophy) Nursing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Nurses - Philosophy Subject (Philosophy) Nursing |
description |
O presente estudo objetiva analisar a relação entre práticas discursivas e subjetivação de professores, a partir do Projeto Piloto + Alfabetização, da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. O estudo utiliza as categoriO presente estudo refere-se à noção de práticas de si e cuidado de si na análise desenvolvida por Michel Foucault (1926-1984), considerada desde suas origens no pensamento grego romano clássico à atualidade, em relação ao pensamento teórico e prático do profissional de saúde, enquanto sujeito que cuida do outro, no campo da saúde. Neste trabalho se usa ao mundo do Enfermeiro o conceito de práticas de si e cuidado de si. Esta noção trabalhada por Foucault é trazida como sendo a maneira do sujeito constituir-se em sua subjetividade, em uma relação consigo mesmo, conhecendo a si mesmo, relacionando-se consigo mesmo, onde o cuidado de si se apresenta como uma alternativa que possibilita ao sujeito se constituir em um sujeito ético, moral e livre. Dentre os objetivos, esse estudo procura explicitar as principais ideias que cercam o conceito de práticas de si e cuidado de si que emergem da análise de Foucault e pontuar alguns aspectos sobre a concepção de sujeito trazida por ele e que se alcança nas discussões do cuidado de si. A metodologia de investigação para a elaboração deste estudo é bibliográfica e utiliza o procedimento expositivo, tendo como aporte teórico fundamental as investigações de Foucault para a identificação e elaboração do conceito de práticas de si e cuidado de si, e de fontes relevantes no que tange ao campo da saúde. Esse trabalho divide-se em cinco capítulos. Em seguida a uma apresentação introdutória, no segundo capítulo se pretende explicitar as principais ideias que cercam a noção de práticas de si e cuidado de si. Assim, em um delineamento geral, apresenta-se sobre as contribuições de Foucault que anunciam a noção de práticas de si e cuidado de si, em uma retomada histórica. Para tal, se toma como ponto de partida A hermenêutica do sujeito e destacam-se os momentos do cuidado de si, considerados como socrático – platônico, helenístico e ascético – cristão. No terceiro capítulo, se faz uma aproximação à concepção de sujeito trazida por Foucault e o espaço das subjetividades nos processos de subjetivação de si por si mesmo. Nessa aproximação, se utiliza alguns elementos sobre a constituição do sujeito por si mesmo e que se alcança na discussão do cuidado de si. Ao encontro daquele sujeito que cuida do outro, o profissional Enfermeiro, se remete a referenciais que envolvem a construção discursiva de seu saber – fazer e a categoria “cuidado em saúde”, material que se apresenta no quinto capítulo. Sem esgotar o tema, em uma última abordagem, o último capítulo tece considerações sobre uma questão subjacente: - como vimos dirigindo o nosso olhar para a nossa vida, permitindo-nos aplicar as práticas de si, incluindo o exercício do pensar, na condução de uma vida plena? |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-08-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-05T15:25:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-02-05T15:25:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/858 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/858/3/Dissertacao%20Maria%20Angelica%20Gazzana%20de%20Lucena.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/858/4/Dissertacao%20Maria%20Angelica%20Gazzana%20de%20Lucena.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/858/1/Dissertacao%20Maria%20Angelica%20Gazzana%20de%20Lucena.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/858/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e48ea84f632811ad22c61e68a6bc03e5 e45c20a1d19663aa2c46736d4ae5877b 5a0ba415fc5d46611e0d86934cb6c300 deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308869899812864 |