As práticas de si e o cuidado de si no fazer do profissional de saúde : uma leitura a partir de Michel Foucault

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Maria Angélica Gazzana de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/858
Resumo: O presente estudo objetiva analisar a relação entre práticas discursivas e subjetivação de professores, a partir do Projeto Piloto + Alfabetização, da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. O estudo utiliza as categoriO presente estudo refere-se à noção de práticas de si e cuidado de si na análise desenvolvida por Michel Foucault (1926-1984), considerada desde suas origens no pensamento grego romano clássico à atualidade, em relação ao pensamento teórico e prático do profissional de saúde, enquanto sujeito que cuida do outro, no campo da saúde. Neste trabalho se usa ao mundo do Enfermeiro o conceito de práticas de si e cuidado de si. Esta noção trabalhada por Foucault é trazida como sendo a maneira do sujeito constituir-se em sua subjetividade, em uma relação consigo mesmo, conhecendo a si mesmo, relacionando-se consigo mesmo, onde o cuidado de si se apresenta como uma alternativa que possibilita ao sujeito se constituir em um sujeito ético, moral e livre. Dentre os objetivos, esse estudo procura explicitar as principais ideias que cercam o conceito de práticas de si e cuidado de si que emergem da análise de Foucault e pontuar alguns aspectos sobre a concepção de sujeito trazida por ele e que se alcança nas discussões do cuidado de si. A metodologia de investigação para a elaboração deste estudo é bibliográfica e utiliza o procedimento expositivo, tendo como aporte teórico fundamental as investigações de Foucault para a identificação e elaboração do conceito de práticas de si e cuidado de si, e de fontes relevantes no que tange ao campo da saúde. Esse trabalho divide-se em cinco capítulos. Em seguida a uma apresentação introdutória, no segundo capítulo se pretende explicitar as principais ideias que cercam a noção de práticas de si e cuidado de si. Assim, em um delineamento geral, apresenta-se sobre as contribuições de Foucault que anunciam a noção de práticas de si e cuidado de si, em uma retomada histórica. Para tal, se toma como ponto de partida A hermenêutica do sujeito e destacam-se os momentos do cuidado de si, considerados como socrático – platônico, helenístico e ascético – cristão. No terceiro capítulo, se faz uma aproximação à concepção de sujeito trazida por Foucault e o espaço das subjetividades nos processos de subjetivação de si por si mesmo. Nessa aproximação, se utiliza alguns elementos sobre a constituição do sujeito por si mesmo e que se alcança na discussão do cuidado de si. Ao encontro daquele sujeito que cuida do outro, o profissional Enfermeiro, se remete a referenciais que envolvem a construção discursiva de seu saber – fazer e a categoria “cuidado em saúde”, material que se apresenta no quinto capítulo. Sem esgotar o tema, em uma última abordagem, o último capítulo tece considerações sobre uma questão subjacente: - como vimos dirigindo o nosso olhar para a nossa vida, permitindo-nos aplicar as práticas de si, incluindo o exercício do pensar, na condução de uma vida plena?
id UCS_0c27f8ebe3e6d6ae3fb8faa68527ddca
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/858
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Lucena, Maria Angélica Gazzana deSangalli, Idalgo JoséWeber, ThadeuPaviani, Jayme2015-02-05T15:25:08Z2015-02-05T15:25:08Z2015-02-052014-08-07https://repositorio.ucs.br/handle/11338/858O presente estudo objetiva analisar a relação entre práticas discursivas e subjetivação de professores, a partir do Projeto Piloto + Alfabetização, da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. O estudo utiliza as categoriO presente estudo refere-se à noção de práticas de si e cuidado de si na análise desenvolvida por Michel Foucault (1926-1984), considerada desde suas origens no pensamento grego romano clássico à atualidade, em relação ao pensamento teórico e prático do profissional de saúde, enquanto sujeito que cuida do outro, no campo da saúde. Neste trabalho se usa ao mundo do Enfermeiro o conceito de práticas de si e cuidado de si. Esta noção trabalhada por Foucault é trazida como sendo a maneira do sujeito constituir-se em sua subjetividade, em uma relação consigo mesmo, conhecendo a si mesmo, relacionando-se consigo mesmo, onde o cuidado de si se apresenta como uma alternativa que possibilita ao sujeito se constituir em um sujeito ético, moral e livre. Dentre os objetivos, esse estudo procura explicitar as principais ideias que cercam o conceito de práticas de si e cuidado de si que emergem da análise de Foucault e pontuar alguns aspectos sobre a concepção de sujeito trazida por ele e que se alcança nas discussões do cuidado de si. A metodologia de investigação para a elaboração deste estudo é bibliográfica e utiliza o procedimento expositivo, tendo como aporte teórico fundamental as investigações de Foucault para a identificação e elaboração do conceito de práticas de si e cuidado de si, e de fontes relevantes no que tange ao campo da saúde. Esse trabalho divide-se em cinco capítulos. Em seguida a uma apresentação introdutória, no segundo capítulo se pretende explicitar as principais ideias que cercam a noção de práticas de si e cuidado de si. Assim, em um delineamento geral, apresenta-se sobre as contribuições de Foucault que anunciam a noção de práticas de si e cuidado de si, em uma retomada histórica. Para tal, se toma como ponto de partida A hermenêutica do sujeito e destacam-se os momentos do cuidado de si, considerados como socrático – platônico, helenístico e ascético – cristão. No terceiro capítulo, se faz uma aproximação à concepção de sujeito trazida por Foucault e o espaço das subjetividades nos processos de subjetivação de si por si mesmo. Nessa aproximação, se utiliza alguns elementos sobre a constituição do sujeito por si mesmo e que se alcança na discussão do cuidado de si. Ao encontro daquele sujeito que cuida do outro, o profissional Enfermeiro, se remete a referenciais que envolvem a construção discursiva de seu saber – fazer e a categoria “cuidado em saúde”, material que se apresenta no quinto capítulo. Sem esgotar o tema, em uma última abordagem, o último capítulo tece considerações sobre uma questão subjacente: - como vimos dirigindo o nosso olhar para a nossa vida, permitindo-nos aplicar as práticas de si, incluindo o exercício do pensar, na condução de uma vida plena?The present study refers to the practices' notion of the self-practices and self-care in the developed analysis by Michel Foucault (1926 - 1984), considered from its origins to today in classic Roman Greek thought, in relation to the theoretical and practical thinking about the professional health, as individuals who care for others in the health field. In this study, is used to the nurse's world the concept of self-practices and selfcare. This worked notion by Foucault is brought as a way to establish the subject in its subjectivity, in a relationship with himself, knowing himself, relating to himself, where self-care is presented as an alternative that allows the subject to constitute an ethical, moral and free subject. Among the objectives, this study seeks to explain the main ideas that are surrounding the concept of self-practices and self-care that emerge from Foucault´s analysis and score some points about the concept of subject brought by him and that is achieved in discussions of self-care. The research methodology for the preparation of this study is literature and uses the expository procedure as a fundamental theoretical contribution of Foucault's investigations for the identification and elaboration of the concept of self practices and self care, and relevant secondary sources, in an approach to the health field. This work is divided into four chapters. Following a introductory presentation, the second chapter is intended to explain the main ideas surrounding the notion of self-practices and selfcare. Thus, in a general outline, is presented on the Foucault contributions that announce the notion of self practices and self care in a resumed historical. To this, taking as a starting point The hermeneutics of the subject and highlight the moments of self care, considered as Socratic - Platonic, Hellenistic and Ascetic - Christian. In the third chapter, we present an approach to the subject conception brought by Foucault and the space of subjectivity in the process of itself subjectivity by itself. In this approach, it addresses the constitution of the subject itself in general and which attains the discussion of self-care. To the meeting that guy who takes care of the other, the professional nurse, reference is made to the database on health with referentials that involve the discursive construction of his know-how and the category "health care", material that is presented in the fourth chapter. Without running out of the topic in a final approach, this study reflects on an underlying question: - as we have seen directing our view to our lives, allowing us to apply the self-practices, including the exercise of think, in conducting a fulfilled life?Foucault, Michel, 1926-1984Enfermeiros - FilosofiaSujeito (Filosofia)EnfermagemNurses - PhilosophySubject (Philosophy)NursingAs práticas de si e o cuidado de si no fazer do profissional de saúde : uma leitura a partir de Michel Foucaultinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/4413660128669053LUCENA, M. A. G.Programa de Pós-Graduação em FilosofiaTEXTDissertacao Maria Angelica Gazzana de Lucena.pdf.txtDissertacao Maria Angelica Gazzana de Lucena.pdf.txtExtracted texttext/plain266998https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/858/3/Dissertacao%20Maria%20Angelica%20Gazzana%20de%20Lucena.pdf.txte48ea84f632811ad22c61e68a6bc03e5MD53THUMBNAILDissertacao Maria Angelica Gazzana de Lucena.pdf.jpgDissertacao Maria Angelica Gazzana de Lucena.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/858/4/Dissertacao%20Maria%20Angelica%20Gazzana%20de%20Lucena.pdf.jpge45c20a1d19663aa2c46736d4ae5877bMD54ORIGINALDissertacao Maria Angelica Gazzana de Lucena.pdfDissertacao Maria Angelica Gazzana de Lucena.pdfapplication/pdf991351https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/858/1/Dissertacao%20Maria%20Angelica%20Gazzana%20de%20Lucena.pdf5a0ba415fc5d46611e0d86934cb6c300MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/858/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/8582018-08-17 06:13:56.277oai:repositorio.ucs.br:11338/858IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:13:56Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As práticas de si e o cuidado de si no fazer do profissional de saúde : uma leitura a partir de Michel Foucault
title As práticas de si e o cuidado de si no fazer do profissional de saúde : uma leitura a partir de Michel Foucault
spellingShingle As práticas de si e o cuidado de si no fazer do profissional de saúde : uma leitura a partir de Michel Foucault
Lucena, Maria Angélica Gazzana de
Foucault, Michel, 1926-1984
Enfermeiros - Filosofia
Sujeito (Filosofia)
Enfermagem
Nurses - Philosophy
Subject (Philosophy)
Nursing
title_short As práticas de si e o cuidado de si no fazer do profissional de saúde : uma leitura a partir de Michel Foucault
title_full As práticas de si e o cuidado de si no fazer do profissional de saúde : uma leitura a partir de Michel Foucault
title_fullStr As práticas de si e o cuidado de si no fazer do profissional de saúde : uma leitura a partir de Michel Foucault
title_full_unstemmed As práticas de si e o cuidado de si no fazer do profissional de saúde : uma leitura a partir de Michel Foucault
title_sort As práticas de si e o cuidado de si no fazer do profissional de saúde : uma leitura a partir de Michel Foucault
author Lucena, Maria Angélica Gazzana de
author_facet Lucena, Maria Angélica Gazzana de
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Sangalli, Idalgo José
Weber, Thadeu
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena, Maria Angélica Gazzana de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paviani, Jayme
contributor_str_mv Paviani, Jayme
dc.subject.por.fl_str_mv Foucault, Michel, 1926-1984
Enfermeiros - Filosofia
Sujeito (Filosofia)
Enfermagem
topic Foucault, Michel, 1926-1984
Enfermeiros - Filosofia
Sujeito (Filosofia)
Enfermagem
Nurses - Philosophy
Subject (Philosophy)
Nursing
dc.subject.eng.fl_str_mv Nurses - Philosophy
Subject (Philosophy)
Nursing
description O presente estudo objetiva analisar a relação entre práticas discursivas e subjetivação de professores, a partir do Projeto Piloto + Alfabetização, da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. O estudo utiliza as categoriO presente estudo refere-se à noção de práticas de si e cuidado de si na análise desenvolvida por Michel Foucault (1926-1984), considerada desde suas origens no pensamento grego romano clássico à atualidade, em relação ao pensamento teórico e prático do profissional de saúde, enquanto sujeito que cuida do outro, no campo da saúde. Neste trabalho se usa ao mundo do Enfermeiro o conceito de práticas de si e cuidado de si. Esta noção trabalhada por Foucault é trazida como sendo a maneira do sujeito constituir-se em sua subjetividade, em uma relação consigo mesmo, conhecendo a si mesmo, relacionando-se consigo mesmo, onde o cuidado de si se apresenta como uma alternativa que possibilita ao sujeito se constituir em um sujeito ético, moral e livre. Dentre os objetivos, esse estudo procura explicitar as principais ideias que cercam o conceito de práticas de si e cuidado de si que emergem da análise de Foucault e pontuar alguns aspectos sobre a concepção de sujeito trazida por ele e que se alcança nas discussões do cuidado de si. A metodologia de investigação para a elaboração deste estudo é bibliográfica e utiliza o procedimento expositivo, tendo como aporte teórico fundamental as investigações de Foucault para a identificação e elaboração do conceito de práticas de si e cuidado de si, e de fontes relevantes no que tange ao campo da saúde. Esse trabalho divide-se em cinco capítulos. Em seguida a uma apresentação introdutória, no segundo capítulo se pretende explicitar as principais ideias que cercam a noção de práticas de si e cuidado de si. Assim, em um delineamento geral, apresenta-se sobre as contribuições de Foucault que anunciam a noção de práticas de si e cuidado de si, em uma retomada histórica. Para tal, se toma como ponto de partida A hermenêutica do sujeito e destacam-se os momentos do cuidado de si, considerados como socrático – platônico, helenístico e ascético – cristão. No terceiro capítulo, se faz uma aproximação à concepção de sujeito trazida por Foucault e o espaço das subjetividades nos processos de subjetivação de si por si mesmo. Nessa aproximação, se utiliza alguns elementos sobre a constituição do sujeito por si mesmo e que se alcança na discussão do cuidado de si. Ao encontro daquele sujeito que cuida do outro, o profissional Enfermeiro, se remete a referenciais que envolvem a construção discursiva de seu saber – fazer e a categoria “cuidado em saúde”, material que se apresenta no quinto capítulo. Sem esgotar o tema, em uma última abordagem, o último capítulo tece considerações sobre uma questão subjacente: - como vimos dirigindo o nosso olhar para a nossa vida, permitindo-nos aplicar as práticas de si, incluindo o exercício do pensar, na condução de uma vida plena?
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-08-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-05T15:25:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-02-05T15:25:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/858
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/858/3/Dissertacao%20Maria%20Angelica%20Gazzana%20de%20Lucena.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/858/4/Dissertacao%20Maria%20Angelica%20Gazzana%20de%20Lucena.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/858/1/Dissertacao%20Maria%20Angelica%20Gazzana%20de%20Lucena.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/858/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e48ea84f632811ad22c61e68a6bc03e5
e45c20a1d19663aa2c46736d4ae5877b
5a0ba415fc5d46611e0d86934cb6c300
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308869899812864