The reading practice in regular schools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Bruna
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6208
Resumo: A leitura feita em uma sala de aula de Língua Estrangeira em escolas públicas de ensino regular pode ser algo difícil de se trabalhar. Ocasionalmente, os professores tendem a se concentrar apenas na gramática ou em traduções de texto durante suas aulas, esquecendo-se de outras habilidades, como a leitura, no processo. Este estudo tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre os processos cognitivos que envolvem a leitura em uma Língua Estrangeira, sugerir algumas atividades que possam ser utilizadas em sala de aula e também estabelecer conexões entre a teoria e as atividades sugeridas, levando em consideração a leitura para provas específicas, como o ENEM ou vestibulares - testes feitos para a aceitação de alunos em universidades e faculdades. Para o desenvolvimento deste trabalho, a metodologia adotada é a revisão bibliográfica de artigos, livros e revistas. Alguns autores utilizados para a construção deste projeto são: Brown (1994), Collie e Slater (1992), Day e Bamford (2002), Harmer (2007), Kleiman (2002), Leffa (1996), entre outros (sic).
id UCS_10667cdb2e10a39f6d97cbb11046f9fb
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6208
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Borges, BrunaCeccagno, DouglasBasso, Elsa Mónica BonitoFadanelli, Sabrina Bonqueves2020-06-25T20:55:32Z2020-06-25T20:55:32Z2019-12-092019https://repositorio.ucs.br/11338/6208A leitura feita em uma sala de aula de Língua Estrangeira em escolas públicas de ensino regular pode ser algo difícil de se trabalhar. Ocasionalmente, os professores tendem a se concentrar apenas na gramática ou em traduções de texto durante suas aulas, esquecendo-se de outras habilidades, como a leitura, no processo. Este estudo tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre os processos cognitivos que envolvem a leitura em uma Língua Estrangeira, sugerir algumas atividades que possam ser utilizadas em sala de aula e também estabelecer conexões entre a teoria e as atividades sugeridas, levando em consideração a leitura para provas específicas, como o ENEM ou vestibulares - testes feitos para a aceitação de alunos em universidades e faculdades. Para o desenvolvimento deste trabalho, a metodologia adotada é a revisão bibliográfica de artigos, livros e revistas. Alguns autores utilizados para a construção deste projeto são: Brown (1994), Collie e Slater (1992), Day e Bamford (2002), Harmer (2007), Kleiman (2002), Leffa (1996), entre outros (sic).The reading done in a the Foreign Language classroom in regular public schools may be a difficult thing to work with. Occasionally, teachers tend to focus only on grammar and translation of texts during their classes, forgetting some other abilities, such as reading, in the process. This paper aims to carry out a research about the cognitive processes involving reading in a Foreign Language, suggest some activities that can be used in the classroom and also, make connections between the theory and the suggested activities, taking into account the reading for specific tests, such as ENEM or vestibulares - tests done for students acceptance into Universities and colleges. In order to develop this paper, the methodology done is by bibliographical review of articles, books and magazines. Some authors used to build up the project are: Brown (1994), Collie and Slater (1992), Day and Bamford (2002), Harmer (2007), Kleiman (2002), Leffa (1996), among others (sic).ReadingLanguage and languagesTeachingEnglish language - Study and teachingThe reading practice in regular schoolsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisengreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLetras - Inglês - LicenciaturaCampus Universitário de Caxias do SulNoneORIGINALTCC Bruna Borges.pdfTCC Bruna Borges.pdfapplication/pdf2205779https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6208/1/TCC%20Bruna%20Borges.pdfff96a050efb7ce1d048ff61ab339241eMD51TEXTTCC Bruna Borges.pdf.txtTCC Bruna Borges.pdf.txtExtracted texttext/plain72223https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6208/2/TCC%20Bruna%20Borges.pdf.txt5e83461fd2f0546de60fcc0050c244a2MD52THUMBNAILTCC Bruna Borges.pdf.jpgTCC Bruna Borges.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6208/3/TCC%20Bruna%20Borges.pdf.jpg0615a6e29c31a855d908e0d26365cfeeMD5311338/62082020-06-29 18:24:44.54oai:repositorio.ucs.br:11338/6208Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-06-29T18:24:44Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The reading practice in regular schools
title The reading practice in regular schools
spellingShingle The reading practice in regular schools
Borges, Bruna
Reading
Language and languages
Teaching
English language - Study and teaching
title_short The reading practice in regular schools
title_full The reading practice in regular schools
title_fullStr The reading practice in regular schools
title_full_unstemmed The reading practice in regular schools
title_sort The reading practice in regular schools
author Borges, Bruna
author_facet Borges, Bruna
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Ceccagno, Douglas
Basso, Elsa Mónica Bonito
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Bruna
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fadanelli, Sabrina Bonqueves
contributor_str_mv Fadanelli, Sabrina Bonqueves
dc.subject.por.fl_str_mv Reading
Language and languages
Teaching
English language - Study and teaching
topic Reading
Language and languages
Teaching
English language - Study and teaching
description A leitura feita em uma sala de aula de Língua Estrangeira em escolas públicas de ensino regular pode ser algo difícil de se trabalhar. Ocasionalmente, os professores tendem a se concentrar apenas na gramática ou em traduções de texto durante suas aulas, esquecendo-se de outras habilidades, como a leitura, no processo. Este estudo tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre os processos cognitivos que envolvem a leitura em uma Língua Estrangeira, sugerir algumas atividades que possam ser utilizadas em sala de aula e também estabelecer conexões entre a teoria e as atividades sugeridas, levando em consideração a leitura para provas específicas, como o ENEM ou vestibulares - testes feitos para a aceitação de alunos em universidades e faculdades. Para o desenvolvimento deste trabalho, a metodologia adotada é a revisão bibliográfica de artigos, livros e revistas. Alguns autores utilizados para a construção deste projeto são: Brown (1994), Collie e Slater (1992), Day e Bamford (2002), Harmer (2007), Kleiman (2002), Leffa (1996), entre outros (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-25T20:55:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-25T20:55:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6208
url https://repositorio.ucs.br/11338/6208
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6208/1/TCC%20Bruna%20Borges.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6208/2/TCC%20Bruna%20Borges.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6208/3/TCC%20Bruna%20Borges.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ff96a050efb7ce1d048ff61ab339241e
5e83461fd2f0546de60fcc0050c244a2
0615a6e29c31a855d908e0d26365cfee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308878403764224