Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8900 |
Resumo: | A presente monografia tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e teve como intuito entender o papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala de crianças pequenas, de 04 e 05 anos, pertencentes a etapa da pré-escola na Educação Infantil. A temática foi escolhida a fim de entender como ocorre o processo de construção da fala, março de desenvolvimento tão significativo da infância, bem como identificar como o pedagogo pode auxiliar nesse processo. A metodologia empregada será fundamentada através da pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica e no Discurso do Sujeito Coletivo, técnica idealizada por Fernando Lefèvre e Ana Maria Cavalcantti Lefèvre (2005). A pesquisa foi realizada por meio de um questionário semi-estruturado, respondido por 13 professores atuantes da pré-escola. Os principais apoios teóricos que contribuíram para a análise dos dados obtidos na pesquisa foram: Juliana Trentini (2018), Jean Piaget (1983), nas escritas de Adrián Oscar Dongo Montoya (2006), Fernanda Dias (2010) e Ana Caroline Lima e Jaíne Prislaine Alves (2016), além dos principais documentos normativos que embasam a educação brasileira. As conclusões deste estudo apontam que as dificuldades na fala prejudicam em diversos fatores as crianças, tanto nos aspectos cognitivos, sociais e de interação, como no processo de ensino-aprendizagem. Foi possível observar como um trabalho constante e significativo por parte dos pedagogos em sala de aula abre caminhos para estimular o desenvolvimento da fala, vinculadas também, ao empenho de profissionais especializados, que em parceria com a escola realizam proposta pedagógica em conjunto. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_138232b339f1d0e1a3094ecba2b0e5ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/8900 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Peroni, Natália FabroAgliardi, Delcio AntônioCosta, Flávia FernandaWelter, Cristiane Backes2021-10-15T11:47:04Z2021-10-15T11:47:04Z2021-07-202021-07-07https://repositorio.ucs.br/11338/8900A presente monografia tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e teve como intuito entender o papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala de crianças pequenas, de 04 e 05 anos, pertencentes a etapa da pré-escola na Educação Infantil. A temática foi escolhida a fim de entender como ocorre o processo de construção da fala, março de desenvolvimento tão significativo da infância, bem como identificar como o pedagogo pode auxiliar nesse processo. A metodologia empregada será fundamentada através da pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica e no Discurso do Sujeito Coletivo, técnica idealizada por Fernando Lefèvre e Ana Maria Cavalcantti Lefèvre (2005). A pesquisa foi realizada por meio de um questionário semi-estruturado, respondido por 13 professores atuantes da pré-escola. Os principais apoios teóricos que contribuíram para a análise dos dados obtidos na pesquisa foram: Juliana Trentini (2018), Jean Piaget (1983), nas escritas de Adrián Oscar Dongo Montoya (2006), Fernanda Dias (2010) e Ana Caroline Lima e Jaíne Prislaine Alves (2016), além dos principais documentos normativos que embasam a educação brasileira. As conclusões deste estudo apontam que as dificuldades na fala prejudicam em diversos fatores as crianças, tanto nos aspectos cognitivos, sociais e de interação, como no processo de ensino-aprendizagem. Foi possível observar como um trabalho constante e significativo por parte dos pedagogos em sala de aula abre caminhos para estimular o desenvolvimento da fala, vinculadas também, ao empenho de profissionais especializados, que em parceria com a escola realizam proposta pedagógica em conjunto. [resumo fornecido pelo autor]Fala - DesenvolvimentoEducação de criançasPapel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulPedagogia - LicenciaturaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-07-19ORIGINALTCC Natalia Fabro Peroni.pdfTCC Natalia Fabro Peroni.pdfapplication/pdf982366https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8900/1/TCC%20Natalia%20Fabro%20Peroni.pdfda5054fd4d54840611ee5c429c6f9fdbMD51TEXTTCC Natalia Fabro Peroni.pdf.txtTCC Natalia Fabro Peroni.pdf.txtExtracted texttext/plain145874https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8900/2/TCC%20Natalia%20Fabro%20Peroni.pdf.txt115bc571fed062eece50b1df4db179ccMD52THUMBNAILTCC Natalia Fabro Peroni.pdf.jpgTCC Natalia Fabro Peroni.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8900/3/TCC%20Natalia%20Fabro%20Peroni.pdf.jpgff7d7d08bb030faeb831e86591bbe532MD5311338/89002022-10-18 18:05:15.701oai:repositorio.ucs.br:11338/8900Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:05:15Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas |
title |
Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas |
spellingShingle |
Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas Peroni, Natália Fabro Fala - Desenvolvimento Educação de crianças |
title_short |
Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas |
title_full |
Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas |
title_fullStr |
Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas |
title_full_unstemmed |
Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas |
title_sort |
Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas |
author |
Peroni, Natália Fabro |
author_facet |
Peroni, Natália Fabro |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Agliardi, Delcio Antônio Costa, Flávia Fernanda |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peroni, Natália Fabro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Welter, Cristiane Backes |
contributor_str_mv |
Welter, Cristiane Backes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fala - Desenvolvimento Educação de crianças |
topic |
Fala - Desenvolvimento Educação de crianças |
description |
A presente monografia tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e teve como intuito entender o papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala de crianças pequenas, de 04 e 05 anos, pertencentes a etapa da pré-escola na Educação Infantil. A temática foi escolhida a fim de entender como ocorre o processo de construção da fala, março de desenvolvimento tão significativo da infância, bem como identificar como o pedagogo pode auxiliar nesse processo. A metodologia empregada será fundamentada através da pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica e no Discurso do Sujeito Coletivo, técnica idealizada por Fernando Lefèvre e Ana Maria Cavalcantti Lefèvre (2005). A pesquisa foi realizada por meio de um questionário semi-estruturado, respondido por 13 professores atuantes da pré-escola. Os principais apoios teóricos que contribuíram para a análise dos dados obtidos na pesquisa foram: Juliana Trentini (2018), Jean Piaget (1983), nas escritas de Adrián Oscar Dongo Montoya (2006), Fernanda Dias (2010) e Ana Caroline Lima e Jaíne Prislaine Alves (2016), além dos principais documentos normativos que embasam a educação brasileira. As conclusões deste estudo apontam que as dificuldades na fala prejudicam em diversos fatores as crianças, tanto nos aspectos cognitivos, sociais e de interação, como no processo de ensino-aprendizagem. Foi possível observar como um trabalho constante e significativo por parte dos pedagogos em sala de aula abre caminhos para estimular o desenvolvimento da fala, vinculadas também, ao empenho de profissionais especializados, que em parceria com a escola realizam proposta pedagógica em conjunto. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-07-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-15T11:47:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-15T11:47:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-07-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/8900 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/8900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8900/1/TCC%20Natalia%20Fabro%20Peroni.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8900/2/TCC%20Natalia%20Fabro%20Peroni.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8900/3/TCC%20Natalia%20Fabro%20Peroni.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
da5054fd4d54840611ee5c429c6f9fdb 115bc571fed062eece50b1df4db179cc ff7d7d08bb030faeb831e86591bbe532 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308909489848320 |