Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peroni, Natália Fabro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8900
Resumo: A presente monografia tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e teve como intuito entender o papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala de crianças pequenas, de 04 e 05 anos, pertencentes a etapa da pré-escola na Educação Infantil. A temática foi escolhida a fim de entender como ocorre o processo de construção da fala, março de desenvolvimento tão significativo da infância, bem como identificar como o pedagogo pode auxiliar nesse processo. A metodologia empregada será fundamentada através da pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica e no Discurso do Sujeito Coletivo, técnica idealizada por Fernando Lefèvre e Ana Maria Cavalcantti Lefèvre (2005). A pesquisa foi realizada por meio de um questionário semi-estruturado, respondido por 13 professores atuantes da pré-escola. Os principais apoios teóricos que contribuíram para a análise dos dados obtidos na pesquisa foram: Juliana Trentini (2018), Jean Piaget (1983), nas escritas de Adrián Oscar Dongo Montoya (2006), Fernanda Dias (2010) e Ana Caroline Lima e Jaíne Prislaine Alves (2016), além dos principais documentos normativos que embasam a educação brasileira. As conclusões deste estudo apontam que as dificuldades na fala prejudicam em diversos fatores as crianças, tanto nos aspectos cognitivos, sociais e de interação, como no processo de ensino-aprendizagem. Foi possível observar como um trabalho constante e significativo por parte dos pedagogos em sala de aula abre caminhos para estimular o desenvolvimento da fala, vinculadas também, ao empenho de profissionais especializados, que em parceria com a escola realizam proposta pedagógica em conjunto. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_138232b339f1d0e1a3094ecba2b0e5ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/8900
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Peroni, Natália FabroAgliardi, Delcio AntônioCosta, Flávia FernandaWelter, Cristiane Backes2021-10-15T11:47:04Z2021-10-15T11:47:04Z2021-07-202021-07-07https://repositorio.ucs.br/11338/8900A presente monografia tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e teve como intuito entender o papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala de crianças pequenas, de 04 e 05 anos, pertencentes a etapa da pré-escola na Educação Infantil. A temática foi escolhida a fim de entender como ocorre o processo de construção da fala, março de desenvolvimento tão significativo da infância, bem como identificar como o pedagogo pode auxiliar nesse processo. A metodologia empregada será fundamentada através da pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica e no Discurso do Sujeito Coletivo, técnica idealizada por Fernando Lefèvre e Ana Maria Cavalcantti Lefèvre (2005). A pesquisa foi realizada por meio de um questionário semi-estruturado, respondido por 13 professores atuantes da pré-escola. Os principais apoios teóricos que contribuíram para a análise dos dados obtidos na pesquisa foram: Juliana Trentini (2018), Jean Piaget (1983), nas escritas de Adrián Oscar Dongo Montoya (2006), Fernanda Dias (2010) e Ana Caroline Lima e Jaíne Prislaine Alves (2016), além dos principais documentos normativos que embasam a educação brasileira. As conclusões deste estudo apontam que as dificuldades na fala prejudicam em diversos fatores as crianças, tanto nos aspectos cognitivos, sociais e de interação, como no processo de ensino-aprendizagem. Foi possível observar como um trabalho constante e significativo por parte dos pedagogos em sala de aula abre caminhos para estimular o desenvolvimento da fala, vinculadas também, ao empenho de profissionais especializados, que em parceria com a escola realizam proposta pedagógica em conjunto. [resumo fornecido pelo autor]Fala - DesenvolvimentoEducação de criançasPapel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulPedagogia - LicenciaturaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-07-19ORIGINALTCC Natalia Fabro Peroni.pdfTCC Natalia Fabro Peroni.pdfapplication/pdf982366https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8900/1/TCC%20Natalia%20Fabro%20Peroni.pdfda5054fd4d54840611ee5c429c6f9fdbMD51TEXTTCC Natalia Fabro Peroni.pdf.txtTCC Natalia Fabro Peroni.pdf.txtExtracted texttext/plain145874https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8900/2/TCC%20Natalia%20Fabro%20Peroni.pdf.txt115bc571fed062eece50b1df4db179ccMD52THUMBNAILTCC Natalia Fabro Peroni.pdf.jpgTCC Natalia Fabro Peroni.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8900/3/TCC%20Natalia%20Fabro%20Peroni.pdf.jpgff7d7d08bb030faeb831e86591bbe532MD5311338/89002022-10-18 18:05:15.701oai:repositorio.ucs.br:11338/8900Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:05:15Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas
title Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas
spellingShingle Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas
Peroni, Natália Fabro
Fala - Desenvolvimento
Educação de crianças
title_short Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas
title_full Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas
title_fullStr Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas
title_full_unstemmed Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas
title_sort Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas
author Peroni, Natália Fabro
author_facet Peroni, Natália Fabro
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Agliardi, Delcio Antônio
Costa, Flávia Fernanda
dc.contributor.author.fl_str_mv Peroni, Natália Fabro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Welter, Cristiane Backes
contributor_str_mv Welter, Cristiane Backes
dc.subject.por.fl_str_mv Fala - Desenvolvimento
Educação de crianças
topic Fala - Desenvolvimento
Educação de crianças
description A presente monografia tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e teve como intuito entender o papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala de crianças pequenas, de 04 e 05 anos, pertencentes a etapa da pré-escola na Educação Infantil. A temática foi escolhida a fim de entender como ocorre o processo de construção da fala, março de desenvolvimento tão significativo da infância, bem como identificar como o pedagogo pode auxiliar nesse processo. A metodologia empregada será fundamentada através da pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica e no Discurso do Sujeito Coletivo, técnica idealizada por Fernando Lefèvre e Ana Maria Cavalcantti Lefèvre (2005). A pesquisa foi realizada por meio de um questionário semi-estruturado, respondido por 13 professores atuantes da pré-escola. Os principais apoios teóricos que contribuíram para a análise dos dados obtidos na pesquisa foram: Juliana Trentini (2018), Jean Piaget (1983), nas escritas de Adrián Oscar Dongo Montoya (2006), Fernanda Dias (2010) e Ana Caroline Lima e Jaíne Prislaine Alves (2016), além dos principais documentos normativos que embasam a educação brasileira. As conclusões deste estudo apontam que as dificuldades na fala prejudicam em diversos fatores as crianças, tanto nos aspectos cognitivos, sociais e de interação, como no processo de ensino-aprendizagem. Foi possível observar como um trabalho constante e significativo por parte dos pedagogos em sala de aula abre caminhos para estimular o desenvolvimento da fala, vinculadas também, ao empenho de profissionais especializados, que em parceria com a escola realizam proposta pedagógica em conjunto. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-15T11:47:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-15T11:47:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/8900
url https://repositorio.ucs.br/11338/8900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8900/1/TCC%20Natalia%20Fabro%20Peroni.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8900/2/TCC%20Natalia%20Fabro%20Peroni.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8900/3/TCC%20Natalia%20Fabro%20Peroni.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv da5054fd4d54840611ee5c429c6f9fdb
115bc571fed062eece50b1df4db179cc
ff7d7d08bb030faeb831e86591bbe532
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308909489848320