Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11850 |
Resumo: | A cada 44 nascimentos, uma criança é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), esta pode apresentar déficits persistentes na comunicação social e na interação social, possuir padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades; sintomas que limitam ou prejudicam o funcionamento diário do ser humano. Diante a esta demanda, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é utilizada para o planejamento de intervenções para aprimorar o prognóstico de pessoas autistas. Com objetivo de identificar as contribuições da ABA para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivos específicos: descrever os sintomas do indivíduo com TEA; caracterizar comportamentos sociais em crianças com TEA; descrever a ABA; descrever como a ABA intervém em comportamentos socialmente relevantes em crianças com TEA. Os assuntos que compõem a revisão da literatura visam contextualizar os objetivos específicos. O trabalho em questão foi fundamentado em uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Para a análise deste trabalho foi utilizado o documentário ?Em um mundo interior? e, para catalogar e descrever as cenas do artefato cultural, foram utilizadas tabelas. Para a discussão do artefato e explorações de dados, utilizou-se a articulação com o conteúdo que compõe o referencial teórico, chegando-se à síntese de que a ABA contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA ensinando, passo a passo, o autista a começar a imitar, a fazer pedidos, a responder a pedidos, a participar de trocas verbais com pares, a iniciar interações e a brincar socialmente, entre outras. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_2b221322058b305276ca0e24a79e26cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/11850 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Grillo, Bruna RottaSager, FabioCemin, Tânia MariaMarcon, Silvana Regina Ampessan2023-04-14T13:22:54Z2023-04-14T13:22:54Z2022-12-092022-12-02https://repositorio.ucs.br/11338/11850A cada 44 nascimentos, uma criança é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), esta pode apresentar déficits persistentes na comunicação social e na interação social, possuir padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades; sintomas que limitam ou prejudicam o funcionamento diário do ser humano. Diante a esta demanda, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é utilizada para o planejamento de intervenções para aprimorar o prognóstico de pessoas autistas. Com objetivo de identificar as contribuições da ABA para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivos específicos: descrever os sintomas do indivíduo com TEA; caracterizar comportamentos sociais em crianças com TEA; descrever a ABA; descrever como a ABA intervém em comportamentos socialmente relevantes em crianças com TEA. Os assuntos que compõem a revisão da literatura visam contextualizar os objetivos específicos. O trabalho em questão foi fundamentado em uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Para a análise deste trabalho foi utilizado o documentário ?Em um mundo interior? e, para catalogar e descrever as cenas do artefato cultural, foram utilizadas tabelas. Para a discussão do artefato e explorações de dados, utilizou-se a articulação com o conteúdo que compõe o referencial teórico, chegando-se à síntese de que a ABA contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA ensinando, passo a passo, o autista a começar a imitar, a fazer pedidos, a responder a pedidos, a participar de trocas verbais com pares, a iniciar interações e a brincar socialmente, entre outras. [resumo fornecido pelo autor]PsicologiaTranstornos do espectro autistaAutismoHabilidades sociais em criançasComportamento humano - AnáliseAnálise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-12-15ORIGINALTCC Bruna Rotta Grillo.pdfTCC Bruna Rotta Grillo.pdfapplication/pdf346837https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11850/1/TCC%20Bruna%20Rotta%20Grillo.pdf801c9616a0e3a515b5675efeae233fccMD51TEXTTCC Bruna Rotta Grillo.pdf.txtTCC Bruna Rotta Grillo.pdf.txtExtracted texttext/plain117164https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11850/2/TCC%20Bruna%20Rotta%20Grillo.pdf.txtfc847de2cdcd255a966262e390c705e7MD52THUMBNAILTCC Bruna Rotta Grillo.pdf.jpgTCC Bruna Rotta Grillo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11850/3/TCC%20Bruna%20Rotta%20Grillo.pdf.jpge048f6734ac28aad8c4890af1645246dMD5311338/118502023-04-15 07:01:01.631oai:repositorio.ucs.br:11338/11850Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-04-15T07:01:01Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista |
title |
Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista |
spellingShingle |
Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista Grillo, Bruna Rotta Psicologia Transtornos do espectro autista Autismo Habilidades sociais em crianças Comportamento humano - Análise |
title_short |
Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista |
title_full |
Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista |
title_fullStr |
Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista |
title_full_unstemmed |
Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista |
title_sort |
Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista |
author |
Grillo, Bruna Rotta |
author_facet |
Grillo, Bruna Rotta |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Sager, Fabio Cemin, Tânia Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grillo, Bruna Rotta |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcon, Silvana Regina Ampessan |
contributor_str_mv |
Marcon, Silvana Regina Ampessan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Transtornos do espectro autista Autismo Habilidades sociais em crianças Comportamento humano - Análise |
topic |
Psicologia Transtornos do espectro autista Autismo Habilidades sociais em crianças Comportamento humano - Análise |
description |
A cada 44 nascimentos, uma criança é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), esta pode apresentar déficits persistentes na comunicação social e na interação social, possuir padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades; sintomas que limitam ou prejudicam o funcionamento diário do ser humano. Diante a esta demanda, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é utilizada para o planejamento de intervenções para aprimorar o prognóstico de pessoas autistas. Com objetivo de identificar as contribuições da ABA para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivos específicos: descrever os sintomas do indivíduo com TEA; caracterizar comportamentos sociais em crianças com TEA; descrever a ABA; descrever como a ABA intervém em comportamentos socialmente relevantes em crianças com TEA. Os assuntos que compõem a revisão da literatura visam contextualizar os objetivos específicos. O trabalho em questão foi fundamentado em uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Para a análise deste trabalho foi utilizado o documentário ?Em um mundo interior? e, para catalogar e descrever as cenas do artefato cultural, foram utilizadas tabelas. Para a discussão do artefato e explorações de dados, utilizou-se a articulação com o conteúdo que compõe o referencial teórico, chegando-se à síntese de que a ABA contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA ensinando, passo a passo, o autista a começar a imitar, a fazer pedidos, a responder a pedidos, a participar de trocas verbais com pares, a iniciar interações e a brincar socialmente, entre outras. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-12-02 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-14T13:22:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-14T13:22:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/11850 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/11850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11850/1/TCC%20Bruna%20Rotta%20Grillo.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11850/2/TCC%20Bruna%20Rotta%20Grillo.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11850/3/TCC%20Bruna%20Rotta%20Grillo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
801c9616a0e3a515b5675efeae233fcc fc847de2cdcd255a966262e390c705e7 e048f6734ac28aad8c4890af1645246d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308909657620480 |