Desenvolvimento de um chatbot integrado ao sistema APS de uma indústria do setor metalomecânico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Alexandre Pergher
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9700
Resumo: O objetivo geral deste trabalho de conclusão de curso consiste em desenvolver um chatbot que seja capaz de responder as perguntas mais frequentes sobre os pedidos de venda de uma determinada indústria do setor metalomecânico. O chatbot desenvolvido também foi integrado ao sistema Drummer APS, que já era utilizado pela organização em questão, por meio das técnicas de acesso direto ao banco de dados Oracle e execução de transações específicas por linha de comando. Para atingir esse objetivo foram utilizados alguns serviços de inteligência artificial do kit de desenvolvimento de software Microsoft Bot Framework, tal como, o LUIS para que o chatbot pudesse interagir naturalmente com o usuário e o Serviço de Bot do Azure para desenvolver, testar, implantar e publicar o aplicativo web no canal Microsoft Teams. Ao final do trabalho, foram realizados dois pilotos in loco e uma pesquisa qualitativa on-line com os usuários chave para validar se os objetivos do trabalho foram atingidos, identificar os principais benefícios da solução apresentada, coletar sugestões de melhoria e vislumbrar oportunidades para trabalhos futuros. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_38752c0a5dec4ef31f3e833631faa60f
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9700
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Amaro, Alexandre PergherDe Carli, Iraci Cristina da SilveiraWebber, Carine GeltrudesFaccin, Daniel AntônioDe Carli, Iraci Cristina da Silveira2022-03-21T15:56:10Z2022-03-21T15:56:10Z2021-12-222020-12-02https://repositorio.ucs.br/11338/9700O objetivo geral deste trabalho de conclusão de curso consiste em desenvolver um chatbot que seja capaz de responder as perguntas mais frequentes sobre os pedidos de venda de uma determinada indústria do setor metalomecânico. O chatbot desenvolvido também foi integrado ao sistema Drummer APS, que já era utilizado pela organização em questão, por meio das técnicas de acesso direto ao banco de dados Oracle e execução de transações específicas por linha de comando. Para atingir esse objetivo foram utilizados alguns serviços de inteligência artificial do kit de desenvolvimento de software Microsoft Bot Framework, tal como, o LUIS para que o chatbot pudesse interagir naturalmente com o usuário e o Serviço de Bot do Azure para desenvolver, testar, implantar e publicar o aplicativo web no canal Microsoft Teams. Ao final do trabalho, foram realizados dois pilotos in loco e uma pesquisa qualitativa on-line com os usuários chave para validar se os objetivos do trabalho foram atingidos, identificar os principais benefícios da solução apresentada, coletar sugestões de melhoria e vislumbrar oportunidades para trabalhos futuros. [resumo fornecido pelo autor]The general objective of this course completion work is to develop a chatbot that is able to answer the most frequently asked questions about sales orders from a particular industry of the metalworking sector. The developed chatbot was also integrated with the Drummer APS system, which was already used by the organization, through the techniques of direct access to the Oracle database and execution of specific transactions by command line. To achieve this goal, some artificial intelligence services of the Microsoft Bot Framework software development kit were used, such as LUIS so that the chatbot could interact naturally with the user and the Azure Bot Service to develop, test, deploy, and publish the web application to the Microsoft Teams channel. At the end of the work, two pilots were conducted on site and an online qualitative research with key users to validate whether the work objectives were achieved, identify the main benefits of the solution presented, collect suggestions for improvement and envision opportunities for future work. [resumo fornecido pelo autor]ComputaçãoInteligência artificialProcessamento de linguagem natural (Computação)Desenvolvimento de um chatbot integrado ao sistema APS de uma indústria do setor metalomecânicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Ciência da ComputaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-21ORIGINALTCC Alexandre Pergher Amaro.pdfTCC Alexandre Pergher Amaro.pdfapplication/pdf3758043https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9700/1/TCC%20Alexandre%20Pergher%20Amaro.pdfdc65c7fe3082e12ec511bb4bf4fe0527MD51TEXTTCC Alexandre Pergher Amaro.pdf.txtTCC Alexandre Pergher Amaro.pdf.txtExtracted texttext/plain155175https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9700/2/TCC%20Alexandre%20Pergher%20Amaro.pdf.txt509ddf15a73f99c4f9f17ec908df1362MD52THUMBNAILTCC Alexandre Pergher Amaro.pdf.jpgTCC Alexandre Pergher Amaro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9700/3/TCC%20Alexandre%20Pergher%20Amaro.pdf.jpg8d30fd2cca21f0289798d6892f95d36eMD5311338/97002022-10-18 18:04:04.74oai:repositorio.ucs.br:11338/9700Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:04:04Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de um chatbot integrado ao sistema APS de uma indústria do setor metalomecânico
title Desenvolvimento de um chatbot integrado ao sistema APS de uma indústria do setor metalomecânico
spellingShingle Desenvolvimento de um chatbot integrado ao sistema APS de uma indústria do setor metalomecânico
Amaro, Alexandre Pergher
Computação
Inteligência artificial
Processamento de linguagem natural (Computação)
title_short Desenvolvimento de um chatbot integrado ao sistema APS de uma indústria do setor metalomecânico
title_full Desenvolvimento de um chatbot integrado ao sistema APS de uma indústria do setor metalomecânico
title_fullStr Desenvolvimento de um chatbot integrado ao sistema APS de uma indústria do setor metalomecânico
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um chatbot integrado ao sistema APS de uma indústria do setor metalomecânico
title_sort Desenvolvimento de um chatbot integrado ao sistema APS de uma indústria do setor metalomecânico
author Amaro, Alexandre Pergher
author_facet Amaro, Alexandre Pergher
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv De Carli, Iraci Cristina da Silveira
Webber, Carine Geltrudes
Faccin, Daniel Antônio
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Alexandre Pergher
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv De Carli, Iraci Cristina da Silveira
contributor_str_mv De Carli, Iraci Cristina da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Computação
Inteligência artificial
Processamento de linguagem natural (Computação)
topic Computação
Inteligência artificial
Processamento de linguagem natural (Computação)
description O objetivo geral deste trabalho de conclusão de curso consiste em desenvolver um chatbot que seja capaz de responder as perguntas mais frequentes sobre os pedidos de venda de uma determinada indústria do setor metalomecânico. O chatbot desenvolvido também foi integrado ao sistema Drummer APS, que já era utilizado pela organização em questão, por meio das técnicas de acesso direto ao banco de dados Oracle e execução de transações específicas por linha de comando. Para atingir esse objetivo foram utilizados alguns serviços de inteligência artificial do kit de desenvolvimento de software Microsoft Bot Framework, tal como, o LUIS para que o chatbot pudesse interagir naturalmente com o usuário e o Serviço de Bot do Azure para desenvolver, testar, implantar e publicar o aplicativo web no canal Microsoft Teams. Ao final do trabalho, foram realizados dois pilotos in loco e uma pesquisa qualitativa on-line com os usuários chave para validar se os objetivos do trabalho foram atingidos, identificar os principais benefícios da solução apresentada, coletar sugestões de melhoria e vislumbrar oportunidades para trabalhos futuros. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-21T15:56:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-21T15:56:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9700
url https://repositorio.ucs.br/11338/9700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9700/1/TCC%20Alexandre%20Pergher%20Amaro.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9700/2/TCC%20Alexandre%20Pergher%20Amaro.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9700/3/TCC%20Alexandre%20Pergher%20Amaro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dc65c7fe3082e12ec511bb4bf4fe0527
509ddf15a73f99c4f9f17ec908df1362
8d30fd2cca21f0289798d6892f95d36e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308875196170240