A utilização de software de mineração de texto por surdos universitários : produção textual em língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Deise de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/10964
Resumo: Esta pesquisa tem como foco a educação de Surdos no ensino superior e objeto de estudo os desafios inerentes às práticas de produção textual de resumo em segunda língua, Língua Portuguesa (LP), na modalidade escrita. Investigou-se a contribuição do software Sobek nesse processo. Assim, o objetivo consistiu em analisar de que maneira a utilização de uma ferramenta digital de mineração de texto pode contribuir para a produção do resumo em Língua Portuguesa escrita por alunos Surdos universitários. Considerou os estudos referentes à surdez, à educação de Surdos, à Língua Brasileira de Sinais e à Língua Portuguesa como segunda língua, à produção de resumo, à tecnologia digital, e o uso do minerador de texto Sobek. É uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, do tipo exploratória que contou com diferentes instrumentos de construção de dados, como: a entrevista semiestruturada, a oficina de intervenção utilizando a ferramenta Sobek e o questionário. A oficina de intervenção gerou a lista manual das ideias ou tópicos nucleares, mapa mental, os grafos gerados pelo Sobek e as produções textuais (resumos) dos Surdos universitários, compondo as fontes de evidência do estudo. A pesquisa contou com a participação de quatro acadêmicos Surdos, sendo que, dois participaram de todo o processo. Para a análise, utilizou-se a literatura sobre resumo em uma perspectiva linguística e devido às especificidades da pesquisa, foi necessário criar um método de análise próprio para este estudo, que foi organizado a fim de apresentar a caracterização dos participantes, considerando as entrevistas, a descrição da oficina de intervenção, a análise das produções (Mineração: mapa mental, grafo e resumos; ideias nucleares principais, e os aspectos composicionais) e a perspectiva dos participantes da pesquisa com relação à oficina e uso da ferramenta digital Sobek. Como resultado, constatou-se que a apresentação dos nodos em imagem (grafo) foi um diferencial, pois valorizou o canal visual que é um facilitador de acesso à informação para os Surdos. Verificou-se que a utilização da ferramenta de mineração de texto Sobek auxiliou os alunos Surdos universitários na identificação das ideias nucleares de um texto para a produção do resumo. No entanto, percebeu-se que a escrita dos participantes não atendeu aos critérios de um resumo e apresentaram algumas dificuldades para interpretar os textos acadêmicos, seja pelo grau de complexidade semântica ou pelas lacunas de aprendizagem da L2. É notável o uso de diferentes estratégias utilizadas pelos estudantes Surdos na tentativa de minimizar os problemas encontrados. A partir dos resultados, sugere-se a implementação de políticas de formação continuada aos professores, adaptações curriculares e metodológicas, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, consequentemente, do desempenho escolar desses acadêmicos. Como apontado pelos participantes e com a experiência da oficina, percebeu-se que os professores com formação específica e/ou fluência em Libras, corroboram com uma educação bilíngue mais efetiva. Aponta-se a necessidade de promover oficinas e cursos específicos para o desenvolvimento das habilidades essenciais de compreensão leitora e produção escrita em segunda língua, tanto para os estudantes Surdos, como para os docentes. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_4f01af46c86958c284d1cfb6be118315
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/10964
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Lima, Deise deAzevedo, Tânia Maris deSofiato, Cássia GeciauskasValentini, Carla Beatris2022-09-22T13:19:23Z2022-09-22T13:19:23Z2022-09-162022-06-23https://repositorio.ucs.br/11338/10964Esta pesquisa tem como foco a educação de Surdos no ensino superior e objeto de estudo os desafios inerentes às práticas de produção textual de resumo em segunda língua, Língua Portuguesa (LP), na modalidade escrita. Investigou-se a contribuição do software Sobek nesse processo. Assim, o objetivo consistiu em analisar de que maneira a utilização de uma ferramenta digital de mineração de texto pode contribuir para a produção do resumo em Língua Portuguesa escrita por alunos Surdos universitários. Considerou os estudos referentes à surdez, à educação de Surdos, à Língua Brasileira de Sinais e à Língua Portuguesa como segunda língua, à produção de resumo, à tecnologia digital, e o uso do minerador de texto Sobek. É uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, do tipo exploratória que contou com diferentes instrumentos de construção de dados, como: a entrevista semiestruturada, a oficina de intervenção utilizando a ferramenta Sobek e o questionário. A oficina de intervenção gerou a lista manual das ideias ou tópicos nucleares, mapa mental, os grafos gerados pelo Sobek e as produções textuais (resumos) dos Surdos universitários, compondo as fontes de evidência do estudo. A pesquisa contou com a participação de quatro acadêmicos Surdos, sendo que, dois participaram de todo o processo. Para a análise, utilizou-se a literatura sobre resumo em uma perspectiva linguística e devido às especificidades da pesquisa, foi necessário criar um método de análise próprio para este estudo, que foi organizado a fim de apresentar a caracterização dos participantes, considerando as entrevistas, a descrição da oficina de intervenção, a análise das produções (Mineração: mapa mental, grafo e resumos; ideias nucleares principais, e os aspectos composicionais) e a perspectiva dos participantes da pesquisa com relação à oficina e uso da ferramenta digital Sobek. Como resultado, constatou-se que a apresentação dos nodos em imagem (grafo) foi um diferencial, pois valorizou o canal visual que é um facilitador de acesso à informação para os Surdos. Verificou-se que a utilização da ferramenta de mineração de texto Sobek auxiliou os alunos Surdos universitários na identificação das ideias nucleares de um texto para a produção do resumo. No entanto, percebeu-se que a escrita dos participantes não atendeu aos critérios de um resumo e apresentaram algumas dificuldades para interpretar os textos acadêmicos, seja pelo grau de complexidade semântica ou pelas lacunas de aprendizagem da L2. É notável o uso de diferentes estratégias utilizadas pelos estudantes Surdos na tentativa de minimizar os problemas encontrados. A partir dos resultados, sugere-se a implementação de políticas de formação continuada aos professores, adaptações curriculares e metodológicas, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, consequentemente, do desempenho escolar desses acadêmicos. Como apontado pelos participantes e com a experiência da oficina, percebeu-se que os professores com formação específica e/ou fluência em Libras, corroboram com uma educação bilíngue mais efetiva. Aponta-se a necessidade de promover oficinas e cursos específicos para o desenvolvimento das habilidades essenciais de compreensão leitora e produção escrita em segunda língua, tanto para os estudantes Surdos, como para os docentes. [resumo fornecido pelo autor]This research focuses on the higher education of deaf people, with the objective of studying the inherent challenges to the text production of abstracts in a second language, Brazilian Portuguese Language (PL), in the written form. The contribution of the software Sobek was investigated in this process consisted of analyzing in which manner the use of a digital tool for text mining can contribute to the production of abstracts in Brazilian Portuguese Language written by undergraduate deaf students. Studies were considered referring to deafness, education of deaf people, Brazilian Sign Language and Brazilian Portuguese Language as Second Language, abstract production, digital technologies, and the use of the text miner Sobek. This is empirical research, of qualitative nature, of exploratory nature employing different data construction instruments: semi-structured interviews, intervention workshops using the tool Sobek and questionnaires. The intervention workshop generated the text productions (abstracts) of undergraduate deaf students, the manual list of core ideas (topics and mind map) and graphs generated on Sobek, composing the sources of evidence of this study. The research received the contribution of four undergraduate deaf students, two of them participated in the whole process. To the analysis, due to the specifications of this research, it was necessary to create a new analysis method, which was organized with the purpose of presenting the characterization of each participant considering the interviews, the description of the intervention workshop, the analysis of the production (Mining: mind map, graph and abstracts; main core ideas, and compositional aspects) and the perspective of the participants in relation to the workshop and the use of the digital tool Sobek. As a result, we conclude that the presentation of nodes in image (graph) had a positive impact, since it valued the visual channel which facilitates access to information for deaf people. We verified that the use of the text mining tool Sobek contributes and can aid undergraduate deaf students to identify core ideas of a text to the production of abstracts. However, we noticed that the writing of the participants occurred in a restricted manner and not achieving the compositional aspects of an adequate abstract, as they showed some difficulties to understand the academic texts, be it by the semantic complexity level or by the learning gaps of the Second Language. It is noticeable the use of different strategies used by the deaf students in trying to minimize the problems found. From the results, we suggest the implementation of continuous education policies for faculty members, adaptation to the syllabus and to the institutions with deaf students. As pointed out by the participants and with the experience of the workshop, we noticed that professors with specific training and/or fluency in LIBRAS contributed to a bilingual education of quality. We point out to the necessity of promoting workshops and courses specific to the development of the essential skills of reading comprehension and written production in a second language to the deaf students as well as to the faculty members. [resumo fornecido pelo autor]engporSurdos - EducaçãoEstudantes universitáriosLíngua Brasileira de SinaisUniversidades e faculdadesDeaf - EducationCollege studentsBrazilian sign languageUniversities and collegesA utilização de software de mineração de texto por surdos universitários : produção textual em língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7353235216262531Lima, Deise deMestrado Acadêmico em EducaçãoCorrêa, YgorCampus Universitário de Caxias do Sul2024-01-04ORIGINALDissertação Deise de Lima.pdfDissertação Deise de Lima.pdfapplication/pdf3039154https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10964/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Deise%20de%20Lima.pdf914c65a1e05d1aa2f8d16c55b2b016d5MD51TEXTDissertação Deise de Lima.pdf.txtDissertação Deise de Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain362729https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10964/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Deise%20de%20Lima.pdf.txt6d7f19eff53ca59ce4095b193c5fbff9MD52THUMBNAILDissertação Deise de Lima.pdf.jpgDissertação Deise de Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10964/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Deise%20de%20Lima.pdf.jpge0f3905279253871464209fea06628fcMD5311338/109642022-10-18 17:45:43.663oai:repositorio.ucs.br:11338/10964Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T17:45:43Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização de software de mineração de texto por surdos universitários : produção textual em língua portuguesa
title A utilização de software de mineração de texto por surdos universitários : produção textual em língua portuguesa
spellingShingle A utilização de software de mineração de texto por surdos universitários : produção textual em língua portuguesa
Lima, Deise de
Surdos - Educação
Estudantes universitários
Língua Brasileira de Sinais
Universidades e faculdades
Deaf - Education
College students
Brazilian sign language
Universities and colleges
title_short A utilização de software de mineração de texto por surdos universitários : produção textual em língua portuguesa
title_full A utilização de software de mineração de texto por surdos universitários : produção textual em língua portuguesa
title_fullStr A utilização de software de mineração de texto por surdos universitários : produção textual em língua portuguesa
title_full_unstemmed A utilização de software de mineração de texto por surdos universitários : produção textual em língua portuguesa
title_sort A utilização de software de mineração de texto por surdos universitários : produção textual em língua portuguesa
author Lima, Deise de
author_facet Lima, Deise de
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Azevedo, Tânia Maris de
Sofiato, Cássia Geciauskas
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Deise de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valentini, Carla Beatris
contributor_str_mv Valentini, Carla Beatris
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos - Educação
Estudantes universitários
Língua Brasileira de Sinais
Universidades e faculdades
topic Surdos - Educação
Estudantes universitários
Língua Brasileira de Sinais
Universidades e faculdades
Deaf - Education
College students
Brazilian sign language
Universities and colleges
dc.subject.eng.fl_str_mv Deaf - Education
College students
Brazilian sign language
Universities and colleges
description Esta pesquisa tem como foco a educação de Surdos no ensino superior e objeto de estudo os desafios inerentes às práticas de produção textual de resumo em segunda língua, Língua Portuguesa (LP), na modalidade escrita. Investigou-se a contribuição do software Sobek nesse processo. Assim, o objetivo consistiu em analisar de que maneira a utilização de uma ferramenta digital de mineração de texto pode contribuir para a produção do resumo em Língua Portuguesa escrita por alunos Surdos universitários. Considerou os estudos referentes à surdez, à educação de Surdos, à Língua Brasileira de Sinais e à Língua Portuguesa como segunda língua, à produção de resumo, à tecnologia digital, e o uso do minerador de texto Sobek. É uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, do tipo exploratória que contou com diferentes instrumentos de construção de dados, como: a entrevista semiestruturada, a oficina de intervenção utilizando a ferramenta Sobek e o questionário. A oficina de intervenção gerou a lista manual das ideias ou tópicos nucleares, mapa mental, os grafos gerados pelo Sobek e as produções textuais (resumos) dos Surdos universitários, compondo as fontes de evidência do estudo. A pesquisa contou com a participação de quatro acadêmicos Surdos, sendo que, dois participaram de todo o processo. Para a análise, utilizou-se a literatura sobre resumo em uma perspectiva linguística e devido às especificidades da pesquisa, foi necessário criar um método de análise próprio para este estudo, que foi organizado a fim de apresentar a caracterização dos participantes, considerando as entrevistas, a descrição da oficina de intervenção, a análise das produções (Mineração: mapa mental, grafo e resumos; ideias nucleares principais, e os aspectos composicionais) e a perspectiva dos participantes da pesquisa com relação à oficina e uso da ferramenta digital Sobek. Como resultado, constatou-se que a apresentação dos nodos em imagem (grafo) foi um diferencial, pois valorizou o canal visual que é um facilitador de acesso à informação para os Surdos. Verificou-se que a utilização da ferramenta de mineração de texto Sobek auxiliou os alunos Surdos universitários na identificação das ideias nucleares de um texto para a produção do resumo. No entanto, percebeu-se que a escrita dos participantes não atendeu aos critérios de um resumo e apresentaram algumas dificuldades para interpretar os textos acadêmicos, seja pelo grau de complexidade semântica ou pelas lacunas de aprendizagem da L2. É notável o uso de diferentes estratégias utilizadas pelos estudantes Surdos na tentativa de minimizar os problemas encontrados. A partir dos resultados, sugere-se a implementação de políticas de formação continuada aos professores, adaptações curriculares e metodológicas, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, consequentemente, do desempenho escolar desses acadêmicos. Como apontado pelos participantes e com a experiência da oficina, percebeu-se que os professores com formação específica e/ou fluência em Libras, corroboram com uma educação bilíngue mais efetiva. Aponta-se a necessidade de promover oficinas e cursos específicos para o desenvolvimento das habilidades essenciais de compreensão leitora e produção escrita em segunda língua, tanto para os estudantes Surdos, como para os docentes. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-06-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-22T13:19:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-22T13:19:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/10964
url https://repositorio.ucs.br/11338/10964
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10964/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Deise%20de%20Lima.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10964/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Deise%20de%20Lima.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10964/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Deise%20de%20Lima.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 914c65a1e05d1aa2f8d16c55b2b016d5
6d7f19eff53ca59ce4095b193c5fbff9
e0f3905279253871464209fea06628fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308863152226304