Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e seus impactos no processo de ensino aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6585 |
Resumo: | Introdução: Este artigo tem por objetivo identificar os impactos do PIBID, buscando analisar o impacto do Programa no processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por um questionário constituído de questões abertas. Resultados: Nesse sentido, os resultados apontaram que o Programa é de suma importância, trazendo contribuições não só para os pibidianos como também para comunidade escolar. Conclusão: A pesquisa mostrou que a inserção do PIBID impacta de forma positiva tanto para o estudante, incentivado a licenciatura como na realidade escolar em que está inserido [resumo fornecido pelo autor]. |
id |
UCS_53fc9ed5a9e1e72166e0290cc62976de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/6585 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Allmer, Ronaldo DiouserSilva, Mauro Amancio daScopél, Eliéte Maria2020-10-06T14:37:43Z2020-10-06T14:37:43Z2020-07-192020https://repositorio.ucs.br/11338/6585Introdução: Este artigo tem por objetivo identificar os impactos do PIBID, buscando analisar o impacto do Programa no processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por um questionário constituído de questões abertas. Resultados: Nesse sentido, os resultados apontaram que o Programa é de suma importância, trazendo contribuições não só para os pibidianos como também para comunidade escolar. Conclusão: A pesquisa mostrou que a inserção do PIBID impacta de forma positiva tanto para o estudante, incentivado a licenciatura como na realidade escolar em que está inserido [resumo fornecido pelo autor].Introduction: This article aims to identify the impacts of PIBID thus analyzing the Program´s to impact the process of teaching and learning. Methodology: The researched is based on a qualitative and descriptive nature. The data were collected through an open-ended questionnaire. Results: In this sense, the results point to the Program having utmost importance in contributing not only to the PIBID´s participants, but also to the whole school community. Conclusion: The research has shown that the application of the PIBID has a positive impact for the students who are encouraged to obtain a college degree as well as for the school environment in which they are inserted [resumo fornecido pelo autor].Educação físicaEnsinoProfessores - FormaçãoPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e seus impactos no processo de ensino aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulEducação Física – LicenciaturaCampus Universitário de Caxias do SulNoneORIGINALTCC Ronaldo Diouser Allmer.pdfTCC Ronaldo Diouser Allmer.pdfapplication/pdf315438https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6585/1/TCC%20Ronaldo%20Diouser%20Allmer.pdfecbf23b3392ec736c474f9843ec3dbf3MD51TEXTTCC Ronaldo Diouser Allmer.pdf.txtTCC Ronaldo Diouser Allmer.pdf.txtExtracted texttext/plain22321https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6585/2/TCC%20Ronaldo%20Diouser%20Allmer.pdf.txt1a80f3218d704d16010ad8ec7ebd9e8fMD52THUMBNAILTCC Ronaldo Diouser Allmer.pdf.jpgTCC Ronaldo Diouser Allmer.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1514https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6585/3/TCC%20Ronaldo%20Diouser%20Allmer.pdf.jpg165eaafc6083a7c81160592322ccc085MD5311338/65852021-03-26 20:54:59.871oai:repositorio.ucs.br:11338/6585Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-03-26T20:54:59Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e seus impactos no processo de ensino aprendizagem |
title |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e seus impactos no processo de ensino aprendizagem |
spellingShingle |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e seus impactos no processo de ensino aprendizagem Allmer, Ronaldo Diouser Educação física Ensino Professores - Formação |
title_short |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e seus impactos no processo de ensino aprendizagem |
title_full |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e seus impactos no processo de ensino aprendizagem |
title_fullStr |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e seus impactos no processo de ensino aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e seus impactos no processo de ensino aprendizagem |
title_sort |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e seus impactos no processo de ensino aprendizagem |
author |
Allmer, Ronaldo Diouser |
author_facet |
Allmer, Ronaldo Diouser |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Silva, Mauro Amancio da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Allmer, Ronaldo Diouser |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Scopél, Eliéte Maria |
contributor_str_mv |
Scopél, Eliéte Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Ensino Professores - Formação |
topic |
Educação física Ensino Professores - Formação |
description |
Introdução: Este artigo tem por objetivo identificar os impactos do PIBID, buscando analisar o impacto do Programa no processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por um questionário constituído de questões abertas. Resultados: Nesse sentido, os resultados apontaram que o Programa é de suma importância, trazendo contribuições não só para os pibidianos como também para comunidade escolar. Conclusão: A pesquisa mostrou que a inserção do PIBID impacta de forma positiva tanto para o estudante, incentivado a licenciatura como na realidade escolar em que está inserido [resumo fornecido pelo autor]. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-06T14:37:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-06T14:37:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/6585 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/6585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6585/1/TCC%20Ronaldo%20Diouser%20Allmer.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6585/2/TCC%20Ronaldo%20Diouser%20Allmer.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6585/3/TCC%20Ronaldo%20Diouser%20Allmer.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ecbf23b3392ec736c474f9843ec3dbf3 1a80f3218d704d16010ad8ec7ebd9e8f 165eaafc6083a7c81160592322ccc085 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308910566735872 |