Estudo de uma suspensão duplo a para um veículo Volkswagen fusca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boff, Guilherme
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5775
Resumo: O presente relatório tem por objetivo realizar o estudo de uma suspensão duplo A para sua utilização em um veículo Fusca minimizando a diferença com os parâmetros da suspensão original. Iniciou-se os trabalhos modelando o local a ser instalada a suspensão do veículo e posteriormente o modelamento da suspensão proposta. O estudo foi realizado através da simulação em software multicorpos para a suspensão duplo A comparando-a com os parâmetros de especificação originais. Foram avaliados os parâmetros de cambagem, caster, convergência e pino mestre sendo que os dois últimos não sofreram grandes alterações. Os parâmetros de cambagem e caster da suspensão proposta apresentaram uma diferença de aproximadamente 40% quando comparado aos originais. Já os parâmetros de convergência e pino mestre atendem as especificações originais (sic).
id UCS_54eaa958862ca24644e3bdf1b008c19a
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/5775
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Boff, GuilhermeGrison, VagnerLinzmaier, Paulo RobertoColombo, Adelair Lino2020-04-07T18:01:44Z2020-04-07T18:01:44Z2019-12-132019-11-18https://repositorio.ucs.br/11338/5775O presente relatório tem por objetivo realizar o estudo de uma suspensão duplo A para sua utilização em um veículo Fusca minimizando a diferença com os parâmetros da suspensão original. Iniciou-se os trabalhos modelando o local a ser instalada a suspensão do veículo e posteriormente o modelamento da suspensão proposta. O estudo foi realizado através da simulação em software multicorpos para a suspensão duplo A comparando-a com os parâmetros de especificação originais. Foram avaliados os parâmetros de cambagem, caster, convergência e pino mestre sendo que os dois últimos não sofreram grandes alterações. Os parâmetros de cambagem e caster da suspensão proposta apresentaram uma diferença de aproximadamente 40% quando comparado aos originais. Já os parâmetros de convergência e pino mestre atendem as especificações originais (sic).The purpose of this report was to study a double wishbone suspension for its use in the VW Beetle vehicle minimizing the difference with the original suspension parameters. The work began on modeling the place to be installed the suspension on the vehicle and later in the new suspension model. The study was performed by simulation in multi-body software for double wishbone suspension comparison with the original parameters of vehicle. The adjustments of camber, caster, toe-in and king-pin were simulated, and the last two did not undergo major changes. The camber and caster parameters of the suspension proposal differ by 40% when the originals are compared. The toe-in and king-pin parameters serve as originals (sic).Engenharia mecânicaAutomóveis - Molas e suspensãoCinemáticaFusca (Automóvel)Estudo de uma suspensão duplo a para um veículo Volkswagen fuscainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia MecânicaCampus Universitário de Caxias do Sul2019-12-16 00:00:00ORIGINALTCC Guilherme Boff.pdfTCC Guilherme Boff.pdfapplication/pdf1838403https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5775/1/TCC%20Guilherme%20Boff.pdf0abdc3fdb1e61daae384a90c1f0c4d9fMD51TEXTTCC Guilherme Boff.pdf.txtTCC Guilherme Boff.pdf.txtExtracted texttext/plain60763https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5775/2/TCC%20Guilherme%20Boff.pdf.txt05cbc91db574870f26569610a08048b2MD52THUMBNAILTCC Guilherme Boff.pdf.jpgTCC Guilherme Boff.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5775/3/TCC%20Guilherme%20Boff.pdf.jpg00e8d86037f41e711bbb8a3abea0006dMD5311338/57752020-04-15 23:53:09.07oai:repositorio.ucs.br:11338/5775Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-04-15T23:53:09Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo de uma suspensão duplo a para um veículo Volkswagen fusca
title Estudo de uma suspensão duplo a para um veículo Volkswagen fusca
spellingShingle Estudo de uma suspensão duplo a para um veículo Volkswagen fusca
Boff, Guilherme
Engenharia mecânica
Automóveis - Molas e suspensão
Cinemática
Fusca (Automóvel)
title_short Estudo de uma suspensão duplo a para um veículo Volkswagen fusca
title_full Estudo de uma suspensão duplo a para um veículo Volkswagen fusca
title_fullStr Estudo de uma suspensão duplo a para um veículo Volkswagen fusca
title_full_unstemmed Estudo de uma suspensão duplo a para um veículo Volkswagen fusca
title_sort Estudo de uma suspensão duplo a para um veículo Volkswagen fusca
author Boff, Guilherme
author_facet Boff, Guilherme
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Grison, Vagner
Linzmaier, Paulo Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Boff, Guilherme
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Colombo, Adelair Lino
contributor_str_mv Colombo, Adelair Lino
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
Automóveis - Molas e suspensão
Cinemática
Fusca (Automóvel)
topic Engenharia mecânica
Automóveis - Molas e suspensão
Cinemática
Fusca (Automóvel)
description O presente relatório tem por objetivo realizar o estudo de uma suspensão duplo A para sua utilização em um veículo Fusca minimizando a diferença com os parâmetros da suspensão original. Iniciou-se os trabalhos modelando o local a ser instalada a suspensão do veículo e posteriormente o modelamento da suspensão proposta. O estudo foi realizado através da simulação em software multicorpos para a suspensão duplo A comparando-a com os parâmetros de especificação originais. Foram avaliados os parâmetros de cambagem, caster, convergência e pino mestre sendo que os dois últimos não sofreram grandes alterações. Os parâmetros de cambagem e caster da suspensão proposta apresentaram uma diferença de aproximadamente 40% quando comparado aos originais. Já os parâmetros de convergência e pino mestre atendem as especificações originais (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-11-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-07T18:01:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-07T18:01:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/5775
url https://repositorio.ucs.br/11338/5775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5775/1/TCC%20Guilherme%20Boff.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5775/2/TCC%20Guilherme%20Boff.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5775/3/TCC%20Guilherme%20Boff.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0abdc3fdb1e61daae384a90c1f0c4d9f
05cbc91db574870f26569610a08048b2
00e8d86037f41e711bbb8a3abea0006d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308867405250560