Dimensionamento da inflação interna como ferramenta de gestão de custos, auxiliando na formação do preço de venda em uma indústria de médio porte do setor vitivinícola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelizzer, Ana Paula
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/4290
Resumo: São constantes os esforços das organizações em conquistar e sustentar suas vantagens competitivas frente ao mercado em que atuam. Para que essa vantagem seja sustentada sem que comprometa a rentabilidade e sobrevivência da empresa, faz-se necessário o desenvolvimento de estratégias voltadas para o controle e gestão dos custos de fabricação, a fim de possibilitar uma correta formação do preço de venda que atenda tanto às necessidades da empresa quanto à demanda do mercado. Dessa forma, o índice da inflação interna da empresa surge como um instrumento eficaz para análise e gestão de custos, tendo em vista que seu cálculo, tem por base a apuração da variação percentual média ponderada dos custos e despesas que uma empresa consome entre dois períodos. Com isso, o objetivo principal desse estudo, foi identificar como o dimensionamento da inflação interna pode ser utilizado como ferramenta para gestão de custos auxiliando na análise e formação do preço de venda, em uma empresa de médio porte do setor vitivinícola. A metodologia consistiu em um estudo de caso, com uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa, no qual apresentou-se a formação dos custos de produção dos anos de 2017 e 2018, acrescentados da identificação dos índices de inflação interna, apresentando-se como um estudo inovador e ainda pouco explorado. Quanto aos resultados obtidos, quando comparados os índices internos de inflação, aos índices oficiais como IGP-M e IPCA, a empresa apresentou um comportamento inflacionário relativamente maior que os índices citados. Ademais, o índice de inflação interna demonstrou-se como uma ferramenta capaz de promover contribuições relevantes para a tomada de decisões, relacionadas principalmente à gestão dos custos e formação/atualização do preço de venda, evidenciando a importância de conhecer, contabilizar e gerir estrategicamente os custos de fabricação, além de proporcionar uma análise significativa sobre a atual rentabilidade da empresa estudada (sic).
id UCS_9104c3a8aabacd6ef008c76d5dcbe362
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/4290
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Pelizzer, Ana PaulaEckert, AlexMecca, Marlei SaleteJaroseski, Sinara2019-02-13T17:49:38Z2019-02-13T17:49:38Z2019-02-132018https://repositorio.ucs.br/11338/4290São constantes os esforços das organizações em conquistar e sustentar suas vantagens competitivas frente ao mercado em que atuam. Para que essa vantagem seja sustentada sem que comprometa a rentabilidade e sobrevivência da empresa, faz-se necessário o desenvolvimento de estratégias voltadas para o controle e gestão dos custos de fabricação, a fim de possibilitar uma correta formação do preço de venda que atenda tanto às necessidades da empresa quanto à demanda do mercado. Dessa forma, o índice da inflação interna da empresa surge como um instrumento eficaz para análise e gestão de custos, tendo em vista que seu cálculo, tem por base a apuração da variação percentual média ponderada dos custos e despesas que uma empresa consome entre dois períodos. Com isso, o objetivo principal desse estudo, foi identificar como o dimensionamento da inflação interna pode ser utilizado como ferramenta para gestão de custos auxiliando na análise e formação do preço de venda, em uma empresa de médio porte do setor vitivinícola. A metodologia consistiu em um estudo de caso, com uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa, no qual apresentou-se a formação dos custos de produção dos anos de 2017 e 2018, acrescentados da identificação dos índices de inflação interna, apresentando-se como um estudo inovador e ainda pouco explorado. Quanto aos resultados obtidos, quando comparados os índices internos de inflação, aos índices oficiais como IGP-M e IPCA, a empresa apresentou um comportamento inflacionário relativamente maior que os índices citados. Ademais, o índice de inflação interna demonstrou-se como uma ferramenta capaz de promover contribuições relevantes para a tomada de decisões, relacionadas principalmente à gestão dos custos e formação/atualização do preço de venda, evidenciando a importância de conhecer, contabilizar e gerir estrategicamente os custos de fabricação, além de proporcionar uma análise significativa sobre a atual rentabilidade da empresa estudada (sic).Contabilidade de custoVenda - PreçosVitiviniculturaDimensionamento da inflação interna como ferramenta de gestão de custos, auxiliando na formação do preço de venda em uma indústria de médio porte do setor vitivinícolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Ciências ContábeisTEXTTCC Ana Paula Pelizzer.pdf.txtTCC Ana Paula Pelizzer.pdf.txtExtracted texttext/plain208074https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4290/3/TCC%20Ana%20Paula%20Pelizzer.pdf.txt6aa48880860ad7596b02b9d06ba00787MD53THUMBNAILTCC Ana Paula Pelizzer.pdf.jpgTCC Ana Paula Pelizzer.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4290/4/TCC%20Ana%20Paula%20Pelizzer.pdf.jpg6bde0c2f4bf49a0efd9fe5628e575f21MD54ORIGINALTCC Ana Paula Pelizzer.pdfTCC Ana Paula Pelizzer.pdfapplication/pdf1724780https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4290/1/TCC%20Ana%20Paula%20Pelizzer.pdf60a753786c9eea56ddc591b7eef7c1d2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8510https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4290/2/license.txt0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40MD5211338/42902019-02-22 17:54:23.984oai:repositorio.ucs.br:11338/4290Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2019-02-22T17:54:23Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dimensionamento da inflação interna como ferramenta de gestão de custos, auxiliando na formação do preço de venda em uma indústria de médio porte do setor vitivinícola
title Dimensionamento da inflação interna como ferramenta de gestão de custos, auxiliando na formação do preço de venda em uma indústria de médio porte do setor vitivinícola
spellingShingle Dimensionamento da inflação interna como ferramenta de gestão de custos, auxiliando na formação do preço de venda em uma indústria de médio porte do setor vitivinícola
Pelizzer, Ana Paula
Contabilidade de custo
Venda - Preços
Vitivinicultura
title_short Dimensionamento da inflação interna como ferramenta de gestão de custos, auxiliando na formação do preço de venda em uma indústria de médio porte do setor vitivinícola
title_full Dimensionamento da inflação interna como ferramenta de gestão de custos, auxiliando na formação do preço de venda em uma indústria de médio porte do setor vitivinícola
title_fullStr Dimensionamento da inflação interna como ferramenta de gestão de custos, auxiliando na formação do preço de venda em uma indústria de médio porte do setor vitivinícola
title_full_unstemmed Dimensionamento da inflação interna como ferramenta de gestão de custos, auxiliando na formação do preço de venda em uma indústria de médio porte do setor vitivinícola
title_sort Dimensionamento da inflação interna como ferramenta de gestão de custos, auxiliando na formação do preço de venda em uma indústria de médio porte do setor vitivinícola
author Pelizzer, Ana Paula
author_facet Pelizzer, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Eckert, Alex
Mecca, Marlei Salete
dc.contributor.author.fl_str_mv Pelizzer, Ana Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jaroseski, Sinara
contributor_str_mv Jaroseski, Sinara
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade de custo
Venda - Preços
Vitivinicultura
topic Contabilidade de custo
Venda - Preços
Vitivinicultura
description São constantes os esforços das organizações em conquistar e sustentar suas vantagens competitivas frente ao mercado em que atuam. Para que essa vantagem seja sustentada sem que comprometa a rentabilidade e sobrevivência da empresa, faz-se necessário o desenvolvimento de estratégias voltadas para o controle e gestão dos custos de fabricação, a fim de possibilitar uma correta formação do preço de venda que atenda tanto às necessidades da empresa quanto à demanda do mercado. Dessa forma, o índice da inflação interna da empresa surge como um instrumento eficaz para análise e gestão de custos, tendo em vista que seu cálculo, tem por base a apuração da variação percentual média ponderada dos custos e despesas que uma empresa consome entre dois períodos. Com isso, o objetivo principal desse estudo, foi identificar como o dimensionamento da inflação interna pode ser utilizado como ferramenta para gestão de custos auxiliando na análise e formação do preço de venda, em uma empresa de médio porte do setor vitivinícola. A metodologia consistiu em um estudo de caso, com uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa, no qual apresentou-se a formação dos custos de produção dos anos de 2017 e 2018, acrescentados da identificação dos índices de inflação interna, apresentando-se como um estudo inovador e ainda pouco explorado. Quanto aos resultados obtidos, quando comparados os índices internos de inflação, aos índices oficiais como IGP-M e IPCA, a empresa apresentou um comportamento inflacionário relativamente maior que os índices citados. Ademais, o índice de inflação interna demonstrou-se como uma ferramenta capaz de promover contribuições relevantes para a tomada de decisões, relacionadas principalmente à gestão dos custos e formação/atualização do preço de venda, evidenciando a importância de conhecer, contabilizar e gerir estrategicamente os custos de fabricação, além de proporcionar uma análise significativa sobre a atual rentabilidade da empresa estudada (sic).
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-13T17:49:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-13T17:49:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/4290
url https://repositorio.ucs.br/11338/4290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4290/3/TCC%20Ana%20Paula%20Pelizzer.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4290/4/TCC%20Ana%20Paula%20Pelizzer.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4290/1/TCC%20Ana%20Paula%20Pelizzer.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4290/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6aa48880860ad7596b02b9d06ba00787
6bde0c2f4bf49a0efd9fe5628e575f21
60a753786c9eea56ddc591b7eef7c1d2
0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308904124284928