Análise de esforços através do MEF na região de engaste da viga na suspensão pneumática para semirreboques
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1961 |
Resumo: | Neste trabalho foram realizadas análises em métodos de elementos finitos, analisando e comparando dois modelos de suspensão pneumática um atual e um proposto para aplicação em semirreboques de diversas utilizações. As análises foram executadas utilizando uma análise linear estática tendo como ferramenta software de uso comercial. Para a validação dos modelos analisados utilizou-se de valores obtidos em ensaio estático anteriormente realizado na empresa. A definição das condições de contorno foi executada por meio de aplicação dos mesmos carregamentos aplicados no ensaio na empresa. Foi adotado um critério de Soderberg para a fadiga em condições de carregamento aplicada para a validação do conjunto em método de elementos finitos. Com a execução do método de elementos finitos na suspensão de modelo proposto a condição de carregamento não apresentou a existência de valores de tensão superiores ao limite de resistência do material. Essa indicação significa que a suspensão de modelo proposto não ira apresentar falhas na região de engaste do braço com a viga (sic). |
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Sartori, Rafael AndréGrison, VagnerCorso, Leandro LuísLimana, DanielCiapparini, Joel Vicente2017-03-30T14:16:48Z2017-03-30T14:16:48Z2014https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1961Neste trabalho foram realizadas análises em métodos de elementos finitos, analisando e comparando dois modelos de suspensão pneumática um atual e um proposto para aplicação em semirreboques de diversas utilizações. As análises foram executadas utilizando uma análise linear estática tendo como ferramenta software de uso comercial. Para a validação dos modelos analisados utilizou-se de valores obtidos em ensaio estático anteriormente realizado na empresa. A definição das condições de contorno foi executada por meio de aplicação dos mesmos carregamentos aplicados no ensaio na empresa. Foi adotado um critério de Soderberg para a fadiga em condições de carregamento aplicada para a validação do conjunto em método de elementos finitos. Com a execução do método de elementos finitos na suspensão de modelo proposto a condição de carregamento não apresentou a existência de valores de tensão superiores ao limite de resistência do material. Essa indicação significa que a suspensão de modelo proposto não ira apresentar falhas na região de engaste do braço com a viga (sic).Método dos elementos finitosCaminhõesVeículos a motor - Molas e suspensão $x FadigaResistência de materiaisAnálise de esforços através do MEF na região de engaste da viga na suspensão pneumática para semirreboquesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia MecânicaTEXTTCC Rafael Andre Sartori.pdf.txtTCC Rafael Andre Sartori.pdf.txtExtracted texttext/plain80448https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1961/3/TCC%20Rafael%20Andre%20Sartori.pdf.txt4f58415f1f89ca033fc319df70e796afMD53THUMBNAILTCC Rafael Andre Sartori.pdf.jpgTCC Rafael Andre Sartori.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1218https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1961/4/TCC%20Rafael%20Andre%20Sartori.pdf.jpgb6e5f6a0ec4c2640e1e970fc5782a4f7MD54ORIGINALTCC Rafael Andre Sartori.pdfTCC Rafael Andre Sartori.pdfapplication/pdf2546078https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1961/1/TCC%20Rafael%20Andre%20Sartori.pdffc7f5f523219870d4ed6c3353387265eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1961/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/19612018-08-17 06:43:57.756oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:43:57Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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Neste trabalho foram realizadas análises em métodos de elementos finitos, analisando e comparando dois modelos de suspensão pneumática um atual e um proposto para aplicação em semirreboques de diversas utilizações. As análises foram executadas utilizando uma análise linear estática tendo como ferramenta software de uso comercial. Para a validação dos modelos analisados utilizou-se de valores obtidos em ensaio estático anteriormente realizado na empresa. A definição das condições de contorno foi executada por meio de aplicação dos mesmos carregamentos aplicados no ensaio na empresa. Foi adotado um critério de Soderberg para a fadiga em condições de carregamento aplicada para a validação do conjunto em método de elementos finitos. Com a execução do método de elementos finitos na suspensão de modelo proposto a condição de carregamento não apresentou a existência de valores de tensão superiores ao limite de resistência do material. Essa indicação significa que a suspensão de modelo proposto não ira apresentar falhas na região de engaste do braço com a viga (sic). |
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