Estudo sobre a substituição de feixe de molas por um sistema coilover em um Chevrolet Corvette
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/13408 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar a substituição da suspensão traseira de feixe de molas por um sistema de coilover, juntamente com a troca da suspensão traseira por um four-link em um Chevrolet Corvette C1, visando melhorar a dirigibilidade, desempenho e conforto do veículo. A suspensão traseira de feixe de molas é vantajosa para o transporte de cargas e possui um baixo custo de manutenção. No entanto, para atingir um equilíbrio entre conforto e desempenho, optou-se pela substituição por um sistema de coilover. O coilover oferece uma melhora significativa na relação entre desempenho e conforto de rodagem. No entanto, essa substituição requer modificações na suspensão, uma vez que o feixe de molas original faz parte da sustentação do eixo traseiro. Além disso, o custo de substituição e manutenção é mais elevado. Para que ocorresse essa substituição do sistema de amortecimento da suspensão, foi necessária uma modificação do sistema original de suspensão, portanto foi realizada a troca da suspensão traseira por um four-link. Essa modificação otimiza a transferência de peso durante as movimentações longitudinais, além de melhorar a tração nas rodas motrizes. O four-link proporciona maior controle, estabilidade, reduzindo a inclinação da carroceria em curvas, além de um melhor contato dos pneus com o solo. [resumo fornecido pelo autor] |
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Corso, Felipe SchmitLinzmaier, Paulo RobertoNascimento, Vagner doColombo, Adelair Lino2024-05-28T19:50:56Z2024-05-28T19:50:56Z2023-12-202023-12-05https://repositorio.ucs.br/11338/13408O objetivo deste trabalho é analisar a substituição da suspensão traseira de feixe de molas por um sistema de coilover, juntamente com a troca da suspensão traseira por um four-link em um Chevrolet Corvette C1, visando melhorar a dirigibilidade, desempenho e conforto do veículo. A suspensão traseira de feixe de molas é vantajosa para o transporte de cargas e possui um baixo custo de manutenção. No entanto, para atingir um equilíbrio entre conforto e desempenho, optou-se pela substituição por um sistema de coilover. O coilover oferece uma melhora significativa na relação entre desempenho e conforto de rodagem. No entanto, essa substituição requer modificações na suspensão, uma vez que o feixe de molas original faz parte da sustentação do eixo traseiro. Além disso, o custo de substituição e manutenção é mais elevado. Para que ocorresse essa substituição do sistema de amortecimento da suspensão, foi necessária uma modificação do sistema original de suspensão, portanto foi realizada a troca da suspensão traseira por um four-link. Essa modificação otimiza a transferência de peso durante as movimentações longitudinais, além de melhorar a tração nas rodas motrizes. O four-link proporciona maior controle, estabilidade, reduzindo a inclinação da carroceria em curvas, além de um melhor contato dos pneus com o solo. [resumo fornecido pelo autor]The objective of this work is to analyze the replacement of the rear leaf spring suspension with a coilover system, along with the substitution of the rear suspension with a four-link setup in a Chevrolet Corvette C1, with the goal of enhancing the vehicle's drivability, performance, and comfort. The rear leaf spring suspension is advantageous for cargo transport and has a low maintenance cost. However, to achieve a balance between comfort and performance, the decision was made to replace it with a coilover system. The coilover provides a significant improvement in the trade-off between performance and ride comfort. Nevertheless, this replacement necessitates modifications to the suspension, as the original leaf spring is integral to supporting the rear axle. Additionally, the cost of replacement and maintenance is higher. To facilitate the replacement of the suspension damping system, a modification of the original suspension system was required. Thus, the rear suspension was exchanged for a four-link setup. This modification optimizes weight transfer during longitudinal movements and enhances traction on the driving wheels. The four-link system offers greater control, stability, reduces body roll in corners, and ensures better contact of the tires with the ground. [resumo fornecido pelo autor]Automóveis - Projetos e construçãoAutomóveis - Molas e suspensãoAutomóveis - DinâmicaEstudo sobre a substituição de feixe de molas por um sistema coilover em um Chevrolet Corvetteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia AutomotivaCampus Universitário de Caxias do Sul2023-07-24ORIGINALTCC Felipe Schmit Corso.pdfTCC Felipe Schmit Corso.pdfapplication/pdf2572442https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13408/1/TCC%20Felipe%20Schmit%20Corso.pdf9fccff9e0a9adb7024d98b617c45b791MD51TEXTTCC Felipe Schmit Corso.pdf.txtTCC Felipe Schmit Corso.pdf.txtExtracted texttext/plain80298https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13408/2/TCC%20Felipe%20Schmit%20Corso.pdf.txt499db75c52708e13c385ae3ba93bbb7cMD52THUMBNAILTCC Felipe Schmit Corso.pdf.jpgTCC Felipe Schmit Corso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13408/3/TCC%20Felipe%20Schmit%20Corso.pdf.jpg43c0691604c34ac10033a5bc0fcdf178MD5311338/134082024-05-29 07:05:08.746oai:repositorio.ucs.br:11338/13408Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-29T07:05:08Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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