Avaliação de uma suspensão duplo A aplicada na estrutura de um veículo VW Fusca visando aumento da vida útil do amortecedores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6915 |
Resumo: | Com o aumento dos adeptos do off-road e o elevado preço dos veículos com tração nas quatro rodas, é comum ver iniciantes neste meio optarem pela utilização de automóveis com tração traseira como o Volkswagen Fusca, porém, com o uso os componentes de suspensão começam a ser severamente afetados e apresentar falhas precoces devido ao uso em terrenos altamente irregulares. Uma alternativa para a suspensão dianteira é a substituição por uma suspensão chamada duplo A. Com isto, neste trabalho foi realizado a análise de vídeos para determinar as forças dinâmicas atuantes na suspensão atual por meio do software Tracker Video Analysis, comparando os deslocamentos, acelerações e forças atuantes entre a suspensão e a carroceria do veículo. Também para auxilio em trabalhos futuros foram identificados teoricamente a rigidez de quatro molas de diferentes formatos e obtendo valores próximos aos resultados encontrados através de ensaios de laboratório. Conforme o objetivo do trabalho, foram analisadas as forças resultantes na nova suspensão duplo A projetada para o veículo utilizando o procedimento indicado por Brown et. al, (2002). A verificação foi repetida variando a inclinação do amortecedor e a influência desta inclinação sobres as forças. A nova geometria duplo A desenvolvida para o veículo não proporcionou redução das forças atuantes sobre o amortecedor, porém com ela foi possível observar o efeito de ampliação destas forças com o aumento de inclinação do amortecedor. Pela facilidade de adequações na geometria duplo A através de trabalhos futuros será possível determinar um conjunto amortecedor/mola eficiente para a utilização do veículo impedindo a falha prematura deste componente. [resumo fornecido pelo autor] |
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