Os potenciais impactos da BR do Mar no transporte brasileiro de cabotagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/12584 |
Resumo: | A cabotagem tem apresentado historicamente uma participação de 11% na matriz modal brasileira. Porém, com a criação e aprovação da Lei nº 14.301/2022, também conhecida como BR do Mar, que buscou estimular esse setor no Brasil, essa situação tende a mudar. A BR do Mar tem como elementos centrais o incremento da oferta e o estímulo à concorrência e à competitividade. Considerando esse contexto, esta pesquisa buscou analisar os potenciais impactos da BR do Mar no transporte brasileiro de cabotagem. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa exploratória, tendo sido entrevistados representantes de diferentes atores envolvidos no setor, tais como a Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (ABAC), a Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (ABEAM), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), e profissionais do meio acadêmico. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas a procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os potenciais impactos da BR do Mar, de forma geral, foram entendidos pelos entrevistados como positivos e de grande importância para fortalecer e desenvolver o setor, contribuindo assim para o crescimento do país. [resumo fornecido pelo autor] |
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Silva, Ciro Santos daAndrade, Simone Fonseca deGonçalves, Roberto BirchVieira, Guilherme Bergmann Borges2023-08-04T00:57:31Z2023-08-04T00:57:31Z2023-07-102023-06-21https://repositorio.ucs.br/11338/12584A cabotagem tem apresentado historicamente uma participação de 11% na matriz modal brasileira. Porém, com a criação e aprovação da Lei nº 14.301/2022, também conhecida como BR do Mar, que buscou estimular esse setor no Brasil, essa situação tende a mudar. A BR do Mar tem como elementos centrais o incremento da oferta e o estímulo à concorrência e à competitividade. Considerando esse contexto, esta pesquisa buscou analisar os potenciais impactos da BR do Mar no transporte brasileiro de cabotagem. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa exploratória, tendo sido entrevistados representantes de diferentes atores envolvidos no setor, tais como a Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (ABAC), a Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (ABEAM), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), e profissionais do meio acadêmico. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas a procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os potenciais impactos da BR do Mar, de forma geral, foram entendidos pelos entrevistados como positivos e de grande importância para fortalecer e desenvolver o setor, contribuindo assim para o crescimento do país. [resumo fornecido pelo autor]Cabotage has historically presented a participation of 11% in the Brazilian modal matrix. However, with the creation and approval of Law nº 14.301/2022, also known as BR do Mar, which sought to stimulate this sector in Brazil, this situation tends to change. BR do Mar has as its central elements an increase in supply, stimulation of development, incentive to competition and competitiveness. Considering this context, this research sought to analyze the potential impacts of BR do Mar on Brazilian cabotage transport. For this, an exploratory qualitative approach was used, with the interviewees being the Brazilian association of cabotage shipowners, the Brazilian association of maritime support companies, the national waterway transport agency and professionals from the academic environment. content analysis. The results indicated that the potential impacts of BR do Mar, in general, were understood by the interviewees as positive and of great importance to strengthen and develop the sector, thus contributing to the country's growth. [resumo fornecido pelo autor]Comércio internacionalCabotagem (Transporte de carga)Transporte de mercadoriasNavegaçãoOs potenciais impactos da BR do Mar no transporte brasileiro de cabotageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Comércio InternacionalCampus Universitário de Caxias do Sul2023-07-08ORIGINALTCC Ciro Santos da Silva.pdfTCC Ciro Santos da Silva.pdfapplication/pdf531283https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12584/1/TCC%20Ciro%20Santos%20da%20Silva.pdf63013c46c16f050ecd4ccc92a7a7d498MD51TEXTTCC Ciro Santos da Silva.pdf.txtTCC Ciro Santos da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain95038https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12584/2/TCC%20Ciro%20Santos%20da%20Silva.pdf.txtf6d232d505f0a477f52c712a4dc36c70MD52THUMBNAILTCC Ciro Santos da Silva.pdf.jpgTCC Ciro Santos da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1146https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12584/3/TCC%20Ciro%20Santos%20da%20Silva.pdf.jpg9e103d0a93d6d5e15c5d40c74e445450MD5311338/125842024-04-10 15:05:58.817oai:repositorio.ucs.br:11338/12584Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-04-10T15:05:58Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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A cabotagem tem apresentado historicamente uma participação de 11% na matriz modal brasileira. Porém, com a criação e aprovação da Lei nº 14.301/2022, também conhecida como BR do Mar, que buscou estimular esse setor no Brasil, essa situação tende a mudar. A BR do Mar tem como elementos centrais o incremento da oferta e o estímulo à concorrência e à competitividade. Considerando esse contexto, esta pesquisa buscou analisar os potenciais impactos da BR do Mar no transporte brasileiro de cabotagem. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa exploratória, tendo sido entrevistados representantes de diferentes atores envolvidos no setor, tais como a Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (ABAC), a Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (ABEAM), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), e profissionais do meio acadêmico. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas a procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os potenciais impactos da BR do Mar, de forma geral, foram entendidos pelos entrevistados como positivos e de grande importância para fortalecer e desenvolver o setor, contribuindo assim para o crescimento do país. [resumo fornecido pelo autor] |
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