A percepção dos consumidores do município de Caxias do Sul sobre os fatores que influenciam o processo de decisão de compra entre lojas físicas e virtuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11480 |
Resumo: | O surgimento do comércio eletrônico acabou modificando o modo como as pessoas adquirem produtos e serviços. Com o passar dos anos, as compras em lojas virtuais se tornaram cada vez mais frequentes, entretanto, existem determinados fatores que são decisivos para que a compra seja realizada no mundo virtual ou no físico. O processo de decisão de compra vem sendo cada vez mais influenciado pela evolução da internet. Atualmente, os consumidores têm acesso as avaliações de outros usuários, podendo facilmente aproveitar promoções, comparar preços, além de comprar em qualquer lugar a qualquer hora. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar quais são os principais fatores que influenciam os consumidores do município de Caxias do Sul no processo de decisão de compra entre lojas físicas e lojas virtuais. Para a elaboração deste estudo foi aplicada uma pesquisa de natureza quantitativa em nível descritivo, utilizando um questionário estruturado e adaptado de Arantes (2016) e Ribeiro, A. M. (2015), o qual é composto por treze questões. Como resultado, observa-se que a maior parte dos respondentes compram frequentemente pela internet, sendo que um dos fatores que os motivam a comprar por este meio é a comodidade. Por outro lado, de acordo com os resultados da pesquisa, as compras em lojas físicas são motivadas, principalmente, pela necessidade em ter contato com o produto. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_cf3b3ec3746be9db39b92bf2343b018a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/11480 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Parenti, FelipeMacke, JanaínaLuchese, Juliana Raquel de SouzaOliveira, Ronald Lopes de2023-01-23T19:12:04Z2023-01-23T19:12:04Z2020-12-142020-12-01https://repositorio.ucs.br/11338/11480O surgimento do comércio eletrônico acabou modificando o modo como as pessoas adquirem produtos e serviços. Com o passar dos anos, as compras em lojas virtuais se tornaram cada vez mais frequentes, entretanto, existem determinados fatores que são decisivos para que a compra seja realizada no mundo virtual ou no físico. O processo de decisão de compra vem sendo cada vez mais influenciado pela evolução da internet. Atualmente, os consumidores têm acesso as avaliações de outros usuários, podendo facilmente aproveitar promoções, comparar preços, além de comprar em qualquer lugar a qualquer hora. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar quais são os principais fatores que influenciam os consumidores do município de Caxias do Sul no processo de decisão de compra entre lojas físicas e lojas virtuais. Para a elaboração deste estudo foi aplicada uma pesquisa de natureza quantitativa em nível descritivo, utilizando um questionário estruturado e adaptado de Arantes (2016) e Ribeiro, A. M. (2015), o qual é composto por treze questões. Como resultado, observa-se que a maior parte dos respondentes compram frequentemente pela internet, sendo que um dos fatores que os motivam a comprar por este meio é a comodidade. Por outro lado, de acordo com os resultados da pesquisa, as compras em lojas físicas são motivadas, principalmente, pela necessidade em ter contato com o produto. [resumo fornecido pelo autor]AdministraçãoComportamento do consumidor - Caxias do Sul (RS)Processo decisórioComércio virtualComércio eletrônicoConsumidores - AtitudesComprasA percepção dos consumidores do município de Caxias do Sul sobre os fatores que influenciam o processo de decisão de compra entre lojas físicas e virtuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2021-01-04TEXTTCC Felipe Parenti.pdf.txtTCC Felipe Parenti.pdf.txtExtracted texttext/plain146355https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11480/2/TCC%20Felipe%20Parenti.pdf.txta5616f771f3e640d71ac6d07e8689e97MD52THUMBNAILTCC Felipe Parenti.pdf.jpgTCC Felipe Parenti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11480/3/TCC%20Felipe%20Parenti.pdf.jpg4910f4fa46c2b5e3aff569ce778393faMD53ORIGINALTCC Felipe Parenti.pdfTCC Felipe Parenti.pdfapplication/pdf1042793https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11480/1/TCC%20Felipe%20Parenti.pdfe5d6f96ca4d689586c6f02c95d38f169MD5111338/114802023-03-16 17:06:40.041oai:repositorio.ucs.br:11338/11480Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-03-16T17:06:40Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A percepção dos consumidores do município de Caxias do Sul sobre os fatores que influenciam o processo de decisão de compra entre lojas físicas e virtuais |
title |
A percepção dos consumidores do município de Caxias do Sul sobre os fatores que influenciam o processo de decisão de compra entre lojas físicas e virtuais |
spellingShingle |
A percepção dos consumidores do município de Caxias do Sul sobre os fatores que influenciam o processo de decisão de compra entre lojas físicas e virtuais Parenti, Felipe Administração Comportamento do consumidor - Caxias do Sul (RS) Processo decisório Comércio virtual Comércio eletrônico Consumidores - Atitudes Compras |
title_short |
A percepção dos consumidores do município de Caxias do Sul sobre os fatores que influenciam o processo de decisão de compra entre lojas físicas e virtuais |
title_full |
A percepção dos consumidores do município de Caxias do Sul sobre os fatores que influenciam o processo de decisão de compra entre lojas físicas e virtuais |
title_fullStr |
A percepção dos consumidores do município de Caxias do Sul sobre os fatores que influenciam o processo de decisão de compra entre lojas físicas e virtuais |
title_full_unstemmed |
A percepção dos consumidores do município de Caxias do Sul sobre os fatores que influenciam o processo de decisão de compra entre lojas físicas e virtuais |
title_sort |
A percepção dos consumidores do município de Caxias do Sul sobre os fatores que influenciam o processo de decisão de compra entre lojas físicas e virtuais |
author |
Parenti, Felipe |
author_facet |
Parenti, Felipe |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Macke, Janaína Luchese, Juliana Raquel de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parenti, Felipe |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Ronald Lopes de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Ronald Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Comportamento do consumidor - Caxias do Sul (RS) Processo decisório Comércio virtual Comércio eletrônico Consumidores - Atitudes Compras |
topic |
Administração Comportamento do consumidor - Caxias do Sul (RS) Processo decisório Comércio virtual Comércio eletrônico Consumidores - Atitudes Compras |
description |
O surgimento do comércio eletrônico acabou modificando o modo como as pessoas adquirem produtos e serviços. Com o passar dos anos, as compras em lojas virtuais se tornaram cada vez mais frequentes, entretanto, existem determinados fatores que são decisivos para que a compra seja realizada no mundo virtual ou no físico. O processo de decisão de compra vem sendo cada vez mais influenciado pela evolução da internet. Atualmente, os consumidores têm acesso as avaliações de outros usuários, podendo facilmente aproveitar promoções, comparar preços, além de comprar em qualquer lugar a qualquer hora. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar quais são os principais fatores que influenciam os consumidores do município de Caxias do Sul no processo de decisão de compra entre lojas físicas e lojas virtuais. Para a elaboração deste estudo foi aplicada uma pesquisa de natureza quantitativa em nível descritivo, utilizando um questionário estruturado e adaptado de Arantes (2016) e Ribeiro, A. M. (2015), o qual é composto por treze questões. Como resultado, observa-se que a maior parte dos respondentes compram frequentemente pela internet, sendo que um dos fatores que os motivam a comprar por este meio é a comodidade. Por outro lado, de acordo com os resultados da pesquisa, as compras em lojas físicas são motivadas, principalmente, pela necessidade em ter contato com o produto. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-01 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-23T19:12:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-23T19:12:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/11480 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/11480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11480/2/TCC%20Felipe%20Parenti.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11480/3/TCC%20Felipe%20Parenti.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11480/1/TCC%20Felipe%20Parenti.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a5616f771f3e640d71ac6d07e8689e97 4910f4fa46c2b5e3aff569ce778393fa e5d6f96ca4d689586c6f02c95d38f169 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308880766205952 |