A atuação do pedagogo : uma possível ramificação no contexto educativo pela equoterapia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Janaína Araújo da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6237
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender qual é o papel do pedagogo na equoterapia e como sua atuação pode auxiliar no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças e jovens com deficiência. Para isso, foi realizadas pesquisas em torno do campo da educação nos espaços não formais, das possibilidades de atuação do pedagogo e como este profissional pode contribuir para as práticas desenvolvidas no âmbito da equoterapia. Para esta investigação, além da revisão bibliográfica foram realizadas visitas a um espaço de equoterapia. A temática da equoterapia é norteada, principalmente, por concepções de Medeiros e Dias (2002, 2003) e Lermontov (2004), dentre outros artigos e teses em torno dessa temática. Esta investigação organiza-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, pois pretende possibilitar uma visão mais geral do assunto, sem pretender generalizações. Para Minayo (1996), as pesquisas que buscam atuar na complexidade das ciências humanas e sociais e caminham para o universo de significações, motivos, atitudes, crenças e valores, são consideradas qualitativas. Também se utilizou Libâneo (1999, 2001) para compreender a dimensão da atuação do pedagogo nos espaços não formais. Como resultado dessa investigação, descobriu-se que a equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo, por meio de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo as áreas da saúde, equitação e educação. Esta terapia é utilizada, primordialmente, por pessoas que possuem deficiências ou alguma necessidade especial. Vários profissionais podem atuar na equipe de equoterapia, dentre eles o fisioterapeuta, instrutor de equitação, veterinário, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta educacional, o já mencionado pedagogo, dentre outros. Cabe ressaltar que o campo de atuação do pedagogo é muito vasto e contempla os âmbitos não formais, mas isso ainda é pouco abordado e muitos destes profissionais pensam que devem atuar, principalmente, nas salas de aula das escolas. A parte empírica do estudo permitiu identificar a importância da equipe interdisciplinar no trabalho com a equoterapia e a falta de conhecimento da área da educação sobre o papel do pedagogo nesse âmbito, e ao mesmo tempo, evidenciou-se o reconhecimento do papel do pedagogo pela profissional de fisioterapia e pelas mães e pacientes atendidos. Identificaram-se diversos benefícios a partir das sessões de equoterapia, destacados tanto pelos profissionais como pelos pacientes e familiares, assim como observados nas visitas realizadas, corroborando o que é apresentado pela literatura (sic).
id UCS_da3ee07cb529562c1407e84d7ee54540
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6237
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Silva, Janaína Araújo daAgliardi, Delcio AntônioTeixeira, Lezilda MariaValentini, Carla Beatris2020-07-06T16:04:32Z2020-07-06T16:04:32Z2019-12-122019https://repositorio.ucs.br/11338/6237O presente trabalho tem como objetivo compreender qual é o papel do pedagogo na equoterapia e como sua atuação pode auxiliar no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças e jovens com deficiência. Para isso, foi realizadas pesquisas em torno do campo da educação nos espaços não formais, das possibilidades de atuação do pedagogo e como este profissional pode contribuir para as práticas desenvolvidas no âmbito da equoterapia. Para esta investigação, além da revisão bibliográfica foram realizadas visitas a um espaço de equoterapia. A temática da equoterapia é norteada, principalmente, por concepções de Medeiros e Dias (2002, 2003) e Lermontov (2004), dentre outros artigos e teses em torno dessa temática. Esta investigação organiza-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, pois pretende possibilitar uma visão mais geral do assunto, sem pretender generalizações. Para Minayo (1996), as pesquisas que buscam atuar na complexidade das ciências humanas e sociais e caminham para o universo de significações, motivos, atitudes, crenças e valores, são consideradas qualitativas. Também se utilizou Libâneo (1999, 2001) para compreender a dimensão da atuação do pedagogo nos espaços não formais. Como resultado dessa investigação, descobriu-se que a equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo, por meio de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo as áreas da saúde, equitação e educação. Esta terapia é utilizada, primordialmente, por pessoas que possuem deficiências ou alguma necessidade especial. Vários profissionais podem atuar na equipe de equoterapia, dentre eles o fisioterapeuta, instrutor de equitação, veterinário, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta educacional, o já mencionado pedagogo, dentre outros. Cabe ressaltar que o campo de atuação do pedagogo é muito vasto e contempla os âmbitos não formais, mas isso ainda é pouco abordado e muitos destes profissionais pensam que devem atuar, principalmente, nas salas de aula das escolas. A parte empírica do estudo permitiu identificar a importância da equipe interdisciplinar no trabalho com a equoterapia e a falta de conhecimento da área da educação sobre o papel do pedagogo nesse âmbito, e ao mesmo tempo, evidenciou-se o reconhecimento do papel do pedagogo pela profissional de fisioterapia e pelas mães e pacientes atendidos. Identificaram-se diversos benefícios a partir das sessões de equoterapia, destacados tanto pelos profissionais como pelos pacientes e familiares, assim como observados nas visitas realizadas, corroborando o que é apresentado pela literatura (sic).EducaçãoEducação inclusivaAprendizagemEquitação - Uso terapêuticoA atuação do pedagogo : uma possível ramificação no contexto educativo pela equoterapiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do Sul2019-12-13 00:00:00ORIGINALTCC Janaína Araújo da Silva.pdfTCC Janaína Araújo da Silva.pdfapplication/pdf1284245https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6237/1/TCC%20Jana%c3%adna%20Ara%c3%bajo%20da%20Silva.pdf1df7da4e2bbb98b09dd257d3e573f8d3MD51TEXTTCC Janaína Araújo da Silva.pdf.txtTCC Janaína Araújo da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain165446https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6237/2/TCC%20Jana%c3%adna%20Ara%c3%bajo%20da%20Silva.pdf.txtbc62483ac66e8875322857091d7beeceMD52THUMBNAILTCC Janaína Araújo da Silva.pdf.jpgTCC Janaína Araújo da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6237/3/TCC%20Jana%c3%adna%20Ara%c3%bajo%20da%20Silva.pdf.jpg64ef327d70c3ae7298b92b105efb9fafMD5311338/62372020-07-07 06:01:06.475oai:repositorio.ucs.br:11338/6237Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-07-07T06:01:06Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A atuação do pedagogo : uma possível ramificação no contexto educativo pela equoterapia
title A atuação do pedagogo : uma possível ramificação no contexto educativo pela equoterapia
spellingShingle A atuação do pedagogo : uma possível ramificação no contexto educativo pela equoterapia
Silva, Janaína Araújo da
Educação
Educação inclusiva
Aprendizagem
Equitação - Uso terapêutico
title_short A atuação do pedagogo : uma possível ramificação no contexto educativo pela equoterapia
title_full A atuação do pedagogo : uma possível ramificação no contexto educativo pela equoterapia
title_fullStr A atuação do pedagogo : uma possível ramificação no contexto educativo pela equoterapia
title_full_unstemmed A atuação do pedagogo : uma possível ramificação no contexto educativo pela equoterapia
title_sort A atuação do pedagogo : uma possível ramificação no contexto educativo pela equoterapia
author Silva, Janaína Araújo da
author_facet Silva, Janaína Araújo da
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Agliardi, Delcio Antônio
Teixeira, Lezilda Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Janaína Araújo da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valentini, Carla Beatris
contributor_str_mv Valentini, Carla Beatris
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação inclusiva
Aprendizagem
Equitação - Uso terapêutico
topic Educação
Educação inclusiva
Aprendizagem
Equitação - Uso terapêutico
description O presente trabalho tem como objetivo compreender qual é o papel do pedagogo na equoterapia e como sua atuação pode auxiliar no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças e jovens com deficiência. Para isso, foi realizadas pesquisas em torno do campo da educação nos espaços não formais, das possibilidades de atuação do pedagogo e como este profissional pode contribuir para as práticas desenvolvidas no âmbito da equoterapia. Para esta investigação, além da revisão bibliográfica foram realizadas visitas a um espaço de equoterapia. A temática da equoterapia é norteada, principalmente, por concepções de Medeiros e Dias (2002, 2003) e Lermontov (2004), dentre outros artigos e teses em torno dessa temática. Esta investigação organiza-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, pois pretende possibilitar uma visão mais geral do assunto, sem pretender generalizações. Para Minayo (1996), as pesquisas que buscam atuar na complexidade das ciências humanas e sociais e caminham para o universo de significações, motivos, atitudes, crenças e valores, são consideradas qualitativas. Também se utilizou Libâneo (1999, 2001) para compreender a dimensão da atuação do pedagogo nos espaços não formais. Como resultado dessa investigação, descobriu-se que a equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo, por meio de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo as áreas da saúde, equitação e educação. Esta terapia é utilizada, primordialmente, por pessoas que possuem deficiências ou alguma necessidade especial. Vários profissionais podem atuar na equipe de equoterapia, dentre eles o fisioterapeuta, instrutor de equitação, veterinário, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta educacional, o já mencionado pedagogo, dentre outros. Cabe ressaltar que o campo de atuação do pedagogo é muito vasto e contempla os âmbitos não formais, mas isso ainda é pouco abordado e muitos destes profissionais pensam que devem atuar, principalmente, nas salas de aula das escolas. A parte empírica do estudo permitiu identificar a importância da equipe interdisciplinar no trabalho com a equoterapia e a falta de conhecimento da área da educação sobre o papel do pedagogo nesse âmbito, e ao mesmo tempo, evidenciou-se o reconhecimento do papel do pedagogo pela profissional de fisioterapia e pelas mães e pacientes atendidos. Identificaram-se diversos benefícios a partir das sessões de equoterapia, destacados tanto pelos profissionais como pelos pacientes e familiares, assim como observados nas visitas realizadas, corroborando o que é apresentado pela literatura (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-06T16:04:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-06T16:04:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6237
url https://repositorio.ucs.br/11338/6237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6237/1/TCC%20Jana%c3%adna%20Ara%c3%bajo%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6237/2/TCC%20Jana%c3%adna%20Ara%c3%bajo%20da%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6237/3/TCC%20Jana%c3%adna%20Ara%c3%bajo%20da%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1df7da4e2bbb98b09dd257d3e573f8d3
bc62483ac66e8875322857091d7beece
64ef327d70c3ae7298b92b105efb9faf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308885092630528