Transformação digital no processo de importação: estudo de uma empresa do setor eletrometalúrgico localizada no Sul do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11337 |
Resumo: | O avanço cada vez mais rápido das tecnologias digitais e o surgimento de empresas nascidas digitais pressiona as empresas que tiveram um início analógico a se adaptarem rapidamente ao mercado para que não desapareçam. Dessa forma, a transformação digital passou a ser o centro de novas estratégias de adaptação no mundo corporativo, mesmo com seu conceito ainda não totalmente compreendido. Considerando tal contexto, o presente trabalho busca avaliar a maturidade da transformação digital do processo de importação de uma empresa do setor eletrometalúrgico localizada em Farroupilha/RS. Para alcançar esse objetivo, foram identificados os principais aspectos da transformação digital e suas influências nas organizações, bem como modelos de maturidade já utilizados para avaliação do tema e, dentre esses, aqueles que poderiam ser utilizados para avaliação do processo de importação. Por fim, foi elaborada uma adaptação do modelo de maturidade em transformação digital para aplicá-lo ao processo de importação. Esse modelo adaptado foi então utilizado para analisar o estágio da transformação digital do processo de importação da empresa estudada. Os resultados indicaram que o processo de importação se encontra no terceiro nível de maturidade da transformação digital. Isso indica que a empresa está passando por mudanças consideráveis em sua cultura organizacional e hierarquia, ao passo que desenvolve processos cada vez mais digitalizados. Nesse estágio, a empresa deve começar a aprimorar suas estratégias de comunicação já que os processos centrados nos usuários se tornam uma presença diária. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_ef525d36f4d242a49cc606233153d92f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/11337 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Paula SchapariniLazzari, FernandaGonçalves, Roberto BirchVieira, Guilherme Bergmann Borges2022-12-08T13:51:51Z2022-12-08T13:51:51Z2021-12-082021-12-02https://repositorio.ucs.br/11338/11337O avanço cada vez mais rápido das tecnologias digitais e o surgimento de empresas nascidas digitais pressiona as empresas que tiveram um início analógico a se adaptarem rapidamente ao mercado para que não desapareçam. Dessa forma, a transformação digital passou a ser o centro de novas estratégias de adaptação no mundo corporativo, mesmo com seu conceito ainda não totalmente compreendido. Considerando tal contexto, o presente trabalho busca avaliar a maturidade da transformação digital do processo de importação de uma empresa do setor eletrometalúrgico localizada em Farroupilha/RS. Para alcançar esse objetivo, foram identificados os principais aspectos da transformação digital e suas influências nas organizações, bem como modelos de maturidade já utilizados para avaliação do tema e, dentre esses, aqueles que poderiam ser utilizados para avaliação do processo de importação. Por fim, foi elaborada uma adaptação do modelo de maturidade em transformação digital para aplicá-lo ao processo de importação. Esse modelo adaptado foi então utilizado para analisar o estágio da transformação digital do processo de importação da empresa estudada. Os resultados indicaram que o processo de importação se encontra no terceiro nível de maturidade da transformação digital. Isso indica que a empresa está passando por mudanças consideráveis em sua cultura organizacional e hierarquia, ao passo que desenvolve processos cada vez mais digitalizados. Nesse estágio, a empresa deve começar a aprimorar suas estratégias de comunicação já que os processos centrados nos usuários se tornam uma presença diária. [resumo fornecido pelo autor]The fast progress of the digital technologies and the advent of "born digital" companies pressure originally analog businesses to adapt quickly to the market changes to ensure their self-preservation. Therefore, digital transformation became the center of new adaptation strategies in the corporate world, even when its concept is not fully comprehended. Given the context, the present research has the goal of evaluating the digital transformation maturity of an electrometallurgical industry located in Farroupilha/RS. To achieve this goal, the main aspects of digital transformation and their impacts on the organizations were identified, as were the maturity models already developed on the subject, and, among these, the ones that could be applied to the import process. Ultimately, an adaptation of the maturity models identified was elaborated for the import process. This adapted model was then applied to analyze the stage of the digital transformation of the import process of the chosen company. The results point that the import process currently finds itself on the third level of digital transformation maturity. This indicates that the company is going through deep changes in its organizational culture and hierarchy, as it also develops more digitalized processes. In this stage the company must start to enhance its communication strategies once user centered processes become part of its routine. [resumo fornecido pelo autor]Comércio internacionalImportaçãoTecnologiaEmpresas virtuaisTransformação digital no processo de importação: estudo de uma empresa do setor eletrometalúrgico localizada no Sul do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Comércio InternacionalCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-07TEXTTCC Paula Schaparini Oliveira.pdf.txtTCC Paula Schaparini Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain123374https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11337/2/TCC%20Paula%20Schaparini%20Oliveira.pdf.txtb15ca61b811b205030731bd943acef89MD52THUMBNAILTCC Paula Schaparini Oliveira.pdf.jpgTCC Paula Schaparini Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11337/3/TCC%20Paula%20Schaparini%20Oliveira.pdf.jpgdab44fe7997bf0ad50cd924382fad143MD53ORIGINALTCC Paula Schaparini Oliveira.pdfTCC Paula Schaparini Oliveira.pdfapplication/pdf672545https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11337/1/TCC%20Paula%20Schaparini%20Oliveira.pdf09673b82d25523b84f42dcb1b18b3005MD5111338/113372022-12-09 05:04:45.217oai:repositorio.ucs.br:11338/11337Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-12-09T05:04:45Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transformação digital no processo de importação: estudo de uma empresa do setor eletrometalúrgico localizada no Sul do Brasil |
title |
Transformação digital no processo de importação: estudo de uma empresa do setor eletrometalúrgico localizada no Sul do Brasil |
spellingShingle |
Transformação digital no processo de importação: estudo de uma empresa do setor eletrometalúrgico localizada no Sul do Brasil Oliveira, Paula Schaparini Comércio internacional Importação Tecnologia Empresas virtuais |
title_short |
Transformação digital no processo de importação: estudo de uma empresa do setor eletrometalúrgico localizada no Sul do Brasil |
title_full |
Transformação digital no processo de importação: estudo de uma empresa do setor eletrometalúrgico localizada no Sul do Brasil |
title_fullStr |
Transformação digital no processo de importação: estudo de uma empresa do setor eletrometalúrgico localizada no Sul do Brasil |
title_full_unstemmed |
Transformação digital no processo de importação: estudo de uma empresa do setor eletrometalúrgico localizada no Sul do Brasil |
title_sort |
Transformação digital no processo de importação: estudo de uma empresa do setor eletrometalúrgico localizada no Sul do Brasil |
author |
Oliveira, Paula Schaparini |
author_facet |
Oliveira, Paula Schaparini |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Lazzari, Fernanda Gonçalves, Roberto Birch |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Paula Schaparini |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Guilherme Bergmann Borges |
contributor_str_mv |
Vieira, Guilherme Bergmann Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio internacional Importação Tecnologia Empresas virtuais |
topic |
Comércio internacional Importação Tecnologia Empresas virtuais |
description |
O avanço cada vez mais rápido das tecnologias digitais e o surgimento de empresas nascidas digitais pressiona as empresas que tiveram um início analógico a se adaptarem rapidamente ao mercado para que não desapareçam. Dessa forma, a transformação digital passou a ser o centro de novas estratégias de adaptação no mundo corporativo, mesmo com seu conceito ainda não totalmente compreendido. Considerando tal contexto, o presente trabalho busca avaliar a maturidade da transformação digital do processo de importação de uma empresa do setor eletrometalúrgico localizada em Farroupilha/RS. Para alcançar esse objetivo, foram identificados os principais aspectos da transformação digital e suas influências nas organizações, bem como modelos de maturidade já utilizados para avaliação do tema e, dentre esses, aqueles que poderiam ser utilizados para avaliação do processo de importação. Por fim, foi elaborada uma adaptação do modelo de maturidade em transformação digital para aplicá-lo ao processo de importação. Esse modelo adaptado foi então utilizado para analisar o estágio da transformação digital do processo de importação da empresa estudada. Os resultados indicaram que o processo de importação se encontra no terceiro nível de maturidade da transformação digital. Isso indica que a empresa está passando por mudanças consideráveis em sua cultura organizacional e hierarquia, ao passo que desenvolve processos cada vez mais digitalizados. Nesse estágio, a empresa deve começar a aprimorar suas estratégias de comunicação já que os processos centrados nos usuários se tornam uma presença diária. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-12-02 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-08T13:51:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-08T13:51:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/11337 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/11337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11337/2/TCC%20Paula%20Schaparini%20Oliveira.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11337/3/TCC%20Paula%20Schaparini%20Oliveira.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11337/1/TCC%20Paula%20Schaparini%20Oliveira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b15ca61b811b205030731bd943acef89 dab44fe7997bf0ad50cd924382fad143 09673b82d25523b84f42dcb1b18b3005 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308912760356864 |