A utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzatto, Kelli Larissa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8422
Resumo: O objetivo desta monografia é apresentar os resultados do projeto de pesquisa, realizado durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Pedagogia, que tratou de investigar como o desenho animado pode ser uma ferramenta pedagógica na Educação Infantil. O projeto de pesquisa foi desenvolvido por intermédio de metodologia qualitativa que visa analisar dados de caráter subjetivo, usando a análise de conteúdo narrativa de três vídeos do desenho animado "O Show da Luna!". A partir desta análise foram construídas três categorias, sendo elas: saúde, imaginário e descobertas. As leis e diretrizes da Educação Infantil, além das informações sobre publicidade e propaganda estabelecidas no CONAR, constituíram-se no aporte legal, para compreender o vínculo do desenho com a integridade física e pessoal da criança. Apresenta-se ainda, nessa monografia, um breve histórico sobre a produção dos desenhos animados e também sobre a criação do desenho "O Show da Luna!", que faz referência ao real e imaginário da criança. Aborda-se ainda o uso da ferramenta pedagógica para o contexto da Educação Infantil, a partir dos estudos de Celso Vasconcellos. Entendeu-se que o uso do desenho animado "O Show da Luna!" como ferramenta pedagógica na Educação Infantil é possível se existe a compreensão pelo pedagogo sobre a intencionalidade da ação docente associada à escuta sensível da criança sobre suas percepções reais e imaginária relacionados ao desenho animado proposto. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_f688aaf18b9aa007db9583cdaff7dc09
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/8422
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Lorenzatto, Kelli LarissaCarara, Maria Christine QuillfeldtMatos, Sônia Regina da LuzWelter, Cristiane Backes2021-07-02T17:33:43Z2021-07-02T17:33:43Z2020-07-162020https://repositorio.ucs.br/11338/8422O objetivo desta monografia é apresentar os resultados do projeto de pesquisa, realizado durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Pedagogia, que tratou de investigar como o desenho animado pode ser uma ferramenta pedagógica na Educação Infantil. O projeto de pesquisa foi desenvolvido por intermédio de metodologia qualitativa que visa analisar dados de caráter subjetivo, usando a análise de conteúdo narrativa de três vídeos do desenho animado "O Show da Luna!". A partir desta análise foram construídas três categorias, sendo elas: saúde, imaginário e descobertas. As leis e diretrizes da Educação Infantil, além das informações sobre publicidade e propaganda estabelecidas no CONAR, constituíram-se no aporte legal, para compreender o vínculo do desenho com a integridade física e pessoal da criança. Apresenta-se ainda, nessa monografia, um breve histórico sobre a produção dos desenhos animados e também sobre a criação do desenho "O Show da Luna!", que faz referência ao real e imaginário da criança. Aborda-se ainda o uso da ferramenta pedagógica para o contexto da Educação Infantil, a partir dos estudos de Celso Vasconcellos. Entendeu-se que o uso do desenho animado "O Show da Luna!" como ferramenta pedagógica na Educação Infantil é possível se existe a compreensão pelo pedagogo sobre a intencionalidade da ação docente associada à escuta sensível da criança sobre suas percepções reais e imaginária relacionados ao desenho animado proposto. [resumo fornecido pelo autor]Educação de criançasDesenho animadoA utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-07-17 00:00:00ORIGINALTCC Kelli Larissa Lorenzatto.pdfTCC Kelli Larissa Lorenzatto.pdfapplication/pdf1574766https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8422/1/TCC%20Kelli%20Larissa%20Lorenzatto.pdf7901f84285bc5bc771f4f6b8449cba05MD51TEXTTCC Kelli Larissa Lorenzatto.pdf.txtTCC Kelli Larissa Lorenzatto.pdf.txtExtracted texttext/plain104416https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8422/2/TCC%20Kelli%20Larissa%20Lorenzatto.pdf.txt1f9b729da727c8ecde5c4ba1678cf0c5MD52THUMBNAILTCC Kelli Larissa Lorenzatto.pdf.jpgTCC Kelli Larissa Lorenzatto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8422/3/TCC%20Kelli%20Larissa%20Lorenzatto.pdf.jpgc36e3c8248d9baf5f2e885fa42fe4671MD5311338/84222021-07-12 17:49:21.949oai:repositorio.ucs.br:11338/8422Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-07-12T17:49:21Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil
title A utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil
spellingShingle A utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil
Lorenzatto, Kelli Larissa
Educação de crianças
Desenho animado
title_short A utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil
title_full A utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil
title_fullStr A utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil
title_full_unstemmed A utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil
title_sort A utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil
author Lorenzatto, Kelli Larissa
author_facet Lorenzatto, Kelli Larissa
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Carara, Maria Christine Quillfeldt
Matos, Sônia Regina da Luz
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzatto, Kelli Larissa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Welter, Cristiane Backes
contributor_str_mv Welter, Cristiane Backes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Desenho animado
topic Educação de crianças
Desenho animado
description O objetivo desta monografia é apresentar os resultados do projeto de pesquisa, realizado durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Pedagogia, que tratou de investigar como o desenho animado pode ser uma ferramenta pedagógica na Educação Infantil. O projeto de pesquisa foi desenvolvido por intermédio de metodologia qualitativa que visa analisar dados de caráter subjetivo, usando a análise de conteúdo narrativa de três vídeos do desenho animado "O Show da Luna!". A partir desta análise foram construídas três categorias, sendo elas: saúde, imaginário e descobertas. As leis e diretrizes da Educação Infantil, além das informações sobre publicidade e propaganda estabelecidas no CONAR, constituíram-se no aporte legal, para compreender o vínculo do desenho com a integridade física e pessoal da criança. Apresenta-se ainda, nessa monografia, um breve histórico sobre a produção dos desenhos animados e também sobre a criação do desenho "O Show da Luna!", que faz referência ao real e imaginário da criança. Aborda-se ainda o uso da ferramenta pedagógica para o contexto da Educação Infantil, a partir dos estudos de Celso Vasconcellos. Entendeu-se que o uso do desenho animado "O Show da Luna!" como ferramenta pedagógica na Educação Infantil é possível se existe a compreensão pelo pedagogo sobre a intencionalidade da ação docente associada à escuta sensível da criança sobre suas percepções reais e imaginária relacionados ao desenho animado proposto. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-02T17:33:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-02T17:33:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/8422
url https://repositorio.ucs.br/11338/8422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8422/1/TCC%20Kelli%20Larissa%20Lorenzatto.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8422/2/TCC%20Kelli%20Larissa%20Lorenzatto.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8422/3/TCC%20Kelli%20Larissa%20Lorenzatto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7901f84285bc5bc771f4f6b8449cba05
1f9b729da727c8ecde5c4ba1678cf0c5
c36e3c8248d9baf5f2e885fa42fe4671
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308881269522432