A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEEA Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eiterer, Carmem Lúcia
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Bergerhoff Leite Abreu, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1367
Resumo: Este trabalho resgata o PABAEE, acordo entre Brasil e Estados, Implantado entre 1956 e 1964, no Instituto de Educação em Belo Horizonte, com vistas à melhoria da educação brasileira. A pesquisa visou analisar conceitos e práticas deste projeto de formação de professores, entre eles as de avaliação, buscando compreender as rupturas e permanências do ponto de vista das práticas docentes atuais. A metodologia centrou-se em pesquisa bibliográfica, apoiamo-nos também no uso de recursos audiovisuais e depoimentos gravados. Destacamos no Programa a importância do uso de materiais e métodos para o processo de ensino-aprendizagem. Sobre a avaliação ressaltamos o lugar dos testes padronizados e estandardizados, mas também a valorização do trabalho em grupo dos alunos, entre outros. Palavras-Chave: PABAEE. Formação de Professores. Políticas Públicas. Abstract: This work rescues PABAEE - a convention between Brazil and its states to improve Brazilian education, implemented at the Education Institute in Belo Horizonte from 1956 to 1964. The research sought to analyze concepts and practices of that project to teachers training program, such as evaluation, seeking to understand ruptures and permanency from the point of view of current teaching practices. Methodology is based on bibliographic research as supported by usage of audiovisual resources and recorded testimonies. We point out the importance in the program given to usage of material and methods in the teaching-learning process. In regards to evaluation, we emphasize the place of standardized tests, and also valorization of group work. Keywords: PABAEE. Teachers Training. Public Policies.
id UDESC-0_16dac07faed4997c2ce9089cdce4b80a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1367
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEEA Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEEEste trabalho resgata o PABAEE, acordo entre Brasil e Estados, Implantado entre 1956 e 1964, no Instituto de Educação em Belo Horizonte, com vistas à melhoria da educação brasileira. A pesquisa visou analisar conceitos e práticas deste projeto de formação de professores, entre eles as de avaliação, buscando compreender as rupturas e permanências do ponto de vista das práticas docentes atuais. A metodologia centrou-se em pesquisa bibliográfica, apoiamo-nos também no uso de recursos audiovisuais e depoimentos gravados. Destacamos no Programa a importância do uso de materiais e métodos para o processo de ensino-aprendizagem. Sobre a avaliação ressaltamos o lugar dos testes padronizados e estandardizados, mas também a valorização do trabalho em grupo dos alunos, entre outros. Palavras-Chave: PABAEE. Formação de Professores. Políticas Públicas. Abstract: This work rescues PABAEE - a convention between Brazil and its states to improve Brazilian education, implemented at the Education Institute in Belo Horizonte from 1956 to 1964. The research sought to analyze concepts and practices of that project to teachers training program, such as evaluation, seeking to understand ruptures and permanency from the point of view of current teaching practices. Methodology is based on bibliographic research as supported by usage of audiovisual resources and recorded testimonies. We point out the importance in the program given to usage of material and methods in the teaching-learning process. In regards to evaluation, we emphasize the place of standardized tests, and also valorization of group work. Keywords: PABAEE. Teachers Training. Public Policies.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2008-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1367Revista Linhas; v. 9 n. 1 (2008)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1367/1173Eiterer, Carmem LúciaBergerhoff Leite Abreu, Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1367Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEEA Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEE
title A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEEA Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEE
spellingShingle A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEEA Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEE
Eiterer, Carmem Lúcia
title_short A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEEA Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEE
title_full A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEEA Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEE
title_fullStr A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEEA Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEE
title_full_unstemmed A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEEA Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEE
title_sort A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEEA Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEE
author Eiterer, Carmem Lúcia
author_facet Eiterer, Carmem Lúcia
Bergerhoff Leite Abreu, Cláudia
author_role author
author2 Bergerhoff Leite Abreu, Cláudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eiterer, Carmem Lúcia
Bergerhoff Leite Abreu, Cláudia
description Este trabalho resgata o PABAEE, acordo entre Brasil e Estados, Implantado entre 1956 e 1964, no Instituto de Educação em Belo Horizonte, com vistas à melhoria da educação brasileira. A pesquisa visou analisar conceitos e práticas deste projeto de formação de professores, entre eles as de avaliação, buscando compreender as rupturas e permanências do ponto de vista das práticas docentes atuais. A metodologia centrou-se em pesquisa bibliográfica, apoiamo-nos também no uso de recursos audiovisuais e depoimentos gravados. Destacamos no Programa a importância do uso de materiais e métodos para o processo de ensino-aprendizagem. Sobre a avaliação ressaltamos o lugar dos testes padronizados e estandardizados, mas também a valorização do trabalho em grupo dos alunos, entre outros. Palavras-Chave: PABAEE. Formação de Professores. Políticas Públicas. Abstract: This work rescues PABAEE - a convention between Brazil and its states to improve Brazilian education, implemented at the Education Institute in Belo Horizonte from 1956 to 1964. The research sought to analyze concepts and practices of that project to teachers training program, such as evaluation, seeking to understand ruptures and permanency from the point of view of current teaching practices. Methodology is based on bibliographic research as supported by usage of audiovisual resources and recorded testimonies. We point out the importance in the program given to usage of material and methods in the teaching-learning process. In regards to evaluation, we emphasize the place of standardized tests, and also valorization of group work. Keywords: PABAEE. Teachers Training. Public Policies.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1367
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1367/1173
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 9 n. 1 (2008)
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407504183296