A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEEA Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1367 |
Resumo: | Este trabalho resgata o PABAEE, acordo entre Brasil e Estados, Implantado entre 1956 e 1964, no Instituto de Educação em Belo Horizonte, com vistas à melhoria da educação brasileira. A pesquisa visou analisar conceitos e práticas deste projeto de formação de professores, entre eles as de avaliação, buscando compreender as rupturas e permanências do ponto de vista das práticas docentes atuais. A metodologia centrou-se em pesquisa bibliográfica, apoiamo-nos também no uso de recursos audiovisuais e depoimentos gravados. Destacamos no Programa a importância do uso de materiais e métodos para o processo de ensino-aprendizagem. Sobre a avaliação ressaltamos o lugar dos testes padronizados e estandardizados, mas também a valorização do trabalho em grupo dos alunos, entre outros. Palavras-Chave: PABAEE. Formação de Professores. Políticas Públicas. Abstract: This work rescues PABAEE - a convention between Brazil and its states to improve Brazilian education, implemented at the Education Institute in Belo Horizonte from 1956 to 1964. The research sought to analyze concepts and practices of that project to teachers training program, such as evaluation, seeking to understand ruptures and permanency from the point of view of current teaching practices. Methodology is based on bibliographic research as supported by usage of audiovisual resources and recorded testimonies. We point out the importance in the program given to usage of material and methods in the teaching-learning process. In regards to evaluation, we emphasize the place of standardized tests, and also valorization of group work. Keywords: PABAEE. Teachers Training. Public Policies. |
id |
UDESC-0_16dac07faed4997c2ce9089cdce4b80a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1367 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEEA Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEEEste trabalho resgata o PABAEE, acordo entre Brasil e Estados, Implantado entre 1956 e 1964, no Instituto de Educação em Belo Horizonte, com vistas à melhoria da educação brasileira. A pesquisa visou analisar conceitos e práticas deste projeto de formação de professores, entre eles as de avaliação, buscando compreender as rupturas e permanências do ponto de vista das práticas docentes atuais. A metodologia centrou-se em pesquisa bibliográfica, apoiamo-nos também no uso de recursos audiovisuais e depoimentos gravados. Destacamos no Programa a importância do uso de materiais e métodos para o processo de ensino-aprendizagem. Sobre a avaliação ressaltamos o lugar dos testes padronizados e estandardizados, mas também a valorização do trabalho em grupo dos alunos, entre outros. Palavras-Chave: PABAEE. Formação de Professores. Políticas Públicas. Abstract: This work rescues PABAEE - a convention between Brazil and its states to improve Brazilian education, implemented at the Education Institute in Belo Horizonte from 1956 to 1964. The research sought to analyze concepts and practices of that project to teachers training program, such as evaluation, seeking to understand ruptures and permanency from the point of view of current teaching practices. Methodology is based on bibliographic research as supported by usage of audiovisual resources and recorded testimonies. We point out the importance in the program given to usage of material and methods in the teaching-learning process. In regards to evaluation, we emphasize the place of standardized tests, and also valorization of group work. Keywords: PABAEE. Teachers Training. Public Policies.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2008-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1367Revista Linhas; v. 9 n. 1 (2008)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1367/1173Eiterer, Carmem LúciaBergerhoff Leite Abreu, Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1367Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEEA Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEE |
title |
A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEEA Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEE |
spellingShingle |
A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEEA Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEE Eiterer, Carmem Lúcia |
title_short |
A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEEA Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEE |
title_full |
A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEEA Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEE |
title_fullStr |
A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEEA Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEE |
title_full_unstemmed |
A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEEA Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEE |
title_sort |
A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEEA Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEE |
author |
Eiterer, Carmem Lúcia |
author_facet |
Eiterer, Carmem Lúcia Bergerhoff Leite Abreu, Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Bergerhoff Leite Abreu, Cláudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eiterer, Carmem Lúcia Bergerhoff Leite Abreu, Cláudia |
description |
Este trabalho resgata o PABAEE, acordo entre Brasil e Estados, Implantado entre 1956 e 1964, no Instituto de Educação em Belo Horizonte, com vistas à melhoria da educação brasileira. A pesquisa visou analisar conceitos e práticas deste projeto de formação de professores, entre eles as de avaliação, buscando compreender as rupturas e permanências do ponto de vista das práticas docentes atuais. A metodologia centrou-se em pesquisa bibliográfica, apoiamo-nos também no uso de recursos audiovisuais e depoimentos gravados. Destacamos no Programa a importância do uso de materiais e métodos para o processo de ensino-aprendizagem. Sobre a avaliação ressaltamos o lugar dos testes padronizados e estandardizados, mas também a valorização do trabalho em grupo dos alunos, entre outros. Palavras-Chave: PABAEE. Formação de Professores. Políticas Públicas. Abstract: This work rescues PABAEE - a convention between Brazil and its states to improve Brazilian education, implemented at the Education Institute in Belo Horizonte from 1956 to 1964. The research sought to analyze concepts and practices of that project to teachers training program, such as evaluation, seeking to understand ruptures and permanency from the point of view of current teaching practices. Methodology is based on bibliographic research as supported by usage of audiovisual resources and recorded testimonies. We point out the importance in the program given to usage of material and methods in the teaching-learning process. In regards to evaluation, we emphasize the place of standardized tests, and also valorization of group work. Keywords: PABAEE. Teachers Training. Public Policies. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1367 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1367/1173 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 9 n. 1 (2008) 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042407504183296 |