CONTRACULTURA ESCOLAR NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC (1966-1973) SCHOOL COUNTERCULTURE IN UFSC`S COLÉGIO DE APLICAÇÃO (1966-1973)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares Luciano Júnior, Ademir
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Dallabrida, Norberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2286
Resumo: O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina foi criado no começo da década de 1960, à época como Ginásio de Aplicação, seguindo um modelo de instituição que já havia sido planejado e implantado em outras universidades do país com o mesmo objetivo: oferecer aos professores e acadêmicos das licenciaturas um campo de estágio e de experimentação pedagógica . Contudo, desde o momento em que o colégio foi implantado, o perfil social de seus discentes começou a mudar gradativamente, em parte em decorrência do exame de seleção escolar para a entrada na instituição e da orientação escolanovista que estava sendo implantada desde a segunda metade da década de 1960. Os alunos pobres e originários do Abrigo de Menores de Florianópolis, que eram maioria quando a instituição foi implantada, estavam dando lugar a estudantes das camadas médias, que, não raro, eram oriundos dos colégios particulares frequentados pela elite da cidade. O presente artigo dialoga com os conceitos elaborados por teóricos da sociologia da educação, em específico, as considerações sobre capital cultural e capital social do sociólogo Pierre Bourdieu e sobre cultura escolar do historiador Dominique Julia. Nosso objetivo é entender como a cultura escolar do colégio, por meio de atividades extraclasse promovidas pela instituição, foi sendo construída para possibilitar a mudança no perfil dos discentes e no seu respectivo capital cultural em menos de uma década, três delas em especial: o governo comunitário, o código de conduta e os jornais estudantis PALAVRAS-CHAVE: Colégio de Aplicação. Cultura escolar. Capital Cultural.
id UDESC-0_76cdf8e4cc1ee693a7774024a4365bfc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/2286
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling CONTRACULTURA ESCOLAR NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC (1966-1973) SCHOOL COUNTERCULTURE IN UFSC`S COLÉGIO DE APLICAÇÃO (1966-1973) O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina foi criado no começo da década de 1960, à época como Ginásio de Aplicação, seguindo um modelo de instituição que já havia sido planejado e implantado em outras universidades do país com o mesmo objetivo: oferecer aos professores e acadêmicos das licenciaturas um campo de estágio e de experimentação pedagógica . Contudo, desde o momento em que o colégio foi implantado, o perfil social de seus discentes começou a mudar gradativamente, em parte em decorrência do exame de seleção escolar para a entrada na instituição e da orientação escolanovista que estava sendo implantada desde a segunda metade da década de 1960. Os alunos pobres e originários do Abrigo de Menores de Florianópolis, que eram maioria quando a instituição foi implantada, estavam dando lugar a estudantes das camadas médias, que, não raro, eram oriundos dos colégios particulares frequentados pela elite da cidade. O presente artigo dialoga com os conceitos elaborados por teóricos da sociologia da educação, em específico, as considerações sobre capital cultural e capital social do sociólogo Pierre Bourdieu e sobre cultura escolar do historiador Dominique Julia. Nosso objetivo é entender como a cultura escolar do colégio, por meio de atividades extraclasse promovidas pela instituição, foi sendo construída para possibilitar a mudança no perfil dos discentes e no seu respectivo capital cultural em menos de uma década, três delas em especial: o governo comunitário, o código de conduta e os jornais estudantis PALAVRAS-CHAVE: Colégio de Aplicação. Cultura escolar. Capital Cultural.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2011-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2286Revista Linhas; v. 12 n. 1 (2011): Arquitetura Escolar; 189 - 2031984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2286/1731Soares Luciano Júnior, AdemirDallabrida, Norbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:01Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/2286Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:01Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRACULTURA ESCOLAR NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC (1966-1973) SCHOOL COUNTERCULTURE IN UFSC`S COLÉGIO DE APLICAÇÃO (1966-1973)
title CONTRACULTURA ESCOLAR NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC (1966-1973) SCHOOL COUNTERCULTURE IN UFSC`S COLÉGIO DE APLICAÇÃO (1966-1973)
spellingShingle CONTRACULTURA ESCOLAR NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC (1966-1973) SCHOOL COUNTERCULTURE IN UFSC`S COLÉGIO DE APLICAÇÃO (1966-1973)
Soares Luciano Júnior, Ademir
title_short CONTRACULTURA ESCOLAR NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC (1966-1973) SCHOOL COUNTERCULTURE IN UFSC`S COLÉGIO DE APLICAÇÃO (1966-1973)
title_full CONTRACULTURA ESCOLAR NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC (1966-1973) SCHOOL COUNTERCULTURE IN UFSC`S COLÉGIO DE APLICAÇÃO (1966-1973)
title_fullStr CONTRACULTURA ESCOLAR NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC (1966-1973) SCHOOL COUNTERCULTURE IN UFSC`S COLÉGIO DE APLICAÇÃO (1966-1973)
title_full_unstemmed CONTRACULTURA ESCOLAR NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC (1966-1973) SCHOOL COUNTERCULTURE IN UFSC`S COLÉGIO DE APLICAÇÃO (1966-1973)
title_sort CONTRACULTURA ESCOLAR NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC (1966-1973) SCHOOL COUNTERCULTURE IN UFSC`S COLÉGIO DE APLICAÇÃO (1966-1973)
author Soares Luciano Júnior, Ademir
author_facet Soares Luciano Júnior, Ademir
Dallabrida, Norberto
author_role author
author2 Dallabrida, Norberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares Luciano Júnior, Ademir
Dallabrida, Norberto
description O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina foi criado no começo da década de 1960, à época como Ginásio de Aplicação, seguindo um modelo de instituição que já havia sido planejado e implantado em outras universidades do país com o mesmo objetivo: oferecer aos professores e acadêmicos das licenciaturas um campo de estágio e de experimentação pedagógica . Contudo, desde o momento em que o colégio foi implantado, o perfil social de seus discentes começou a mudar gradativamente, em parte em decorrência do exame de seleção escolar para a entrada na instituição e da orientação escolanovista que estava sendo implantada desde a segunda metade da década de 1960. Os alunos pobres e originários do Abrigo de Menores de Florianópolis, que eram maioria quando a instituição foi implantada, estavam dando lugar a estudantes das camadas médias, que, não raro, eram oriundos dos colégios particulares frequentados pela elite da cidade. O presente artigo dialoga com os conceitos elaborados por teóricos da sociologia da educação, em específico, as considerações sobre capital cultural e capital social do sociólogo Pierre Bourdieu e sobre cultura escolar do historiador Dominique Julia. Nosso objetivo é entender como a cultura escolar do colégio, por meio de atividades extraclasse promovidas pela instituição, foi sendo construída para possibilitar a mudança no perfil dos discentes e no seu respectivo capital cultural em menos de uma década, três delas em especial: o governo comunitário, o código de conduta e os jornais estudantis PALAVRAS-CHAVE: Colégio de Aplicação. Cultura escolar. Capital Cultural.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2286
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2286/1731
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 12 n. 1 (2011): Arquitetura Escolar; 189 - 203
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407909982208