Variáveis familiares e escolares determinantes do rendimento acadêmico no ensino médio no Estado de Rondônia, Amazônia, BrasilFamily and school variables as determinants of academic performance in high school in Rondônia, Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barca Lozano, Alfonso
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Aparecida do Nascimento Mascarenhas, Suely, Carlos Brenlla Blanco, Juan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1229
Resumo: Apresentamos neste trabalho investigativo, as variáveis familiares e escolares determinantes do rendimento acadêmico no ensino médio do estado de Rondônia acerca da avaliação dos processos, estilos e abordagens de aprendizagem. Os dados foram obtidos junto a uma amostra de 1.144 estudantes das três séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas, localizadas na capital, e no em quatro municípios do interior do estado e tratados estatisticamente no laboratório de psicologia evolutiva da Universidade de A Coruña, Espanha. Os dados demonstram como as relações familiares podem afetar o comportamento dos estudantes frente ao processo de estudo e aprendizagem, traduzindo em ações efetivas de estudo que conduzem à obtenção por parte do estudante do alto ou baixo rendimento acadêmico ou escolar, da aprendizagem significativa e perene ou da aprendizagem de memorização, efêmera.PALAVRAS-CHAVE: Relações família/escola. Rendimento acadêmico. Processo de estudo/aprendizagem. Aprendizagem significativa. Relação educativa. This investigative project presents the family and school variables that are determining factors in academic performance in high schools in Rondonia State, in relation to the evaluation of educational processes, styles and methods. The data were obtained from a sample of 1,144 students from three high school grades, in public and private schools, located in the capital city, and in four municipalities in the interior of the state. The data was collected in 2000 and 2001 using the QDPFA scale and were statistically analyzed with SPSS.11 from 2002-2003 at the evolutive psychology laboratory of the University of Coruña, Spain. They demonstrate how family relations can affect the behavior of students in the study and learning process, and can encourage effective study practices that lead to strong or weak academic performance by the part of students - either significant and on-going learning or ephemeral and rote learning.KEY-WORDS: School-family relationship. Academic progress. Study-learning process. Significant learning. Educational relations.
id UDESC-0_b7295107de335ae273f2d08c06dd7242
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1229
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Variáveis familiares e escolares determinantes do rendimento acadêmico no ensino médio no Estado de Rondônia, Amazônia, BrasilFamily and school variables as determinants of academic performance in high school in Rondônia, BrazilApresentamos neste trabalho investigativo, as variáveis familiares e escolares determinantes do rendimento acadêmico no ensino médio do estado de Rondônia acerca da avaliação dos processos, estilos e abordagens de aprendizagem. Os dados foram obtidos junto a uma amostra de 1.144 estudantes das três séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas, localizadas na capital, e no em quatro municípios do interior do estado e tratados estatisticamente no laboratório de psicologia evolutiva da Universidade de A Coruña, Espanha. Os dados demonstram como as relações familiares podem afetar o comportamento dos estudantes frente ao processo de estudo e aprendizagem, traduzindo em ações efetivas de estudo que conduzem à obtenção por parte do estudante do alto ou baixo rendimento acadêmico ou escolar, da aprendizagem significativa e perene ou da aprendizagem de memorização, efêmera.PALAVRAS-CHAVE: Relações família/escola. Rendimento acadêmico. Processo de estudo/aprendizagem. Aprendizagem significativa. Relação educativa. This investigative project presents the family and school variables that are determining factors in academic performance in high schools in Rondonia State, in relation to the evaluation of educational processes, styles and methods. The data were obtained from a sample of 1,144 students from three high school grades, in public and private schools, located in the capital city, and in four municipalities in the interior of the state. The data was collected in 2000 and 2001 using the QDPFA scale and were statistically analyzed with SPSS.11 from 2002-2003 at the evolutive psychology laboratory of the University of Coruña, Spain. They demonstrate how family relations can affect the behavior of students in the study and learning process, and can encourage effective study practices that lead to strong or weak academic performance by the part of students - either significant and on-going learning or ephemeral and rote learning.KEY-WORDS: School-family relationship. Academic progress. Study-learning process. Significant learning. Educational relations.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1229Revista Linhas; v. 5 n. 2 (2004)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1229/1042Barca Lozano, AlfonsoAparecida do Nascimento Mascarenhas, SuelyCarlos Brenlla Blanco, Juaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:47Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1229Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:47Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Variáveis familiares e escolares determinantes do rendimento acadêmico no ensino médio no Estado de Rondônia, Amazônia, BrasilFamily and school variables as determinants of academic performance in high school in Rondônia, Brazil
title Variáveis familiares e escolares determinantes do rendimento acadêmico no ensino médio no Estado de Rondônia, Amazônia, BrasilFamily and school variables as determinants of academic performance in high school in Rondônia, Brazil
spellingShingle Variáveis familiares e escolares determinantes do rendimento acadêmico no ensino médio no Estado de Rondônia, Amazônia, BrasilFamily and school variables as determinants of academic performance in high school in Rondônia, Brazil
Barca Lozano, Alfonso
title_short Variáveis familiares e escolares determinantes do rendimento acadêmico no ensino médio no Estado de Rondônia, Amazônia, BrasilFamily and school variables as determinants of academic performance in high school in Rondônia, Brazil
title_full Variáveis familiares e escolares determinantes do rendimento acadêmico no ensino médio no Estado de Rondônia, Amazônia, BrasilFamily and school variables as determinants of academic performance in high school in Rondônia, Brazil
title_fullStr Variáveis familiares e escolares determinantes do rendimento acadêmico no ensino médio no Estado de Rondônia, Amazônia, BrasilFamily and school variables as determinants of academic performance in high school in Rondônia, Brazil
title_full_unstemmed Variáveis familiares e escolares determinantes do rendimento acadêmico no ensino médio no Estado de Rondônia, Amazônia, BrasilFamily and school variables as determinants of academic performance in high school in Rondônia, Brazil
title_sort Variáveis familiares e escolares determinantes do rendimento acadêmico no ensino médio no Estado de Rondônia, Amazônia, BrasilFamily and school variables as determinants of academic performance in high school in Rondônia, Brazil
author Barca Lozano, Alfonso
author_facet Barca Lozano, Alfonso
Aparecida do Nascimento Mascarenhas, Suely
Carlos Brenlla Blanco, Juan
author_role author
author2 Aparecida do Nascimento Mascarenhas, Suely
Carlos Brenlla Blanco, Juan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barca Lozano, Alfonso
Aparecida do Nascimento Mascarenhas, Suely
Carlos Brenlla Blanco, Juan
description Apresentamos neste trabalho investigativo, as variáveis familiares e escolares determinantes do rendimento acadêmico no ensino médio do estado de Rondônia acerca da avaliação dos processos, estilos e abordagens de aprendizagem. Os dados foram obtidos junto a uma amostra de 1.144 estudantes das três séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas, localizadas na capital, e no em quatro municípios do interior do estado e tratados estatisticamente no laboratório de psicologia evolutiva da Universidade de A Coruña, Espanha. Os dados demonstram como as relações familiares podem afetar o comportamento dos estudantes frente ao processo de estudo e aprendizagem, traduzindo em ações efetivas de estudo que conduzem à obtenção por parte do estudante do alto ou baixo rendimento acadêmico ou escolar, da aprendizagem significativa e perene ou da aprendizagem de memorização, efêmera.PALAVRAS-CHAVE: Relações família/escola. Rendimento acadêmico. Processo de estudo/aprendizagem. Aprendizagem significativa. Relação educativa. This investigative project presents the family and school variables that are determining factors in academic performance in high schools in Rondonia State, in relation to the evaluation of educational processes, styles and methods. The data were obtained from a sample of 1,144 students from three high school grades, in public and private schools, located in the capital city, and in four municipalities in the interior of the state. The data was collected in 2000 and 2001 using the QDPFA scale and were statistically analyzed with SPSS.11 from 2002-2003 at the evolutive psychology laboratory of the University of Coruña, Spain. They demonstrate how family relations can affect the behavior of students in the study and learning process, and can encourage effective study practices that lead to strong or weak academic performance by the part of students - either significant and on-going learning or ephemeral and rote learning.KEY-WORDS: School-family relationship. Academic progress. Study-learning process. Significant learning. Educational relations.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1229
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1229/1042
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 5 n. 2 (2004)
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042406591922176