As Tecnologias de Informação e Comunicação na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física) Information Tecnology and Comunication in Florianopolis Public Schools: possibilities for (physical) education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchi, Paula
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: De Lorenzi Pires, Giovani, Vanzin, Tarcízio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1372
Resumo: O objetivo central desse estudo é diagnosticar a realidade de implantação e do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas salas informatizadas das escolas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (Santa Catarina) e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem e com a prática pedagógica dos professores, de modo especial os de Educação (Física). O estudo de caráter exploratório buscou as respostas através de revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semi-estruturadas com professoras coordenadoras de salas informatizadas. Apesar das mudanças provocadas pela inclusão das TICs na educação, observou-se que a Educação (Física) ainda não apresenta inserções sistemáticas neste campo. Palavras-chave: Educação (Física). Salas Informatizadas. TICs.   Abstract: The main purpose of this study is diagnosing the reality of deployment and use of Information and Communication Technologies (ICTs) in computerized classrooms in Florianópolis (Santa Catarina) public schools and the relation to the teaching-learning process and pedagogical practices, in particular those of (Physical) Education. The exploratory study sought the answers through literature review, documental analysis and semi-structured interviews with teachers coordinating the computerized classrooms. Despite the changes engendered by the inclusion of ICTs in education, it was noted that (Physical) Education hasn’t yet made systematic insertions into this field. Keywords: (Physical) Education. Computerized Classroom. ICTs.
id UDESC-0_c14e183f452aa5b1ab4de081a92f201e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1372
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling As Tecnologias de Informação e Comunicação na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física) Information Tecnology and Comunication in Florianopolis Public Schools: possibilities for (physical) educationO objetivo central desse estudo é diagnosticar a realidade de implantação e do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas salas informatizadas das escolas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (Santa Catarina) e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem e com a prática pedagógica dos professores, de modo especial os de Educação (Física). O estudo de caráter exploratório buscou as respostas através de revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semi-estruturadas com professoras coordenadoras de salas informatizadas. Apesar das mudanças provocadas pela inclusão das TICs na educação, observou-se que a Educação (Física) ainda não apresenta inserções sistemáticas neste campo. Palavras-chave: Educação (Física). Salas Informatizadas. TICs.   Abstract: The main purpose of this study is diagnosing the reality of deployment and use of Information and Communication Technologies (ICTs) in computerized classrooms in Florianópolis (Santa Catarina) public schools and the relation to the teaching-learning process and pedagogical practices, in particular those of (Physical) Education. The exploratory study sought the answers through literature review, documental analysis and semi-structured interviews with teachers coordinating the computerized classrooms. Despite the changes engendered by the inclusion of ICTs in education, it was noted that (Physical) Education hasn’t yet made systematic insertions into this field. Keywords: (Physical) Education. Computerized Classroom. ICTs.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2009-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1372Revista Linhas; v. 9 n. 2 (2008)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1372/1178Bianchi, PaulaDe Lorenzi Pires, GiovaniVanzin, Tarcízioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1372Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv As Tecnologias de Informação e Comunicação na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física) Information Tecnology and Comunication in Florianopolis Public Schools: possibilities for (physical) education
title As Tecnologias de Informação e Comunicação na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física) Information Tecnology and Comunication in Florianopolis Public Schools: possibilities for (physical) education
spellingShingle As Tecnologias de Informação e Comunicação na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física) Information Tecnology and Comunication in Florianopolis Public Schools: possibilities for (physical) education
Bianchi, Paula
title_short As Tecnologias de Informação e Comunicação na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física) Information Tecnology and Comunication in Florianopolis Public Schools: possibilities for (physical) education
title_full As Tecnologias de Informação e Comunicação na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física) Information Tecnology and Comunication in Florianopolis Public Schools: possibilities for (physical) education
title_fullStr As Tecnologias de Informação e Comunicação na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física) Information Tecnology and Comunication in Florianopolis Public Schools: possibilities for (physical) education
title_full_unstemmed As Tecnologias de Informação e Comunicação na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física) Information Tecnology and Comunication in Florianopolis Public Schools: possibilities for (physical) education
title_sort As Tecnologias de Informação e Comunicação na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física) Information Tecnology and Comunication in Florianopolis Public Schools: possibilities for (physical) education
author Bianchi, Paula
author_facet Bianchi, Paula
De Lorenzi Pires, Giovani
Vanzin, Tarcízio
author_role author
author2 De Lorenzi Pires, Giovani
Vanzin, Tarcízio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchi, Paula
De Lorenzi Pires, Giovani
Vanzin, Tarcízio
description O objetivo central desse estudo é diagnosticar a realidade de implantação e do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas salas informatizadas das escolas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (Santa Catarina) e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem e com a prática pedagógica dos professores, de modo especial os de Educação (Física). O estudo de caráter exploratório buscou as respostas através de revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semi-estruturadas com professoras coordenadoras de salas informatizadas. Apesar das mudanças provocadas pela inclusão das TICs na educação, observou-se que a Educação (Física) ainda não apresenta inserções sistemáticas neste campo. Palavras-chave: Educação (Física). Salas Informatizadas. TICs.   Abstract: The main purpose of this study is diagnosing the reality of deployment and use of Information and Communication Technologies (ICTs) in computerized classrooms in Florianópolis (Santa Catarina) public schools and the relation to the teaching-learning process and pedagogical practices, in particular those of (Physical) Education. The exploratory study sought the answers through literature review, documental analysis and semi-structured interviews with teachers coordinating the computerized classrooms. Despite the changes engendered by the inclusion of ICTs in education, it was noted that (Physical) Education hasn’t yet made systematic insertions into this field. Keywords: (Physical) Education. Computerized Classroom. ICTs.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1372
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1372/1178
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 9 n. 2 (2008)
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407514669057