Estratégias de aprendizagem e o sucesso educativo em ciências naturaisLearning strategies and academic success in the natural sciences
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1245 |
Resumo: | Após a clarificação dos conceitos de estratégia de aprendizagem e de método de estudo, o artigo discute inventários de avaliação e alguns programas de intervenção desenvolvidos com o intuito de ensinar aos alunos estratégias de aprendizagem. Os autores referem, ainda, os passos necessários no processo de construção e validação das escalas de diagnóstico e nos programas de formação complementares, salientando o caso específico na construção de uma escala de diagnóstico de estratégias de aprendizagem em Ciências Naturais.Palavras chave: Estratégias de aprendizagem. Métodos de estudo. Sucesso escolar. Having reviewed the concepts of learning strategy and study method, the authors discuss evaluation lists and intervention programs that were developed to teach students learning strategies. The authors also refer to the necessary steps involved in the processes of constructing and validating diagnostic scales and complementary educational programs, focusing on a particular case of constructing a diagnostic scale for learning strategies in the Natural Sciences.Key words: Learning strategies. Study methods.Academic success. |
id |
UDESC-0_fe89aadb7122a4d726af6cbc226b20c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1245 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de aprendizagem e o sucesso educativo em ciências naturaisLearning strategies and academic success in the natural sciencesApós a clarificação dos conceitos de estratégia de aprendizagem e de método de estudo, o artigo discute inventários de avaliação e alguns programas de intervenção desenvolvidos com o intuito de ensinar aos alunos estratégias de aprendizagem. Os autores referem, ainda, os passos necessários no processo de construção e validação das escalas de diagnóstico e nos programas de formação complementares, salientando o caso específico na construção de uma escala de diagnóstico de estratégias de aprendizagem em Ciências Naturais.Palavras chave: Estratégias de aprendizagem. Métodos de estudo. Sucesso escolar. Having reviewed the concepts of learning strategy and study method, the authors discuss evaluation lists and intervention programs that were developed to teach students learning strategies. The authors also refer to the necessary steps involved in the processes of constructing and validating diagnostic scales and complementary educational programs, focusing on a particular case of constructing a diagnostic scale for learning strategies in the Natural Sciences.Key words: Learning strategies. Study methods.Academic success. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1245Revista Linhas; v. 6 n. 1 (2005)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1245/1057da Silva de Vasconcelos, Clara MariaFélix Marnoto Praia, João Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:47Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1245Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:47Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de aprendizagem e o sucesso educativo em ciências naturaisLearning strategies and academic success in the natural sciences |
title |
Estratégias de aprendizagem e o sucesso educativo em ciências naturaisLearning strategies and academic success in the natural sciences |
spellingShingle |
Estratégias de aprendizagem e o sucesso educativo em ciências naturaisLearning strategies and academic success in the natural sciences da Silva de Vasconcelos, Clara Maria |
title_short |
Estratégias de aprendizagem e o sucesso educativo em ciências naturaisLearning strategies and academic success in the natural sciences |
title_full |
Estratégias de aprendizagem e o sucesso educativo em ciências naturaisLearning strategies and academic success in the natural sciences |
title_fullStr |
Estratégias de aprendizagem e o sucesso educativo em ciências naturaisLearning strategies and academic success in the natural sciences |
title_full_unstemmed |
Estratégias de aprendizagem e o sucesso educativo em ciências naturaisLearning strategies and academic success in the natural sciences |
title_sort |
Estratégias de aprendizagem e o sucesso educativo em ciências naturaisLearning strategies and academic success in the natural sciences |
author |
da Silva de Vasconcelos, Clara Maria |
author_facet |
da Silva de Vasconcelos, Clara Maria Félix Marnoto Praia, João José |
author_role |
author |
author2 |
Félix Marnoto Praia, João José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva de Vasconcelos, Clara Maria Félix Marnoto Praia, João José |
description |
Após a clarificação dos conceitos de estratégia de aprendizagem e de método de estudo, o artigo discute inventários de avaliação e alguns programas de intervenção desenvolvidos com o intuito de ensinar aos alunos estratégias de aprendizagem. Os autores referem, ainda, os passos necessários no processo de construção e validação das escalas de diagnóstico e nos programas de formação complementares, salientando o caso específico na construção de uma escala de diagnóstico de estratégias de aprendizagem em Ciências Naturais.Palavras chave: Estratégias de aprendizagem. Métodos de estudo. Sucesso escolar. Having reviewed the concepts of learning strategy and study method, the authors discuss evaluation lists and intervention programs that were developed to teach students learning strategies. The authors also refer to the necessary steps involved in the processes of constructing and validating diagnostic scales and complementary educational programs, focusing on a particular case of constructing a diagnostic scale for learning strategies in the Natural Sciences.Key words: Learning strategies. Study methods.Academic success. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1245 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1245/1057 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 6 n. 1 (2005) 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042407052247040 |