Por uma teoria contemporânea do espetáculo: mimesis e desempenho espetacular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Luis Fernando
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102132009071
Resumo: Contemporaneamente, com a expansãodos estudos teatrais para os campos da performance e das formas performativasdas artes visuais, como a “live art” e os “sitespecific”, o vídeo e as instalações, bem como as crescentes interfaces com disciplinas como a antropologia, a etnologia ea sociologia, foi se tornando cada vez mais complexo definir este objeto privilegiado de investigação, o espetáculo. A pretensão aqui é tentar recortar melhor este campo, arriscando depurá-lo de um excesso de referências possíveis a fim de definir o que nele seria ontologicamente específico. Na busca desta especificidade tenta-se, por um lado resgatar a noção de espetáculo da generalidade que algumas abordagens o lançaram ao mesmo tempo em que se quer refazer a história conceptual que vai originar a sua acepção moderna e propor a retomada da noção de mimesis, e um seu desdobramento, a noção de desempenho espetacular, como produtivas para operar a leitura da cena contemporânea.
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