Por uma teoria contemporânea do espetáculo: mimesis e desempenho espetacular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102132009071 |
Resumo: | Contemporaneamente, com a expansãodos estudos teatrais para os campos da performance e das formas performativasdas artes visuais, como a “live art” e os “sitespecific”, o vídeo e as instalações, bem como as crescentes interfaces com disciplinas como a antropologia, a etnologia ea sociologia, foi se tornando cada vez mais complexo definir este objeto privilegiado de investigação, o espetáculo. A pretensão aqui é tentar recortar melhor este campo, arriscando depurá-lo de um excesso de referências possíveis a fim de definir o que nele seria ontologicamente específico. Na busca desta especificidade tenta-se, por um lado resgatar a noção de espetáculo da generalidade que algumas abordagens o lançaram ao mesmo tempo em que se quer refazer a história conceptual que vai originar a sua acepção moderna e propor a retomada da noção de mimesis, e um seu desdobramento, a noção de desempenho espetacular, como produtivas para operar a leitura da cena contemporânea. |
id |
UDESC-1_66827f06ee5444470e2946c989137cf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/14368 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Por uma teoria contemporânea do espetáculo: mimesis e desempenho espetacularContemporaneamente, com a expansãodos estudos teatrais para os campos da performance e das formas performativasdas artes visuais, como a “live art” e os “sitespecific”, o vídeo e as instalações, bem como as crescentes interfaces com disciplinas como a antropologia, a etnologia ea sociologia, foi se tornando cada vez mais complexo definir este objeto privilegiado de investigação, o espetáculo. A pretensão aqui é tentar recortar melhor este campo, arriscando depurá-lo de um excesso de referências possíveis a fim de definir o que nele seria ontologicamente específico. Na busca desta especificidade tenta-se, por um lado resgatar a noção de espetáculo da generalidade que algumas abordagens o lançaram ao mesmo tempo em que se quer refazer a história conceptual que vai originar a sua acepção moderna e propor a retomada da noção de mimesis, e um seu desdobramento, a noção de desempenho espetacular, como produtivas para operar a leitura da cena contemporânea.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310213200907110.5965/1414573102132009071Urdimento; Vol. 2 Núm. 13 (2009): Fluxo Contínuo; 071-084Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 13 (2009): Fluxo Contínuo; 071-084Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 13 (2009): Fluxo Contínuo; 071-0842358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102132009071/9431Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Luis Fernando2020-09-27T21:11:31Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/14368Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:11:31Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma teoria contemporânea do espetáculo: mimesis e desempenho espetacular |
title |
Por uma teoria contemporânea do espetáculo: mimesis e desempenho espetacular |
spellingShingle |
Por uma teoria contemporânea do espetáculo: mimesis e desempenho espetacular Ramos, Luis Fernando |
title_short |
Por uma teoria contemporânea do espetáculo: mimesis e desempenho espetacular |
title_full |
Por uma teoria contemporânea do espetáculo: mimesis e desempenho espetacular |
title_fullStr |
Por uma teoria contemporânea do espetáculo: mimesis e desempenho espetacular |
title_full_unstemmed |
Por uma teoria contemporânea do espetáculo: mimesis e desempenho espetacular |
title_sort |
Por uma teoria contemporânea do espetáculo: mimesis e desempenho espetacular |
author |
Ramos, Luis Fernando |
author_facet |
Ramos, Luis Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Luis Fernando |
description |
Contemporaneamente, com a expansãodos estudos teatrais para os campos da performance e das formas performativasdas artes visuais, como a “live art” e os “sitespecific”, o vídeo e as instalações, bem como as crescentes interfaces com disciplinas como a antropologia, a etnologia ea sociologia, foi se tornando cada vez mais complexo definir este objeto privilegiado de investigação, o espetáculo. A pretensão aqui é tentar recortar melhor este campo, arriscando depurá-lo de um excesso de referências possíveis a fim de definir o que nele seria ontologicamente específico. Na busca desta especificidade tenta-se, por um lado resgatar a noção de espetáculo da generalidade que algumas abordagens o lançaram ao mesmo tempo em que se quer refazer a história conceptual que vai originar a sua acepção moderna e propor a retomada da noção de mimesis, e um seu desdobramento, a noção de desempenho espetacular, como produtivas para operar a leitura da cena contemporânea. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102132009071 10.5965/1414573102132009071 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102132009071 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573102132009071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102132009071/9431 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 2 Núm. 13 (2009): Fluxo Contínuo; 071-084 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 13 (2009): Fluxo Contínuo; 071-084 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 13 (2009): Fluxo Contínuo; 071-084 2358-6958 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042505524019200 |