Ficção como crítica, crítica como performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catalão, Marco
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102232014092
Resumo: Tomando como ponto de partida o apagamento dos limites entre crítica e ficção observado nos textos híbridos de Jorge Luis Borges e Roberto Bolaño, este artigo investiga a incorporação de elementos tradicionalmente associados à esfera literária nos textos críticos que analisam a cena contemporânea. A partir do diálogo entre literatura e teatro, crítica e ficção, atividade criativa e esforço teorizador, propõem-se alguns experimentos críticos-cênicos com o intuito de promover curtos-circuitos entre representação e realidade, evidenciando os falsos limites entre espaço cênico e espaço crítico.
id UDESC-1_d01d411db2a4eb4de56ecdf40f2be507
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/5109
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Ficção como crítica, crítica como performanceTomando como ponto de partida o apagamento dos limites entre crítica e ficção observado nos textos híbridos de Jorge Luis Borges e Roberto Bolaño, este artigo investiga a incorporação de elementos tradicionalmente associados à esfera literária nos textos críticos que analisam a cena contemporânea. A partir do diálogo entre literatura e teatro, crítica e ficção, atividade criativa e esforço teorizador, propõem-se alguns experimentos críticos-cênicos com o intuito de promover curtos-circuitos entre representação e realidade, evidenciando os falsos limites entre espaço cênico e espaço crítico.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2014-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310223201409210.5965/1414573102232014092Urdimento; Vol. 2 Núm. 23 (2014): Poéticas e estéticas da iluminação cênica; 092 - 101Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 23 (2014): Poéticas e estéticas da iluminação cênica; 092 - 101Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 23 (2014): Poéticas e estéticas da iluminação cênica; 092 - 1012358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102232014092/4038Copyright (c) 2014 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCatalão, Marco2020-09-27T21:06:39Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/5109Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:06:39Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ficção como crítica, crítica como performance
title Ficção como crítica, crítica como performance
spellingShingle Ficção como crítica, crítica como performance
Catalão, Marco
title_short Ficção como crítica, crítica como performance
title_full Ficção como crítica, crítica como performance
title_fullStr Ficção como crítica, crítica como performance
title_full_unstemmed Ficção como crítica, crítica como performance
title_sort Ficção como crítica, crítica como performance
author Catalão, Marco
author_facet Catalão, Marco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catalão, Marco
description Tomando como ponto de partida o apagamento dos limites entre crítica e ficção observado nos textos híbridos de Jorge Luis Borges e Roberto Bolaño, este artigo investiga a incorporação de elementos tradicionalmente associados à esfera literária nos textos críticos que analisam a cena contemporânea. A partir do diálogo entre literatura e teatro, crítica e ficção, atividade criativa e esforço teorizador, propõem-se alguns experimentos críticos-cênicos com o intuito de promover curtos-circuitos entre representação e realidade, evidenciando os falsos limites entre espaço cênico e espaço crítico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102232014092
10.5965/1414573102232014092
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102232014092
identifier_str_mv 10.5965/1414573102232014092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102232014092/4038
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 2 Núm. 23 (2014): Poéticas e estéticas da iluminação cênica; 092 - 101
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 23 (2014): Poéticas e estéticas da iluminação cênica; 092 - 101
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 23 (2014): Poéticas e estéticas da iluminação cênica; 092 - 101
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042503465664512