A percepção do design como posicionamento no segmento de moda
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ModaPalavra e-periódico |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5463 |
Resumo: | A sociedade de consumo tem evoluído através de transformações no mercado da moda e com isso, inovação e diferenciação tornam-se fatores determinantes às organizações. O design pode ser um grande aliado das empresas nesse contexto. O presente artigo busca avaliar a percepção de especialistas sobre o posicionamento estratégico por meio do design e para isso foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa junto a profissionais atuantes nas áreas de design, marketing e moda. O resultado obtido demonstrou o caráter estratégico do design integrado ao marketing em níveis gerenciais, como meio de obtenção de vantagens competitivas e auxiliar importante na elaboração de estratégias de segmentação e posicionamento. O design pode promover diversos benefícios às empresas e, sobretudo, favorece a compreensão de necessidades, desejos e demandas futuras do mercado de moda, o que pode ser essencial no relacionamento entre empresas e clientes, desenvolvido pelo marketing.Palavras-chave: Marketing estratégico. Design estratégico. Moda. |
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A percepção do design como posicionamento no segmento de modaA sociedade de consumo tem evoluído através de transformações no mercado da moda e com isso, inovação e diferenciação tornam-se fatores determinantes às organizações. O design pode ser um grande aliado das empresas nesse contexto. O presente artigo busca avaliar a percepção de especialistas sobre o posicionamento estratégico por meio do design e para isso foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa junto a profissionais atuantes nas áreas de design, marketing e moda. O resultado obtido demonstrou o caráter estratégico do design integrado ao marketing em níveis gerenciais, como meio de obtenção de vantagens competitivas e auxiliar importante na elaboração de estratégias de segmentação e posicionamento. O design pode promover diversos benefícios às empresas e, sobretudo, favorece a compreensão de necessidades, desejos e demandas futuras do mercado de moda, o que pode ser essencial no relacionamento entre empresas e clientes, desenvolvido pelo marketing.Palavras-chave: Marketing estratégico. Design estratégico. Moda.Universidade do Estado de Santa Catarina2015-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5463ModaPalavra e-periódico; Vol. 8 No. 15 (2015): Dossiê Figurino e Moda; 222 - 248ModaPalavra e-periódico; Vol. 8 Núm. 15 (2015): Dossiê Figurino e Moda; 222 - 248 Modapalavra e-periódico; v. 8 n. 15 (2015): Dossiê Figurino e Moda; 222 - 2481982-615Xreponame:ModaPalavra e-periódicoinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5463/4117Copyright (c) 2014 Cristine Einsfeldt, Vera Denise Mullerinfo:eu-repo/semantics/openAccessEinsfeldt, CristineMuller, Vera Denise2017-06-21T21:30:01Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/5463Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavraPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/oai||modapalavra@gmail.com1982-615X1982-615Xopendoar:2017-06-21T21:30:01ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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