Quem influencia as influenciadoras digitais? Comunicação, tendência e moda no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gentil, Olívia Blanc Gomes Coelho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cipiniuk, Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ModaPalavra e-periódico
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/11928
Resumo: Este artigo busca descrever e analisar o fenômeno dos chamados “influenciadores digitais”, personagens célebres nas redes sociais que usam de sua influência para promover produtos do mercado da moda. Iniciaremos falando sobre gosto, que ao contrario do hegemonicamente pensando não é pessoal e sim resultante de um processo coercitivo imposto pelo grupo social que vivemos.  Ao longo do texto falaremos como a comunicação mediada por computadores altera a forma como produtos de moda vêm sendo consumidos por quem segue as influenciadoras e analisamos como isso vem sendo utilizado pelas marcas para gerar vendas.  Para isso, articulamos este fenômeno à noção teórica de “microcelebridade” (BRAGA, 2008), de modo a compreender a relação entre as influenciadoras digitais e a cadeia produtiva da indústria e comércio de vestuário.
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