As concepções de estudantes da pós-graduação sobre a importância da experimentação no ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4983 |
Resumo: | This study aims to investigate the conception of graduate students in science education about the use of experimentation with alternative materials in practical classes, in order to contribute to the teaching and learning of Science in basic education. This research was carried out in 2014 in the chemistry laboratory of the State University of Roraima, during the classes of the subject "Experimentation in Science Education" with the participation of 8 graduate students from the areas of Chemistry, Physics, and Pedagogy. The activity consisted of the development of two experiments, which addressed concepts were discussed based on previous knowledge of the participants. After the activity, a questionnaire was applied, which analysis revealed the importance of experimental classes in a participatory and meaningful learning perspective. The results showed that most of the material was considered interesting and the use of experimentation is an important activity for the teaching-learning process. Keywords: Science teaching. Teaching-learning. Laboratories. |
id |
UEA_2bb961436d20b19dd784dd419791a823 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ri.uea.edu.br:riuea/4983 |
network_acronym_str |
UEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository_id_str |
|
spelling |
As concepções de estudantes da pós-graduação sobre a importância da experimentação no ensino de ciênciasThe conceptions of graduate students about the importance of experimentation in Science educationEnsino de CiênciasEnsino-AprendizagemLaboratórioCiênciasThis study aims to investigate the conception of graduate students in science education about the use of experimentation with alternative materials in practical classes, in order to contribute to the teaching and learning of Science in basic education. This research was carried out in 2014 in the chemistry laboratory of the State University of Roraima, during the classes of the subject "Experimentation in Science Education" with the participation of 8 graduate students from the areas of Chemistry, Physics, and Pedagogy. The activity consisted of the development of two experiments, which addressed concepts were discussed based on previous knowledge of the participants. After the activity, a questionnaire was applied, which analysis revealed the importance of experimental classes in a participatory and meaningful learning perspective. The results showed that most of the material was considered interesting and the use of experimentation is an important activity for the teaching-learning process. Keywords: Science teaching. Teaching-learning. Laboratories.Este trabalho teve por objetivo investigar a concepção de estudantes da pós-graduação em ensino de ciências sobre o uso de experimentação com materiais alternativos, no intuito de colaborar com o ensino-aprendizagem na educação básica. A pesquisa ocorreu no ano de 2014 no laboratório de química da Universidade Estadual de Roraima, durante as aulas da disciplina “A experimentação no Ensino de ciências”, com a participação de 08 estudantes, com formações nas áreas de química, física e pedagogia. A atividade consistiu na demonstração de dois experimentos, cujos conceitos abordados foram debatidos a partir dos conhecimentos prévios dos sujeitos. Após a atividade aplicou-se um questionário, com o qual comprovou-se a importância das aulas experimentais numa perspectiva de aprendizagem participativa e significativa. Os resultados obtidos demonstraram que grande parte do material foi considerado interessante e que o uso da experimentação é uma atividade importante para o processo ensino-aprendizagem. Palavras-chave: ensino de ciências. ensino-aprendizagem. laboratório.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEA2020-07-19T21:49:30Z2024-09-10T17:38:50Z2020-07-152020-07-19T21:49:30Z2016-01-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAXT. R.; MOREIRA, M. A. O ensino experimental e a questão do equipamento de baixo custo. Porto Alegre, vol. 13. dez /1991. p. 97- 103. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol13a08.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014. ESPINOZA, A. M. Ciências na escola: novas perspectivas para a formação dos alunos. Tradução Camila Bogéa São Paulo: Ática, 2010. GIORDAN, M. O papel da Experimentação no Ensino de Ciências. química nova na escola. n.10, p.43-49, 1999. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/pesquisa.pdf>. Acesso em: 9 jan. 2015. GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola. v.31, n.3, p.198-202,2009. Disponível em: <http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc31_3/08-RSA- 4107.pdf >. Acesso em: 5 jan. 2015. LABURÚ, C. E. Fundamentos para um Experimento Cativante. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.23, n.3, p. 382-404, 2006. MATEUS, A. L. Química na cabeça: experiências espetaculares para você fazer em casa ou na escola. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. SERAFIM, M. C. A falácia da dicotomia teoria-prática. Rev. Espaço Acadêmico,7. Disponível em: <www.espacoacademico.com.br/007/07mauricio.htm>. 2001. Acesso em: 18 jun. 2015. Sociedade Brasileira de Química. A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. / Organizador: Sociedade Brasileira de Química. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010. 146p. il.1984-7505https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4983porRevista Amazônica de Ensino de CiênciasAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rita de Cássia SilvaLima, Régia Chacon Pessoa deDelgado, Oscar TintorerSouza, Juciel SilvaRizzatti, Ivanise MariaOliveira, Josimara Cristina de Carvalhoreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T20:40:49Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/4983Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T20:40:49Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As concepções de estudantes da pós-graduação sobre a importância da experimentação no ensino de ciências The conceptions of graduate students about the importance of experimentation in Science education |
title |
As concepções de estudantes da pós-graduação sobre a importância da experimentação no ensino de ciências |
spellingShingle |
As concepções de estudantes da pós-graduação sobre a importância da experimentação no ensino de ciências Costa, Rita de Cássia Silva Ensino de Ciências Ensino-Aprendizagem Laboratório Ciências |
title_short |
As concepções de estudantes da pós-graduação sobre a importância da experimentação no ensino de ciências |
title_full |
As concepções de estudantes da pós-graduação sobre a importância da experimentação no ensino de ciências |
title_fullStr |
As concepções de estudantes da pós-graduação sobre a importância da experimentação no ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
As concepções de estudantes da pós-graduação sobre a importância da experimentação no ensino de ciências |
title_sort |
As concepções de estudantes da pós-graduação sobre a importância da experimentação no ensino de ciências |
author |
Costa, Rita de Cássia Silva |
author_facet |
Costa, Rita de Cássia Silva Lima, Régia Chacon Pessoa de Delgado, Oscar Tintorer Souza, Juciel Silva Rizzatti, Ivanise Maria Oliveira, Josimara Cristina de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Régia Chacon Pessoa de Delgado, Oscar Tintorer Souza, Juciel Silva Rizzatti, Ivanise Maria Oliveira, Josimara Cristina de Carvalho |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rita de Cássia Silva Lima, Régia Chacon Pessoa de Delgado, Oscar Tintorer Souza, Juciel Silva Rizzatti, Ivanise Maria Oliveira, Josimara Cristina de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Ensino-Aprendizagem Laboratório Ciências |
topic |
Ensino de Ciências Ensino-Aprendizagem Laboratório Ciências |
description |
This study aims to investigate the conception of graduate students in science education about the use of experimentation with alternative materials in practical classes, in order to contribute to the teaching and learning of Science in basic education. This research was carried out in 2014 in the chemistry laboratory of the State University of Roraima, during the classes of the subject "Experimentation in Science Education" with the participation of 8 graduate students from the areas of Chemistry, Physics, and Pedagogy. The activity consisted of the development of two experiments, which addressed concepts were discussed based on previous knowledge of the participants. After the activity, a questionnaire was applied, which analysis revealed the importance of experimental classes in a participatory and meaningful learning perspective. The results showed that most of the material was considered interesting and the use of experimentation is an important activity for the teaching-learning process. Keywords: Science teaching. Teaching-learning. Laboratories. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-14 2020-07-19T21:49:30Z 2020-07-15 2020-07-19T21:49:30Z 2024-09-10T17:38:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AXT. R.; MOREIRA, M. A. O ensino experimental e a questão do equipamento de baixo custo. Porto Alegre, vol. 13. dez /1991. p. 97- 103. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol13a08.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014. ESPINOZA, A. M. Ciências na escola: novas perspectivas para a formação dos alunos. Tradução Camila Bogéa São Paulo: Ática, 2010. GIORDAN, M. O papel da Experimentação no Ensino de Ciências. química nova na escola. n.10, p.43-49, 1999. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/pesquisa.pdf>. Acesso em: 9 jan. 2015. GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola. v.31, n.3, p.198-202,2009. Disponível em: <http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc31_3/08-RSA- 4107.pdf >. Acesso em: 5 jan. 2015. LABURÚ, C. E. Fundamentos para um Experimento Cativante. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.23, n.3, p. 382-404, 2006. MATEUS, A. L. Química na cabeça: experiências espetaculares para você fazer em casa ou na escola. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. SERAFIM, M. C. A falácia da dicotomia teoria-prática. Rev. Espaço Acadêmico,7. Disponível em: <www.espacoacademico.com.br/007/07mauricio.htm>. 2001. Acesso em: 18 jun. 2015. Sociedade Brasileira de Química. A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. / Organizador: Sociedade Brasileira de Química. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010. 146p. il. 1984-7505 https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4983 |
identifier_str_mv |
AXT. R.; MOREIRA, M. A. O ensino experimental e a questão do equipamento de baixo custo. Porto Alegre, vol. 13. dez /1991. p. 97- 103. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol13a08.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014. ESPINOZA, A. M. Ciências na escola: novas perspectivas para a formação dos alunos. Tradução Camila Bogéa São Paulo: Ática, 2010. GIORDAN, M. O papel da Experimentação no Ensino de Ciências. química nova na escola. n.10, p.43-49, 1999. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/pesquisa.pdf>. Acesso em: 9 jan. 2015. GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola. v.31, n.3, p.198-202,2009. Disponível em: <http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc31_3/08-RSA- 4107.pdf >. Acesso em: 5 jan. 2015. LABURÚ, C. E. Fundamentos para um Experimento Cativante. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.23, n.3, p. 382-404, 2006. MATEUS, A. L. Química na cabeça: experiências espetaculares para você fazer em casa ou na escola. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. SERAFIM, M. C. A falácia da dicotomia teoria-prática. Rev. Espaço Acadêmico,7. Disponível em: <www.espacoacademico.com.br/007/07mauricio.htm>. 2001. Acesso em: 18 jun. 2015. Sociedade Brasileira de Química. A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. / Organizador: Sociedade Brasileira de Química. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010. 146p. il. 1984-7505 |
url |
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Amazônica de Ensino de Ciências |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas Brasil UEA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas Brasil UEA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instacron:UEA |
instname_str |
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
instacron_str |
UEA |
institution |
UEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@uea.edu.br |
_version_ |
1816701100729827328 |