A paródia em saramago: a representação do deus humanizado em Caim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Emanuelle Antunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4582
Resumo: This paper aims to reflect on the different perspectives presented in the book presented in the book Cain, by José Saramago, in which the author builds a parody of the old testament of the Christian bible. It will seek to ponder on the representation of god that Saramago presents in the in the work and what aspects of this divine he addresses when building his parody, since Saramago is not In this way, the reader will be able to understand the meaning of the divine figure in the various episodes of the narrative. the divine figure in the various episodes of the narrative through which it passes. We have chosen the episodes of Abel and Cain, Abraham and Isaac and Job to discuss in the novel the representation of a god-personage that appears characteristics and attitudes so human that differ from the image idealized by humanity. image idealized by humanity.
id UEA_5c48a3e3b762aaf251919c3b94717961
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/4582
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling A paródia em saramago: a representação do deus humanizado em CaimParody in saramago: the representation of the humanized god in Cain.CaimParódiaRepresentaçãoSaramagoLetrasLiteraturaThis paper aims to reflect on the different perspectives presented in the book presented in the book Cain, by José Saramago, in which the author builds a parody of the old testament of the Christian bible. It will seek to ponder on the representation of god that Saramago presents in the in the work and what aspects of this divine he addresses when building his parody, since Saramago is not In this way, the reader will be able to understand the meaning of the divine figure in the various episodes of the narrative. the divine figure in the various episodes of the narrative through which it passes. We have chosen the episodes of Abel and Cain, Abraham and Isaac and Job to discuss in the novel the representation of a god-personage that appears characteristics and attitudes so human that differ from the image idealized by humanity. image idealized by humanity.O presente trabalho tem por intuito refletir acerca das diferentes perspectivas apresentadas no livro Caim, de José Saramago, no qual o autor constrói uma paródia do antigo testamento da bíblia cristã. Buscar-se-á ponderar sobre a representação de deus que Saramago apresenta na obra e que aspectos sobre esse divino ele aborda ao construir a sua paródia, visto que Saramago não está preocupado em criticar a religião, massalientar asincoerências da figura divina nos diversos episódios da narrativa pelos quais perpassa. Elegemos os episódios de Abel e Caim, Abraão e Isaac e Job para discutir no romance a representação de um deus personagem que aparenta características e atitudes tão humanas que diferem da imagem idealizada pela humanidade.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEAPortela, Otávio RiosValente, Emanuelle Antunes2022-09-14T15:02:07Z2024-09-08T11:30:19Z2022-09-14T15:02:07Z2019-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVALENTE, Emanuelle Antunes. A paródia em saramago: a representação do deus humanizado em Caim. 2019. 17 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4582porAMARAL, André Luiz do. Que diabo de deus é esse? Divinas ficções de José Saramago. 2011. Dissertação (Mestrado em Literatura). Programa de Pós-Graduação em Literatura. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis/SC. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106718 BOICE, James Montgomery. Fundamentos da fé cristã – Um manual de teologia ao alcance de todos. Tradução de Eduardo M. Oliveira, Eliane Albuquerque, Hivana Malafaia e Joel Macedo. Rio de Janeiro: Ed. Central Gospel, 2011. CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Tradução Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 2007. CARVALHO, Darleyson. Deus em Saramago a partir da leitura do romance Caim. In: Congresso de Teologia da PUC/PR. Curitiba: Champagnat, 2011. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário eda língua portuguesa. Rio de Janeiro: 3º Ed. totalmente revista e ampliada. Nova Fronteira, 1999. HALL, Stuart. Cultura e representação. Tradução de Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016. HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia. Tradução de Teresa Louro Pérez. Rio de Janeiro: Edições 70, 1985. NERY, Antonio Augusto. Caim (José Saramago) e a paródia que (re)valoriza. Forma breve - revista de literatura: Caim e Abel: contos e recontos. Nº 12, p.157-166. Universidade de Aveiro, 2016. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/5137 REIS, Carlos. Diálogos com Saramago. Lisboa: Ed. Caminho, 1998. SARAMAGO, José. Caim. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. SUMAN, Guilherme. Caim: a psicologia de Deus na obra de José Saramago. In: Nau Literária, Porto Alegre, vol. 8, n. 2, p. 1-11, jul-dez, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1981- 4526.31880 VOGLER, Christopher. A jornada do escritor. Tradução de Ana Maria Machado. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T14:56:14Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/4582Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T14:56:14Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv A paródia em saramago: a representação do deus humanizado em Caim
Parody in saramago: the representation of the humanized god in Cain.
title A paródia em saramago: a representação do deus humanizado em Caim
spellingShingle A paródia em saramago: a representação do deus humanizado em Caim
Valente, Emanuelle Antunes
Caim
Paródia
Representação
Saramago
Letras
Literatura
title_short A paródia em saramago: a representação do deus humanizado em Caim
title_full A paródia em saramago: a representação do deus humanizado em Caim
title_fullStr A paródia em saramago: a representação do deus humanizado em Caim
title_full_unstemmed A paródia em saramago: a representação do deus humanizado em Caim
title_sort A paródia em saramago: a representação do deus humanizado em Caim
author Valente, Emanuelle Antunes
author_facet Valente, Emanuelle Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Portela, Otávio Rios
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Emanuelle Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Caim
Paródia
Representação
Saramago
Letras
Literatura
topic Caim
Paródia
Representação
Saramago
Letras
Literatura
description This paper aims to reflect on the different perspectives presented in the book presented in the book Cain, by José Saramago, in which the author builds a parody of the old testament of the Christian bible. It will seek to ponder on the representation of god that Saramago presents in the in the work and what aspects of this divine he addresses when building his parody, since Saramago is not In this way, the reader will be able to understand the meaning of the divine figure in the various episodes of the narrative. the divine figure in the various episodes of the narrative through which it passes. We have chosen the episodes of Abel and Cain, Abraham and Isaac and Job to discuss in the novel the representation of a god-personage that appears characteristics and attitudes so human that differ from the image idealized by humanity. image idealized by humanity.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
2022-09-14T15:02:07Z
2022-09-14T15:02:07Z
2024-09-08T11:30:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALENTE, Emanuelle Antunes. A paródia em saramago: a representação do deus humanizado em Caim. 2019. 17 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4582
identifier_str_mv VALENTE, Emanuelle Antunes. A paródia em saramago: a representação do deus humanizado em Caim. 2019. 17 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv AMARAL, André Luiz do. Que diabo de deus é esse? Divinas ficções de José Saramago. 2011. Dissertação (Mestrado em Literatura). Programa de Pós-Graduação em Literatura. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis/SC. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106718 BOICE, James Montgomery. Fundamentos da fé cristã – Um manual de teologia ao alcance de todos. Tradução de Eduardo M. Oliveira, Eliane Albuquerque, Hivana Malafaia e Joel Macedo. Rio de Janeiro: Ed. Central Gospel, 2011. CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Tradução Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 2007. CARVALHO, Darleyson. Deus em Saramago a partir da leitura do romance Caim. In: Congresso de Teologia da PUC/PR. Curitiba: Champagnat, 2011. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário eda língua portuguesa. Rio de Janeiro: 3º Ed. totalmente revista e ampliada. Nova Fronteira, 1999. HALL, Stuart. Cultura e representação. Tradução de Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016. HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia. Tradução de Teresa Louro Pérez. Rio de Janeiro: Edições 70, 1985. NERY, Antonio Augusto. Caim (José Saramago) e a paródia que (re)valoriza. Forma breve - revista de literatura: Caim e Abel: contos e recontos. Nº 12, p.157-166. Universidade de Aveiro, 2016. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/5137 REIS, Carlos. Diálogos com Saramago. Lisboa: Ed. Caminho, 1998. SARAMAGO, José. Caim. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. SUMAN, Guilherme. Caim: a psicologia de Deus na obra de José Saramago. In: Nau Literária, Porto Alegre, vol. 8, n. 2, p. 1-11, jul-dez, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1981- 4526.31880 VOGLER, Christopher. A jornada do escritor. Tradução de Ana Maria Machado. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1823241950251188224