Olimpíada parintinense de biologia como instrumento para a avaliação do ensino nas escolas estaduais de Parintins AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Rondinelli F.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Taddei, Fabiano G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4953
Resumo: This work describes the use of results of the 1st Biology Olympiads of Parintins (OPB) to assess the students learning from State schools in the city of Parintins. We draw a diagnosis about socioeconomic status, social behavior and teaching methods of participants; 208 students participated in this event. At the first stage they answered 40 multiple choice questions and 20 subjective questions at second stage. The average percentage of correct answers in the first stage was 22.41% (± 0.09); the highest percentage of correct answers at this stage was about bacteria and the lowest about tissues. In the second stage the average percentage was 18.13% (± 13.11); the highest percentage of correct answers at this stage was about fungi and the lowest about botany. The obtained results points out low achievement and serve as a warning to the current structure related to the learning of biology. The performance of schools did not show any statistical differences, indicating that the results are not related to a specific methodology, but represent a general situation. Keywords: Biology, Teaching, Learning, Scientific Olympiads.
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In the second stage the average percentage was 18.13% (± 13.11); the highest percentage of correct answers at this stage was about fungi and the lowest about botany. The obtained results points out low achievement and serve as a warning to the current structure related to the learning of biology. The performance of schools did not show any statistical differences, indicating that the results are not related to a specific methodology, but represent a general situation. Keywords: Biology, Teaching, Learning, Scientific Olympiads.Este artigo descreve a utilização dos resultados da 1ª Olimpíada Parintinense de Biologia (OPB) na avaliação do aprendizado dos alunos de escolas estaduais do município. Faz um diagnóstico da condição socioeconômica, comportamentos sociais e métodos de ensino a que estão sujeitos os participantes. O evento contou com a participação de 208 alunos. Na primeira fase estes responderam a 40 questões de múltipla escolha e, na segunda, 20 questões subjetivas. As médias percentuais dos acertos na primeira fase foram de 22,41% (± 0,09). Os temas: bactérias e tecidos se destacaram, respectivamente, com o maior e menor aproveitamento. Na segunda fase a média de acertos foi de 18,13% (± 13,11). A maior proporção de acertos desta fase foi no tema fungos e, a menor, em botânica. Os resultados obtidos chamam atenção pelo baixo aproveitamento e, servem de advertência para a estrutura relacionada ao aprendizado da biologia. As notas das escolas não apresentaram diferenças estatísticas significativas, o que indica que os resultados não estão relacionados a uma metodologia específica, mas sim, representam uma situação geral. Palavras-chave: Biologia. Ensino. Aprendizagem. Olimpíadas Científicas.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEA2020-07-19T21:41:56Z2024-09-10T17:38:31Z2020-07-142020-07-19T21:41:56Z2016-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfACEVEDO, J. A., VÁZQUEZ, A., MANASSERO, M. A. Papel de la education CTS em uma alfabetización científica y tecnológica para todas las personas. Revista Eletrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.2 n. 2, p. 1, 2003. ALVES, W. J. S. O impacto da olimpíada de matemática em alunos da escola pública. Tese de Doutorado. (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, 2010. AMARAL, C. L. C., CURI, E. Pesquisas e práticas de ensino em química e biologia. São Paulo: Terra Cota, 2009. ANBIO. XII Olimpíada Nacional de Biologia. Associação Nacional de Biosegurança. Disponível em: <www.anbiojovem.org.br/>. Acesso em: 13 fev. 2015. BAGATINI, A. Olimpíadas de Matemática, Altas Habilidades e Resolução de Problemas. (Trabalho de Conclusão de Curso) Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2010. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 197 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.188-198 | jul-dez | 2016 BAIRD, W. E. Correlates of Student Performance in the Science Olympiad: The Test of Integrated Process Skills and Other Variables. In: ANNUAL MEETING OF THE NATIONAL ASSOCIATION FOR RESEARCH IN SCIENCE TEACHING, 7, 1989, San Francisco. Compilation of the Annual meeting of the National Association for Research in Science Teaching. San Francisco: National Association for Researching in Science Teaching, 1989. p. 31. BARATA, A. M. Questões relevantes sobre concurso público. 2014. Disponível em: <www.biblioteca.mppa.mp.br/phl82/capas/Que57.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2015. CANALLE, J. B. G.; DA ROCHA, J. F. V.; FERREIRA, J. L.; PESSOA FILHO, J. B.; MAIA-FURNAS, M.; DINIZ, T. M. XI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2011. Disponível em: <http://liara.olimpiadascientificas.com/wpcontent/ uploads/2013/05/Relatorio-de-2011-XIV-OBA.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2016. DA SILVA, C. B. P.; CARPES, F. P.; DA ROCHA, E. S.; KUNZEL, M. R. 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Olimpíada de Ciências Biológicas como ferramenta para o ensino de Biologia no Alto Solimões, Amazônia brasileira. Revista Areté, v.7, p. 127-135. 2003. WESTMORE, D. E. Student recruitment through a science Olympiad. Journal of Chemical Education, v.55, n.1, p. 43. 1978. WIRT, J. L. An analysis of Science Olympiad participants' perceptions regarding their experience with the science and engineering academic competition. 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Filogenéticas, Classificações Biológicas Classificações: Biologia Molecular. Santa Inês: INSTITUTO FEDERAL BAIANO (IFB), 2010. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 198 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.188-198 | jul-dez | 2016 MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: Histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009. MARIUZZO, P. Olimpíadas científicas estimulam estudantes e valorizam a atuação de professores na pesquisa. Ciência e Cultura, v.62, n.2, p. 12-13. 2010. MARQUES, F. Política C&T – Educação: Eles gostam de Ciência. Revista FAPESP, São Paulo, v.205, p. 32-37. 2013. MEC. Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Censo Educacional. Brasília: INEP, 2012. MIRANDA, E. S.; SCHALL, V. T. Olimpíada brasileira de saúde e meio ambiente: relato de uma experiência inovadora na área do ensino fundamental e médio na região Sul-Minas. 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Olimpíada de Ciências Biológicas como ferramenta para o ensino de Biologia no Alto Solimões, Amazônia brasileira. Revista Areté, v.7, p. 127-135. 2003. WESTMORE, D. E. Student recruitment through a science Olympiad. Journal of Chemical Education, v.55, n.1, p. 43. 1978. WIRT, J. L. An analysis of Science Olympiad participants' perceptions regarding their experience with the science and engineering academic competition. (Tese de Doutorado) - Seton Hall University, 2011.
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