O Ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Carlos Augusto Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4266
Resumo: Este trabalho tem como enfoque o ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9° ano do ensino fundamental. Procurando atender a um novo olhar no ensino e aprendizagem da Matemática este trabalho tem como objetivo geral contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9° ano do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: identificar as etapas do processo de ensino e aprendizagem da Matemática utilizando a Engenharia Didática; apresentar as fases da engenharia didática; relacionar o uso do teodolito caseiro com o ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo. A opção metodológica utilizada neste trabalho de conclusão de curso foi à pesquisa qualitativa e a modalidade escolhida foi o estudo de caso. Após o estudo da metodologia da engenharia didática, da construção e aplicação do teodolito caseiro e também da análise dos questionários aplicados foram obtidos resultados positivos no ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo no 9°ano do ensino fundamental, pois facilitou na aprendizagem dos alunos.
id UEA_68560929d30f5040ef82ca14d764d1cf
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/4266
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling O Ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9º ano do ensino fundamentalThe Teaching of trigonometric relations in the triangle rectangle using the homemade theodolite and didactic engineering methodology in the 9th year of elementary school.Relações TrigonométricasEngenharia DidáticaTeodolitoEste trabalho tem como enfoque o ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9° ano do ensino fundamental. Procurando atender a um novo olhar no ensino e aprendizagem da Matemática este trabalho tem como objetivo geral contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9° ano do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: identificar as etapas do processo de ensino e aprendizagem da Matemática utilizando a Engenharia Didática; apresentar as fases da engenharia didática; relacionar o uso do teodolito caseiro com o ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo. A opção metodológica utilizada neste trabalho de conclusão de curso foi à pesquisa qualitativa e a modalidade escolhida foi o estudo de caso. Após o estudo da metodologia da engenharia didática, da construção e aplicação do teodolito caseiro e também da análise dos questionários aplicados foram obtidos resultados positivos no ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo no 9°ano do ensino fundamental, pois facilitou na aprendizagem dos alunos.This work focuses on the teaching of trigonometric relations in the triangle rectangle using the homemade theodolite and didactic engineering methodology in the 9th year of elementary school. The aim of this work is to contribute to the improvement of the teaching and learning of trigonometric relations in the triangle of the rectangle using home theodolite and didactic engineering methodology in the 9th year of elementary school. The specific objectives are: to identify the stages of the teaching and learning process of Mathematics using Didactic Engineering; present the phases of didactic engineering; to relate the use of the homemade theodolite with the teaching of the trigonometric relations in the triangle rectangle. The methodological option used in this work was the qualitative research and the chosen modality was the case study. After studying the methodology of didactic engineering, construction and application of home theodolite and also the analysis of applied questionnaires, positive results were obtained in the teaching of trigonometric relations in the triangle rectangle in the 9th year of elementary school, since it facilitated student learning.Universidade do Estado do Amazonas2019-02-06T16:58:59Z2024-09-08T11:25:44Z2019-02-06T16:58:59Z2018-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPERES, Carlos Augusto Vieira. O Ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9º ano do ensino fundamental. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2018.https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4266porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeres, Carlos Augusto Vieirareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T15:09:39Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/4266Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T15:09:39Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9º ano do ensino fundamental
The Teaching of trigonometric relations in the triangle rectangle using the homemade theodolite and didactic engineering methodology in the 9th year of elementary school.
title O Ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9º ano do ensino fundamental
spellingShingle O Ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9º ano do ensino fundamental
Peres, Carlos Augusto Vieira
Relações Trigonométricas
Engenharia Didática
Teodolito
title_short O Ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9º ano do ensino fundamental
title_full O Ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9º ano do ensino fundamental
title_fullStr O Ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O Ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9º ano do ensino fundamental
title_sort O Ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9º ano do ensino fundamental
author Peres, Carlos Augusto Vieira
author_facet Peres, Carlos Augusto Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Carlos Augusto Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Trigonométricas
Engenharia Didática
Teodolito
topic Relações Trigonométricas
Engenharia Didática
Teodolito
description Este trabalho tem como enfoque o ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9° ano do ensino fundamental. Procurando atender a um novo olhar no ensino e aprendizagem da Matemática este trabalho tem como objetivo geral contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9° ano do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: identificar as etapas do processo de ensino e aprendizagem da Matemática utilizando a Engenharia Didática; apresentar as fases da engenharia didática; relacionar o uso do teodolito caseiro com o ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo. A opção metodológica utilizada neste trabalho de conclusão de curso foi à pesquisa qualitativa e a modalidade escolhida foi o estudo de caso. Após o estudo da metodologia da engenharia didática, da construção e aplicação do teodolito caseiro e também da análise dos questionários aplicados foram obtidos resultados positivos no ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo no 9°ano do ensino fundamental, pois facilitou na aprendizagem dos alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-23
2019-02-06T16:58:59Z
2019-02-06T16:58:59Z
2024-09-08T11:25:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PERES, Carlos Augusto Vieira. O Ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9º ano do ensino fundamental. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2018.
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4266
identifier_str_mv PERES, Carlos Augusto Vieira. O Ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9º ano do ensino fundamental. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2018.
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701102328905728