Professor-personagem em tempos de pandemia: adaptações e novos paradigmas para o ensino a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vitória Renata da Silva e
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2723
Resumo: This Course Completion Project - TCC started during the Supervised Internship and underwent adaptations due to the COVID19 pandemic. The initial idea, which was to develop the teaching of the theatrical language through a teacher-personality continued in the adaptation to other modalities other than face-to-face. In the midst of the pandemic, it was necessary to study new concepts In the midst of the pandemic, it was necessary to study new concepts and adapt the ways of teaching and content in the classroom. By adding these concepts, bringing new possibilities of interaction In the midst of the pandemic, it was necessary to study new concepts and adapt the ways of teaching and content in the classroom. Such studies brought new terms, such as Storytelling, which is a form of storytelling in the virtual environment, thus imprinting A new perspective on distance learning. In this way, I present a teaching plan that includes 10 classes, and the possibilities of being developed face-to-face and/or telepresence.
id UEA_6d15ed44f333958e2fc64441c886fdff
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/2723
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Professor-personagem em tempos de pandemia: adaptações e novos paradigmas para o ensino a distânciaTeacher-character in times of pandemic: adaptations and new paradigms for distance learningProfessor-personagemContação de históriaStorytellingEnsino telepresencialCiências HumanasThis Course Completion Project - TCC started during the Supervised Internship and underwent adaptations due to the COVID19 pandemic. The initial idea, which was to develop the teaching of the theatrical language through a teacher-personality continued in the adaptation to other modalities other than face-to-face. In the midst of the pandemic, it was necessary to study new concepts In the midst of the pandemic, it was necessary to study new concepts and adapt the ways of teaching and content in the classroom. By adding these concepts, bringing new possibilities of interaction In the midst of the pandemic, it was necessary to study new concepts and adapt the ways of teaching and content in the classroom. Such studies brought new terms, such as Storytelling, which is a form of storytelling in the virtual environment, thus imprinting A new perspective on distance learning. In this way, I present a teaching plan that includes 10 classes, and the possibilities of being developed face-to-face and/or telepresence.Este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC iniciou no decorrer do Estágio Supervisionado e sofreu adaptações em razão da pandemia COVID19. A ideia inicial, que era desenvolver o ensino da linguagem teatral através de um professor-personagem, continuou na adequação para outras modalidades que não a presencial. Em meio a pandemia foi necessário o estudo de novos conceitos e adaptação das formas de ensino e conteúdos em sala de aula. Ao agregar esses conceitos, trazendo novas possibilidades de interação e uma nova perspectiva da contação de história, do professor--personagem e o conteúdo teatral. Tais estudos trouxeram novos termos, como o Storytelling, que é uma forma de contar história no ambiente virtual, imprimindo, assim, uma nova perspectiva de ensino a distância. Trago assim, um plano de ensino que contempla 10 aulas, e as possibilidades de serem desenvolvidas de forma presencial e/ou telepresencial.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEAPozzetti, Gislaine ReginaPozzetti, Gislaine ReginaSantos, Eneila Almeida dosSilva, Francenilza Vianna de SouzaSilva, Vitória Renata da Silva e2022-06-07T16:43:20Z2024-09-06T19:38:05Z2022-06-012022-06-07T16:43:20Z2021-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Vitória Renata da Silva e. Professor-personagem em tempos de pandemia: adaptações e novos paradigmas para o ensino a distância. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2020.https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2723porBERTHOLD, Margot - História Mundial do Teatro / Margot Berthold; [tradução Maria Paula v. Zurawski, J. Guinsburg, Sergio Coelho e Clovis Garcia]. 4ed. São Paulo ; Perspectiva, 2008 CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo Editora Hucitec; Edição Mandacaru, 2006. Contadores de Histórias: um exercício para muitas vozes/ Organização Benita Prieto. - Rio de Janeiro: s. ed, 2011. 240p. GROSSI, Maria Elisa de Araújo – Contação de História – Instituição Universidade federal de Minas gerais UFMG/ centro pedagógico. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/contacao-de-historias SANTAELLA, Lucia – O papel do lúdico na aprendizagem - Revista Teias v. 13 • n. 30 • 185-195 • set./dez . 2012 SILVA, J. A. L.; OLIVEIRA, F. C. S. ; MARTINS, D. J. Storytelling e gamificação como estratégia de motivação no ensino de programação com Python e Minecraft. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba-PR. Culture Track, 2017. p. 987-990.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-10-04T13:48:18Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/2723Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-10-04T13:48:18Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Professor-personagem em tempos de pandemia: adaptações e novos paradigmas para o ensino a distância
Teacher-character in times of pandemic: adaptations and new paradigms for distance learning
title Professor-personagem em tempos de pandemia: adaptações e novos paradigmas para o ensino a distância
spellingShingle Professor-personagem em tempos de pandemia: adaptações e novos paradigmas para o ensino a distância
Silva, Vitória Renata da Silva e
Professor-personagem
Contação de história
Storytelling
Ensino telepresencial
Ciências Humanas
title_short Professor-personagem em tempos de pandemia: adaptações e novos paradigmas para o ensino a distância
title_full Professor-personagem em tempos de pandemia: adaptações e novos paradigmas para o ensino a distância
title_fullStr Professor-personagem em tempos de pandemia: adaptações e novos paradigmas para o ensino a distância
title_full_unstemmed Professor-personagem em tempos de pandemia: adaptações e novos paradigmas para o ensino a distância
title_sort Professor-personagem em tempos de pandemia: adaptações e novos paradigmas para o ensino a distância
author Silva, Vitória Renata da Silva e
author_facet Silva, Vitória Renata da Silva e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pozzetti, Gislaine Regina
Pozzetti, Gislaine Regina
Santos, Eneila Almeida dos
Silva, Francenilza Vianna de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vitória Renata da Silva e
dc.subject.por.fl_str_mv Professor-personagem
Contação de história
Storytelling
Ensino telepresencial
Ciências Humanas
topic Professor-personagem
Contação de história
Storytelling
Ensino telepresencial
Ciências Humanas
description This Course Completion Project - TCC started during the Supervised Internship and underwent adaptations due to the COVID19 pandemic. The initial idea, which was to develop the teaching of the theatrical language through a teacher-personality continued in the adaptation to other modalities other than face-to-face. In the midst of the pandemic, it was necessary to study new concepts In the midst of the pandemic, it was necessary to study new concepts and adapt the ways of teaching and content in the classroom. By adding these concepts, bringing new possibilities of interaction In the midst of the pandemic, it was necessary to study new concepts and adapt the ways of teaching and content in the classroom. Such studies brought new terms, such as Storytelling, which is a form of storytelling in the virtual environment, thus imprinting A new perspective on distance learning. In this way, I present a teaching plan that includes 10 classes, and the possibilities of being developed face-to-face and/or telepresence.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30
2022-06-07T16:43:20Z
2022-06-01
2022-06-07T16:43:20Z
2024-09-06T19:38:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Vitória Renata da Silva e. Professor-personagem em tempos de pandemia: adaptações e novos paradigmas para o ensino a distância. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2020.
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2723
identifier_str_mv SILVA, Vitória Renata da Silva e. Professor-personagem em tempos de pandemia: adaptações e novos paradigmas para o ensino a distância. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2020.
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BERTHOLD, Margot - História Mundial do Teatro / Margot Berthold; [tradução Maria Paula v. Zurawski, J. Guinsburg, Sergio Coelho e Clovis Garcia]. 4ed. São Paulo ; Perspectiva, 2008 CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo Editora Hucitec; Edição Mandacaru, 2006. Contadores de Histórias: um exercício para muitas vozes/ Organização Benita Prieto. - Rio de Janeiro: s. ed, 2011. 240p. GROSSI, Maria Elisa de Araújo – Contação de História – Instituição Universidade federal de Minas gerais UFMG/ centro pedagógico. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/contacao-de-historias SANTAELLA, Lucia – O papel do lúdico na aprendizagem - Revista Teias v. 13 • n. 30 • 185-195 • set./dez . 2012 SILVA, J. A. L.; OLIVEIRA, F. C. S. ; MARTINS, D. J. Storytelling e gamificação como estratégia de motivação no ensino de programação com Python e Minecraft. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba-PR. Culture Track, 2017. p. 987-990.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701090063712256