As metodologias utilizadas na alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marizete Dutra Ferreira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1135
Resumo: O presente trabalho com o tema “As metodologias utilizadas na alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais na Escola Municipal professora Jociêdes Andrade”, inserido na linha de pesquisa Educação Especial e Inclusão. A pesquisa visou identificar como vem ocorrendo a inclusão no ambiente escolar, conhecer como os professores tem se preparado para o processo educacional, verificar os avanços e descrever como a inclusão acontece no espaço escolar. Trata-se de um trabalho bibliográfico e de campo, com abordagem qualitativa, no qual fez-se uso da técnica de observação e questionário com perguntas semifechadas e perguntas abertas. O público alvo da pesquisa foram alunos, um cuidador, apoio pedagógico e três professores do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. De acordo com os dados obtidos, foi possível constatar a dificuldade dos professores em desenvolverem uma proposta educacional inclusiva na sala de aula, apesar da maioria ter especialização voltada a intervir na dificuldade de aprendizagem, os mesmos não se sentem capacitados para lidar com a inclusão de crianças com necessidade educacional especial em sua classe.
id UEA_91f93ad2b79e95fa54d74dc1237fe93e
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/1135
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling As metodologias utilizadas na alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais na Escola Municipal Professora Jociêdes AndradeThe methodologies used in the literacy of children with special educational needs in the Municipal School Professor Jociêdes AndradeInclusão - EscolaNecessidade educacional especialMetodologias - AprendizagemO presente trabalho com o tema “As metodologias utilizadas na alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais na Escola Municipal professora Jociêdes Andrade”, inserido na linha de pesquisa Educação Especial e Inclusão. A pesquisa visou identificar como vem ocorrendo a inclusão no ambiente escolar, conhecer como os professores tem se preparado para o processo educacional, verificar os avanços e descrever como a inclusão acontece no espaço escolar. Trata-se de um trabalho bibliográfico e de campo, com abordagem qualitativa, no qual fez-se uso da técnica de observação e questionário com perguntas semifechadas e perguntas abertas. O público alvo da pesquisa foram alunos, um cuidador, apoio pedagógico e três professores do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. De acordo com os dados obtidos, foi possível constatar a dificuldade dos professores em desenvolverem uma proposta educacional inclusiva na sala de aula, apesar da maioria ter especialização voltada a intervir na dificuldade de aprendizagem, os mesmos não se sentem capacitados para lidar com a inclusão de crianças com necessidade educacional especial em sua classe.El presente trabajo con el tema "Las metodologías utilizadas en la alfabetización de niños con necesidades educativas especiales en la Escuela Municipal profesora Jociêdes Andrade", insertado en la línea de investigación Educación Especial y Inclusión. La investigación pretendió identificar cómo viene ocurriendo la inclusión en el ambiente escolar, conocer cómo los profesores se han preparado para el proceso educativo, verificar los avances y describir cómo la inclusión ocurre en el espacio escolar. Se trata de uno trabajo bibliográfico y de campo, con abordaje cualitativo, en el cuál se hizo uso de la técnica de observación y cuestionario con preguntas semifechadas y preguntas abiertas. El público objetivo de la investigación fueron alumnos, un cuidador, apoyo pedagógico y tres profesores del primero al tercer año de la enseñanza fundamental. De acuerdo con los datos obtenidos, fue posible constatar la dificultad de los profesores en desarrollar una propuesta educativa inclusiva en el aula, a pesar de que la mayoría tienen especialización orientada a intervenir en la dificultad de aprendizaje, los mismos no se sienten capacitados para lidiar con la inclusión de la inclusión Niños con necesidades educativas especiales en su clase.Universidade do Estado do Amazonas2017-11-23T13:21:52Z2024-08-31T14:01:06Z2017-11-23T13:21:52Z2017-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1135porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marizete Dutra Ferreira dareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-08-31T14:12:15Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/1135Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-08-31T14:12:15Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv As metodologias utilizadas na alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade
The methodologies used in the literacy of children with special educational needs in the Municipal School Professor Jociêdes Andrade
title As metodologias utilizadas na alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade
spellingShingle As metodologias utilizadas na alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade
Silva, Marizete Dutra Ferreira da
Inclusão - Escola
Necessidade educacional especial
Metodologias - Aprendizagem
title_short As metodologias utilizadas na alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade
title_full As metodologias utilizadas na alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade
title_fullStr As metodologias utilizadas na alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade
title_full_unstemmed As metodologias utilizadas na alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade
title_sort As metodologias utilizadas na alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade
author Silva, Marizete Dutra Ferreira da
author_facet Silva, Marizete Dutra Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marizete Dutra Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão - Escola
Necessidade educacional especial
Metodologias - Aprendizagem
topic Inclusão - Escola
Necessidade educacional especial
Metodologias - Aprendizagem
description O presente trabalho com o tema “As metodologias utilizadas na alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais na Escola Municipal professora Jociêdes Andrade”, inserido na linha de pesquisa Educação Especial e Inclusão. A pesquisa visou identificar como vem ocorrendo a inclusão no ambiente escolar, conhecer como os professores tem se preparado para o processo educacional, verificar os avanços e descrever como a inclusão acontece no espaço escolar. Trata-se de um trabalho bibliográfico e de campo, com abordagem qualitativa, no qual fez-se uso da técnica de observação e questionário com perguntas semifechadas e perguntas abertas. O público alvo da pesquisa foram alunos, um cuidador, apoio pedagógico e três professores do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. De acordo com os dados obtidos, foi possível constatar a dificuldade dos professores em desenvolverem uma proposta educacional inclusiva na sala de aula, apesar da maioria ter especialização voltada a intervir na dificuldade de aprendizagem, os mesmos não se sentem capacitados para lidar com a inclusão de crianças com necessidade educacional especial em sua classe.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-23T13:21:52Z
2017-11-23T13:21:52Z
2017-11-22
2024-08-31T14:01:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1135
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701094813761536