Abordagem dos temas transversais pelos professores do 6º ano da escola municipal Professora Nilce Avilar em Boca do Acre - AM
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5592 |
Resumo: | Contemporary concerns with the environment, sexuality, health issues, cultural plurality, work and consumption issues and ethical issues covering equal rights, solidarity and inequalities, which constitute the transversal themes proposed by the Parameters National Curriculums, where schools have the duty to work these contents in an interdisciplinary way, considering one of the basic and relevant requirements for the achievement of citizenship, with this study we sought to assess whether teachers address the Transversal Themes in their classes in the 6th grade class. year of the Municipal School Nilce Avilar in Boca do Acre - AM and the way in which they work these themes. The target audience of this study were six teachers who work in the class. In order to obtain the research data, a questionnaire and observations from the classes of the students were used. teachers and data were interpreted through content analysis. After analyzing the data, we arrived at the results that demonstrate that teachers know little about the Transversal Themes, although these themes are not recent, but they responded to know such themes, so it became evident the need for more knowledge of the Transversal Themes to apply in their daily methodologies and apparently in the need for continuous training for them. |
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Abordagem dos temas transversais pelos professores do 6º ano da escola municipal Professora Nilce Avilar em Boca do Acre - AMApproach to transversal themes by teachers of the 6th year of the municipal school Professora Nilce Avilar in Boca do Acre - AMPCN’sTemas TransversaisInterdisciplinaridadeCiências BiológicasContemporary concerns with the environment, sexuality, health issues, cultural plurality, work and consumption issues and ethical issues covering equal rights, solidarity and inequalities, which constitute the transversal themes proposed by the Parameters National Curriculums, where schools have the duty to work these contents in an interdisciplinary way, considering one of the basic and relevant requirements for the achievement of citizenship, with this study we sought to assess whether teachers address the Transversal Themes in their classes in the 6th grade class. year of the Municipal School Nilce Avilar in Boca do Acre - AM and the way in which they work these themes. The target audience of this study were six teachers who work in the class. In order to obtain the research data, a questionnaire and observations from the classes of the students were used. teachers and data were interpreted through content analysis. After analyzing the data, we arrived at the results that demonstrate that teachers know little about the Transversal Themes, although these themes are not recent, but they responded to know such themes, so it became evident the need for more knowledge of the Transversal Themes to apply in their daily methodologies and apparently in the need for continuous training for them.As preocupações contemporâneas com meio ambiente, com a sexualidade, questões de saúde, da pluralidade cultural, as questões de trabalho e consumo e com questões éticas abrangendo igualdades de direitos, a solidariedade e as desigualdades, que se constituem os temas transversais, propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, onde as escolas têm por dever trabalhar esses conteúdos de forma interdisciplinar, considerando um dos requisitos básico e relevante para a conquista da cidadania, com este estudo buscou-se avaliar se os professores abordam os Temas Transversais em suas aulas na turma do 6º ano da escola Municipal Nilce Avilar em Boca do Acre – AM e a forma em que os mesmos trabalham essas temáticas. O público alvo deste estudo foram seis professores que atuam na turma. Para obtenção dos dados da pesquisa utilizou-se um questionário e observações das aulas dos professores e os dados foram interpretados através da analise de conteúdo. Após analisar os dados chegou-se aos resultados que demonstram que os professores pouco sabem sobre os Temas Transversais, embora essas temáticas não sejam recentes, mas os mesmos responderam conhecer tais temas, assim ficou evidente a necessidade de mais conhecimentos dos Temas Transversais para aplicar em suas metodologias diárias e aparentemente na necessidade de formação continuada para os mesmos.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEACavalcanti, Maria do Perpetuo Socorro da RochaCavalcanti, Maria do Perpetuo Socorro da RochaCastro, Diogo Pereira deSouza, Rayane Delmondes da SilvaSilva, Gleison Costa da2022-04-25T17:01:18Z2024-09-26T19:09:06Z2022-04-212022-04-25T17:01:18Z2019-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Gleison Costa da. Abordagem dos temas transversais pelos professores do 6º ano da Escola Municipal Professora Nilce Avilar em Boca do Acre - AM. 2019 51 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acrehttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5592porALMEIDA, T. J. B. Abordagem dos temas transversais nas aulas de ciências do ensino fundamental, no distrito de Rembepe, município de Camaçari-BA. Condoba-revista virtual. Salvador, v.2, n.1, p.1-13, jan/jun2006. Disponível em: http://revistas.unijorge.edu.br/candomba/2006-v2n1/pdfs/TeresaAlmeida2006v2n1.pdf. Acesso em: 06 dez.2018. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Porto: P.U.F., 2011. BIANCO, A. P. Tema transversal orientação sexual, prática pedagógica do professor de educação física: trajetórias e desafios. Araraquara-SP, p.1-158, 2017. BRASIL. Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília. 1996. ______. Lei nº 012.796, de 04 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 05 de abril de 2013. ______. (1997c). Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual, primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF. ______. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/ SEF, 1998. 436 p. ______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Tema: Trabalho e Consumo. Brasília: MEC/SEF, 1998b. ______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos: meio ambiente, saúde. Brasília: MEC/SEF. 1997c. ______. 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(1997c). Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual, primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF. ______. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/ SEF, 1998. 436 p. ______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Tema: Trabalho e Consumo. Brasília: MEC/SEF, 1998b. ______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos: meio ambiente, saúde. Brasília: MEC/SEF. 1997c. ______. Parâmetros curriculares nacionais volume 8: apresentação dos temas transversais: ética. 3. ed. Brasília: MEC, 2000. CASTILHO, J.; GARCIA, M.; FERNANDES, A. J. Aderência discente em educação e distância: perfil e estados motivacionais. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 1., 2010, Santiago de Chile. Anais... 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