A divulgação científica a partir das atividades de experimentação junto a alunos do ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Elder Tanio Gomes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5343
Resumo: Considering that the Scientific Divulgation in the school scope needs to be presented as a relevant part of the teaching to the understanding of the phenomena that are present in the daily life of the students. It is problematic how the scientific dissemination from the experimental activities constituted as a significant strategy for the students of the 9th grade. Therefore, the research was carried out in the Municipal School Professor Edinir Telles Guimarães located in the eastern part of the city of Manaus by the qualitative approach, started with two questions in 2016 and an interview in 2017 about the scientific dissemination with the experimentation. For the interpretation of the data used the discursive textual analysis-DTA. It was possible to observe that Scientific Dissemination with experimentation provides the students' interest in natural phenomena as a significant strategy in science teaching, which allows to conclude that the practical activities contribute with discussions on scientific subjects Keywords: Scientific divulgation. Experimentation. Elementary School. Natural Phenomena
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It was possible to observe that Scientific Dissemination with experimentation provides the students' interest in natural phenomena as a significant strategy in science teaching, which allows to conclude that the practical activities contribute with discussions on scientific subjects Keywords: Scientific divulgation. Experimentation. Elementary School. Natural PhenomenaConsiderando que a Divulgação Científica no âmbito escolar necessita ser apresentada como parte relevante do ensino para a compreensão dos fenômenos que estão presentes no cotidiano dos estudantes. Problematiza-se como a divulgação científica a partir das atividades de experimentação constituiu-se como estratégia significativa para os alunos do 9º ano. Para tanto, a pesquisa procedeu-se na Escola Municipal Professora Edinir Telles Guimarães localizada na zona leste da cidade de Manaus pela abordagem qualitativa, iniciou-se mediante duas perguntas em 2016 e uma entrevista em 2017 sobre a divulgação científica junto a experimentação. Para a interpretação dos dados utilizou a análise textual discursiva-ATD. Foi possível observar que a Divulgação Científica, com experimentação proporciona o interesse dos alunos nos fenômenos naturais como estratégia significativa no ensino de ciências, o que permite concluir que as atividades práticas contribuem com discussões sobre assuntos científicos. Palavras-chave: Divulgação Científica. Experimentação. Ensino Fundamental. Fenômenos Naturais.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEAPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na AmazôniaGonçalves, Carolina BrandãoGonçalves, Carolina BrandãoAguiar, José Vicente de SouzaSalgado, Andre Wilson Archer PintoAlmeida, Elder Tanio Gomes de2020-03-10T18:18:29Z2024-09-10T18:56:40Z2020-03-112020-03-10T18:18:29Z2018-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5343porALMEIDA, Maria José. Divulgação Científica no ensino escolar: possiblidades e limites. In: GIORDAN, Marcelo; CUNHA, Marcia. (Org.). Divulgação Científica na sala de aula. Ijuí: Unijuí, 2015. ALMEIDA, Miguel. A vulgarização do saber. In MASSARANI, Luisa ; MOREIRA, Ildeu; BRITO, Fatima. (Organização). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 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