Educação de jovens e adultos - desafios do professor de língua portuguesa do ensino médio em uma escola da rede estadual de Parintins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carlos Clei Simas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/525
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral investigar quais os desafios do professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos- EJA, em uma escola pública da Rede Estadual de Parintins-AM. Apresenta o contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos em Parintins/AM Descreve como é realizado o ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio e destaca os desafios no processo de ensino no referido componente curricular na modalidade de educação EJA. Para esta pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa, que busca descrever significados que são socialmente construídos, e por isso é considerada subjetiva. E para análise de dados, usou-se questionários e entrevistas aos alunos e professores Para desenvolvimento desse artigo utilizou-se algumas bases teóricas como Valdo Barcelos (2010); Paulo Freire (1987); Irandé Antunes (2003) entre outros. Por fim apresenta uma análise da prática docente e a visão dos alunos com relação a metodologia do professor. Neste sentido conclui-se que nessa pesquisa os desafios que os professores enfrentam para obter êxito no ensino de língua portuguesa na EJA tais como; a falta de assiduidade dos alunos, adequação de conteúdo e a falta de Leitura.
id UEA_d858ac425e6420d1b206d35120b48eb9
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/525
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Educação de jovens e adultos - desafios do professor de língua portuguesa do ensino médio em uma escola da rede estadual de ParintinsYouth and adult education - challenges of the Portuguese language teacher of high school in a school of the state network of ParintinsDesafiosLíngua PortuguesaEJAEnsinoO presente trabalho tem como objetivo geral investigar quais os desafios do professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos- EJA, em uma escola pública da Rede Estadual de Parintins-AM. Apresenta o contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos em Parintins/AM Descreve como é realizado o ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio e destaca os desafios no processo de ensino no referido componente curricular na modalidade de educação EJA. Para esta pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa, que busca descrever significados que são socialmente construídos, e por isso é considerada subjetiva. E para análise de dados, usou-se questionários e entrevistas aos alunos e professores Para desenvolvimento desse artigo utilizou-se algumas bases teóricas como Valdo Barcelos (2010); Paulo Freire (1987); Irandé Antunes (2003) entre outros. Por fim apresenta uma análise da prática docente e a visão dos alunos com relação a metodologia do professor. Neste sentido conclui-se que nessa pesquisa os desafios que os professores enfrentam para obter êxito no ensino de língua portuguesa na EJA tais como; a falta de assiduidade dos alunos, adequação de conteúdo e a falta de Leitura.The present work has as general objective to investigate which the teacher's of Portuguese Language of the Medium Teaching challenges in the modality of the Education of Youths and Adults - EJA, in a public school of the State Net of Parintins-AM. It introduces the historical context of the Education of Youths and Adults in Parintins/AM Describes how the teaching of the Portuguese Language is accomplished in the Medium Teaching and it detaches the challenges in the teaching process in referred him component curricular in the education modality EJA. For this research the qualitative approach was used, that it looks for to describe meanings that they are built socially, and for that it is considered subjective. And for analysis of data, it was used questionnaires and interviews to the students and teachers Para development of that article was used some theoretical bases like Valdo Barcelos (2010); Paulo Freire (1987); Irandé Antunes (2003) among others. Finally it presents an analysis of the educational practice and the students' vision regarding the teacher's methodology. In this sense it is ended that in that research the challenges that the teachers face to obtain success in the teaching of Portuguese language in such EJA as; the lack of the students' regular attendance, content adaptation and the lack of Reading.Universidade do Estado do Amazonas2019-02-19T13:07:59Z2024-08-30T00:34:05Z2019-02-19T13:07:59Z2019-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/525porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Carlos Clei Simasreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-08-30T00:42:22Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/525Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-08-30T00:42:22Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de jovens e adultos - desafios do professor de língua portuguesa do ensino médio em uma escola da rede estadual de Parintins
Youth and adult education - challenges of the Portuguese language teacher of high school in a school of the state network of Parintins
title Educação de jovens e adultos - desafios do professor de língua portuguesa do ensino médio em uma escola da rede estadual de Parintins
spellingShingle Educação de jovens e adultos - desafios do professor de língua portuguesa do ensino médio em uma escola da rede estadual de Parintins
Ribeiro, Carlos Clei Simas
Desafios
Língua Portuguesa
EJA
Ensino
title_short Educação de jovens e adultos - desafios do professor de língua portuguesa do ensino médio em uma escola da rede estadual de Parintins
title_full Educação de jovens e adultos - desafios do professor de língua portuguesa do ensino médio em uma escola da rede estadual de Parintins
title_fullStr Educação de jovens e adultos - desafios do professor de língua portuguesa do ensino médio em uma escola da rede estadual de Parintins
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos - desafios do professor de língua portuguesa do ensino médio em uma escola da rede estadual de Parintins
title_sort Educação de jovens e adultos - desafios do professor de língua portuguesa do ensino médio em uma escola da rede estadual de Parintins
author Ribeiro, Carlos Clei Simas
author_facet Ribeiro, Carlos Clei Simas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Carlos Clei Simas
dc.subject.por.fl_str_mv Desafios
Língua Portuguesa
EJA
Ensino
topic Desafios
Língua Portuguesa
EJA
Ensino
description O presente trabalho tem como objetivo geral investigar quais os desafios do professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos- EJA, em uma escola pública da Rede Estadual de Parintins-AM. Apresenta o contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos em Parintins/AM Descreve como é realizado o ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio e destaca os desafios no processo de ensino no referido componente curricular na modalidade de educação EJA. Para esta pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa, que busca descrever significados que são socialmente construídos, e por isso é considerada subjetiva. E para análise de dados, usou-se questionários e entrevistas aos alunos e professores Para desenvolvimento desse artigo utilizou-se algumas bases teóricas como Valdo Barcelos (2010); Paulo Freire (1987); Irandé Antunes (2003) entre outros. Por fim apresenta uma análise da prática docente e a visão dos alunos com relação a metodologia do professor. Neste sentido conclui-se que nessa pesquisa os desafios que os professores enfrentam para obter êxito no ensino de língua portuguesa na EJA tais como; a falta de assiduidade dos alunos, adequação de conteúdo e a falta de Leitura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-19T13:07:59Z
2019-02-19T13:07:59Z
2019-02-15
2024-08-30T00:34:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/525
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701100850413568