Educação de jovens e adultos - desafios do professor de língua portuguesa do ensino médio em uma escola da rede estadual de Parintins
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/525 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral investigar quais os desafios do professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos- EJA, em uma escola pública da Rede Estadual de Parintins-AM. Apresenta o contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos em Parintins/AM Descreve como é realizado o ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio e destaca os desafios no processo de ensino no referido componente curricular na modalidade de educação EJA. Para esta pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa, que busca descrever significados que são socialmente construídos, e por isso é considerada subjetiva. E para análise de dados, usou-se questionários e entrevistas aos alunos e professores Para desenvolvimento desse artigo utilizou-se algumas bases teóricas como Valdo Barcelos (2010); Paulo Freire (1987); Irandé Antunes (2003) entre outros. Por fim apresenta uma análise da prática docente e a visão dos alunos com relação a metodologia do professor. Neste sentido conclui-se que nessa pesquisa os desafios que os professores enfrentam para obter êxito no ensino de língua portuguesa na EJA tais como; a falta de assiduidade dos alunos, adequação de conteúdo e a falta de Leitura. |
id |
UEA_d858ac425e6420d1b206d35120b48eb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ri.uea.edu.br:riuea/525 |
network_acronym_str |
UEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação de jovens e adultos - desafios do professor de língua portuguesa do ensino médio em uma escola da rede estadual de ParintinsYouth and adult education - challenges of the Portuguese language teacher of high school in a school of the state network of ParintinsDesafiosLíngua PortuguesaEJAEnsinoO presente trabalho tem como objetivo geral investigar quais os desafios do professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos- EJA, em uma escola pública da Rede Estadual de Parintins-AM. Apresenta o contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos em Parintins/AM Descreve como é realizado o ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio e destaca os desafios no processo de ensino no referido componente curricular na modalidade de educação EJA. Para esta pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa, que busca descrever significados que são socialmente construídos, e por isso é considerada subjetiva. E para análise de dados, usou-se questionários e entrevistas aos alunos e professores Para desenvolvimento desse artigo utilizou-se algumas bases teóricas como Valdo Barcelos (2010); Paulo Freire (1987); Irandé Antunes (2003) entre outros. Por fim apresenta uma análise da prática docente e a visão dos alunos com relação a metodologia do professor. Neste sentido conclui-se que nessa pesquisa os desafios que os professores enfrentam para obter êxito no ensino de língua portuguesa na EJA tais como; a falta de assiduidade dos alunos, adequação de conteúdo e a falta de Leitura.The present work has as general objective to investigate which the teacher's of Portuguese Language of the Medium Teaching challenges in the modality of the Education of Youths and Adults - EJA, in a public school of the State Net of Parintins-AM. It introduces the historical context of the Education of Youths and Adults in Parintins/AM Describes how the teaching of the Portuguese Language is accomplished in the Medium Teaching and it detaches the challenges in the teaching process in referred him component curricular in the education modality EJA. For this research the qualitative approach was used, that it looks for to describe meanings that they are built socially, and for that it is considered subjective. And for analysis of data, it was used questionnaires and interviews to the students and teachers Para development of that article was used some theoretical bases like Valdo Barcelos (2010); Paulo Freire (1987); Irandé Antunes (2003) among others. Finally it presents an analysis of the educational practice and the students' vision regarding the teacher's methodology. In this sense it is ended that in that research the challenges that the teachers face to obtain success in the teaching of Portuguese language in such EJA as; the lack of the students' regular attendance, content adaptation and the lack of Reading.Universidade do Estado do Amazonas2019-02-19T13:07:59Z2024-08-30T00:34:05Z2019-02-19T13:07:59Z2019-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/525porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Carlos Clei Simasreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-08-30T00:42:22Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/525Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-08-30T00:42:22Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos - desafios do professor de língua portuguesa do ensino médio em uma escola da rede estadual de Parintins Youth and adult education - challenges of the Portuguese language teacher of high school in a school of the state network of Parintins |
title |
Educação de jovens e adultos - desafios do professor de língua portuguesa do ensino médio em uma escola da rede estadual de Parintins |
spellingShingle |
Educação de jovens e adultos - desafios do professor de língua portuguesa do ensino médio em uma escola da rede estadual de Parintins Ribeiro, Carlos Clei Simas Desafios Língua Portuguesa EJA Ensino |
title_short |
Educação de jovens e adultos - desafios do professor de língua portuguesa do ensino médio em uma escola da rede estadual de Parintins |
title_full |
Educação de jovens e adultos - desafios do professor de língua portuguesa do ensino médio em uma escola da rede estadual de Parintins |
title_fullStr |
Educação de jovens e adultos - desafios do professor de língua portuguesa do ensino médio em uma escola da rede estadual de Parintins |
title_full_unstemmed |
Educação de jovens e adultos - desafios do professor de língua portuguesa do ensino médio em uma escola da rede estadual de Parintins |
title_sort |
Educação de jovens e adultos - desafios do professor de língua portuguesa do ensino médio em uma escola da rede estadual de Parintins |
author |
Ribeiro, Carlos Clei Simas |
author_facet |
Ribeiro, Carlos Clei Simas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Carlos Clei Simas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desafios Língua Portuguesa EJA Ensino |
topic |
Desafios Língua Portuguesa EJA Ensino |
description |
O presente trabalho tem como objetivo geral investigar quais os desafios do professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos- EJA, em uma escola pública da Rede Estadual de Parintins-AM. Apresenta o contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos em Parintins/AM Descreve como é realizado o ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio e destaca os desafios no processo de ensino no referido componente curricular na modalidade de educação EJA. Para esta pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa, que busca descrever significados que são socialmente construídos, e por isso é considerada subjetiva. E para análise de dados, usou-se questionários e entrevistas aos alunos e professores Para desenvolvimento desse artigo utilizou-se algumas bases teóricas como Valdo Barcelos (2010); Paulo Freire (1987); Irandé Antunes (2003) entre outros. Por fim apresenta uma análise da prática docente e a visão dos alunos com relação a metodologia do professor. Neste sentido conclui-se que nessa pesquisa os desafios que os professores enfrentam para obter êxito no ensino de língua portuguesa na EJA tais como; a falta de assiduidade dos alunos, adequação de conteúdo e a falta de Leitura. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-19T13:07:59Z 2019-02-19T13:07:59Z 2019-02-15 2024-08-30T00:34:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/525 |
url |
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instacron:UEA |
instname_str |
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
instacron_str |
UEA |
institution |
UEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@uea.edu.br |
_version_ |
1816701100850413568 |