Conhecimento dos acadêmicos de enfermagem acerca das infecções sexualmente transmissíveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/3299 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi avaliar e caracterizar o conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis, bem como a utilização de métodos preventivos voltados a esses agravos. Trata-se de um estudo quantitativo, exploratório e descritivo, realizado no período de março de 2017 a maio de 2018. A população foi constituída por 53 acadêmicos, sendo 29 do segundo período e 24 do nono período. A coleta de dados foi realizada após a assinatura do TCLE, através de questionários autoaplicáveis, anônimos e individuais. Optou-se em apresentar algumas variáveis por meio de tabela s e outras de maneira descritiva. Resultados: os participantes desta pesquisa são descritos por uma população relativamente jovem com média de idade entre 23,5 anos, sendo os mesmos em sua maioria declarada, solteira, porem todos com vida sexual ativa com média de 1.3 a 2.5 parceiros para os períodos respectivamente. Sendo ao início do processo do bacharelado composta por partes iguais entre homens e mulheres e ao final do curso há predomínio de mulheres. Quanto aos achados um fato preocupante, foi o de 02 discentes responderem que AIDS possui cura, 13 discentes apontaram Sífilis e Gonorreia como IST que não apresentam cura, fato inquietante uma vez que entre alunos de saúde tais duvidas não deveriam existir. Conclui-se que os discentes do 2º período apresentaram maiores dúvidas a respeito da temática, o que suscita a discussão sobre de que forma esta sendo abordada essa temática em todo o processo de formação durante o 8 bacharelado. Estratégias devem ser discutidas a fim de modificar esses achados uma vez que o enfermeiro formado entre suas atribuições está a de atuar como orientador da população a que pretende assistir e desta maneira o mesmo não deve possuir dúvidas como foi identificado neste estudo |
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Conhecimento dos acadêmicos de enfermagem acerca das infecções sexualmente transmissíveisKnowledge of nursing students about sexually transmitted infectionsInfecções sexualmente transmissíveisEstudantes de enfermagemSexually Transmitted InfectionsO objetivo deste estudo foi avaliar e caracterizar o conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis, bem como a utilização de métodos preventivos voltados a esses agravos. Trata-se de um estudo quantitativo, exploratório e descritivo, realizado no período de março de 2017 a maio de 2018. A população foi constituída por 53 acadêmicos, sendo 29 do segundo período e 24 do nono período. A coleta de dados foi realizada após a assinatura do TCLE, através de questionários autoaplicáveis, anônimos e individuais. Optou-se em apresentar algumas variáveis por meio de tabela s e outras de maneira descritiva. Resultados: os participantes desta pesquisa são descritos por uma população relativamente jovem com média de idade entre 23,5 anos, sendo os mesmos em sua maioria declarada, solteira, porem todos com vida sexual ativa com média de 1.3 a 2.5 parceiros para os períodos respectivamente. Sendo ao início do processo do bacharelado composta por partes iguais entre homens e mulheres e ao final do curso há predomínio de mulheres. Quanto aos achados um fato preocupante, foi o de 02 discentes responderem que AIDS possui cura, 13 discentes apontaram Sífilis e Gonorreia como IST que não apresentam cura, fato inquietante uma vez que entre alunos de saúde tais duvidas não deveriam existir. Conclui-se que os discentes do 2º período apresentaram maiores dúvidas a respeito da temática, o que suscita a discussão sobre de que forma esta sendo abordada essa temática em todo o processo de formação durante o 8 bacharelado. Estratégias devem ser discutidas a fim de modificar esses achados uma vez que o enfermeiro formado entre suas atribuições está a de atuar como orientador da população a que pretende assistir e desta maneira o mesmo não deve possuir dúvidas como foi identificado neste estudoThe objective of this study was to evaluate and characterize the knowledge of the Nursing academics of the State University of Amazonas about Sexually Transmitted Infections, as well as the use of preventive methods aimed at these diseases. It is a quantitative, exploratory and descriptive study, carried out from March 2017 to May 2018. The population consisted of 53 academics, 29 from the second period and 24 from the ninth period. Data collection was performed after signing the TCLE, through self-administered, anonymous and individual questionnaires. It was decided to present some variables by means of tables and others in a descriptive way. RESULTS: the participants of this study are described by a relatively young population with a mean age of 23.5 years, the majority of whom are declared single, but all with active sexual lives with a mean of 1.3 to 2.5 partners for the periods respectively . Being at the beginning of the process of baccalaureate composed by equal parts between men and women and at the end of the course there is a predominance of women. As for the findings, a disturbing fact was that 02 students answered that AIDS has a cure, 13 students pointed out Syphilis and Gonorrhea as STIs that do not present cure, a disturbing fact since among health students such doubts should not exist. It is concluded that the students of the second period presented greater doubts about the subject, which raises the discussion about how this subject is approached in the whole process of formation during the 8 bachelor degree. Strategies should be discussed in order to modify these findings since the nurse trained among his / her duties is to act as a guideline of the population he / she intends to attend and in this way the same should not have doubts as was identified in this studyUniversidade do Estado do Amazonas2018-08-21T18:17:04Z2024-09-06T20:19:08Z2018-08-21T18:17:04Z2018-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/3299porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilinfo:eu-repo/semantics/openAccessVinente, Daniele Mourareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-25T22:05:28Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/3299Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-25T22:05:28Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false |
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