O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/104 |
Resumo: | Este artigo reflete sobre a formação do cânone da literatura brasileira e sobre as implicações da ausência de um cânone da literatura brasileira contemporânea. Os objetivos são apontar os valores políticos que determinaram a formação do cânone e mostrar a necessidade de trabalhar com os estudantes obras contemporâneas, em detrimento das canônicas, a fim de formar um público leitor por meio da efetiva leitura de obras literárias que, de início, reflitam os conteúdos e a linguagem dos jovens atuais. Este artigo opõe-se à ideia de que se vive atualmente uma crise da literatura, defendendo a tese de que, ao contrário, a literatura brasileira passa por um momento de grande produtividade e qualidade, o que é acompanhado por um incremento de publicações para um público leitor ávido por novas e complexas histórias. |
id |
UECE-1_8491d0b0963f965d7affd155c2f8f032 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/104 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidadeEnsino de literaturaCânoneHistoriografia literáriaQualidade estéticaLiteratura contemporâneaeducaçãoEste artigo reflete sobre a formação do cânone da literatura brasileira e sobre as implicações da ausência de um cânone da literatura brasileira contemporânea. Os objetivos são apontar os valores políticos que determinaram a formação do cânone e mostrar a necessidade de trabalhar com os estudantes obras contemporâneas, em detrimento das canônicas, a fim de formar um público leitor por meio da efetiva leitura de obras literárias que, de início, reflitam os conteúdos e a linguagem dos jovens atuais. Este artigo opõe-se à ideia de que se vive atualmente uma crise da literatura, defendendo a tese de que, ao contrário, a literatura brasileira passa por um momento de grande produtividade e qualidade, o que é acompanhado por um incremento de publicações para um público leitor ávido por novas e complexas histórias.EdUECE2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10410.25053/edufor.v1i2.1625Educ. Form.; Vol. 1 No. 2 (2016): Educação & Formação; 121-134Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 2 (2016): Educação & Formação; 121-134Éducation et formation; Vol. 1 No 2 (2016): Educação & Formação; 121-134Educ. Form.; v. 1 n. 2 (2016): Educação & Formação; 121-1342448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/104/86Copyright (c) 2016 Maiquel Röhrighttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRöhrig, Maiquel2023-06-27T14:10:13Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/104Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-27T14:10:13Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade |
title |
O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade |
spellingShingle |
O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade Röhrig, Maiquel Ensino de literatura Cânone Historiografia literária Qualidade estética Literatura contemporânea educação |
title_short |
O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade |
title_full |
O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade |
title_fullStr |
O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade |
title_sort |
O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade |
author |
Röhrig, Maiquel |
author_facet |
Röhrig, Maiquel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Röhrig, Maiquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de literatura Cânone Historiografia literária Qualidade estética Literatura contemporânea educação |
topic |
Ensino de literatura Cânone Historiografia literária Qualidade estética Literatura contemporânea educação |
description |
Este artigo reflete sobre a formação do cânone da literatura brasileira e sobre as implicações da ausência de um cânone da literatura brasileira contemporânea. Os objetivos são apontar os valores políticos que determinaram a formação do cânone e mostrar a necessidade de trabalhar com os estudantes obras contemporâneas, em detrimento das canônicas, a fim de formar um público leitor por meio da efetiva leitura de obras literárias que, de início, reflitam os conteúdos e a linguagem dos jovens atuais. Este artigo opõe-se à ideia de que se vive atualmente uma crise da literatura, defendendo a tese de que, ao contrário, a literatura brasileira passa por um momento de grande produtividade e qualidade, o que é acompanhado por um incremento de publicações para um público leitor ávido por novas e complexas histórias. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/104 10.25053/edufor.v1i2.1625 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/104 |
identifier_str_mv |
10.25053/edufor.v1i2.1625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/104/86 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maiquel Röhrig http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maiquel Röhrig http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 1 No. 2 (2016): Educação & Formação; 121-134 Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 2 (2016): Educação & Formação; 121-134 Éducation et formation; Vol. 1 No 2 (2016): Educação & Formação; 121-134 Educ. Form.; v. 1 n. 2 (2016): Educação & Formação; 121-134 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329442953592832 |