O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Röhrig, Maiquel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/104
Resumo: Este artigo reflete sobre a formação do cânone da literatura brasileira e sobre as implicações da ausência de um cânone da literatura brasileira contemporânea. Os objetivos são apontar os valores políticos que determinaram a formação do cânone e mostrar a necessidade de trabalhar com os estudantes obras contemporâneas, em detrimento das canônicas, a fim de formar um público leitor por meio da efetiva leitura de obras literárias que, de início, reflitam os conteúdos e a linguagem dos jovens atuais. Este artigo opõe-se à ideia de que se vive atualmente uma crise da literatura, defendendo a tese de que, ao contrário, a literatura brasileira passa por um momento de grande produtividade e qualidade, o que é acompanhado por um incremento de publicações para um público leitor ávido por novas e complexas histórias.
id UECE-1_8491d0b0963f965d7affd155c2f8f032
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/104
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidadeEnsino de literaturaCânoneHistoriografia literáriaQualidade estéticaLiteratura contemporâneaeducaçãoEste artigo reflete sobre a formação do cânone da literatura brasileira e sobre as implicações da ausência de um cânone da literatura brasileira contemporânea. Os objetivos são apontar os valores políticos que determinaram a formação do cânone e mostrar a necessidade de trabalhar com os estudantes obras contemporâneas, em detrimento das canônicas, a fim de formar um público leitor por meio da efetiva leitura de obras literárias que, de início, reflitam os conteúdos e a linguagem dos jovens atuais. Este artigo opõe-se à ideia de que se vive atualmente uma crise da literatura, defendendo a tese de que, ao contrário, a literatura brasileira passa por um momento de grande produtividade e qualidade, o que é acompanhado por um incremento de publicações para um público leitor ávido por novas e complexas histórias.EdUECE2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10410.25053/edufor.v1i2.1625Educ. Form.; Vol. 1 No. 2 (2016): Educação & Formação; 121-134Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 2 (2016): Educação & Formação; 121-134Éducation et formation; Vol. 1 No 2 (2016): Educação & Formação; 121-134Educ. Form.; v. 1 n. 2 (2016): Educação & Formação; 121-1342448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/104/86Copyright (c) 2016 Maiquel Röhrighttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRöhrig, Maiquel2023-06-27T14:10:13Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/104Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-27T14:10:13Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade
title O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade
spellingShingle O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade
Röhrig, Maiquel
Ensino de literatura
Cânone
Historiografia literária
Qualidade estética
Literatura contemporânea
educação
title_short O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade
title_full O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade
title_fullStr O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade
title_full_unstemmed O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade
title_sort O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade
author Röhrig, Maiquel
author_facet Röhrig, Maiquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Röhrig, Maiquel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de literatura
Cânone
Historiografia literária
Qualidade estética
Literatura contemporânea
educação
topic Ensino de literatura
Cânone
Historiografia literária
Qualidade estética
Literatura contemporânea
educação
description Este artigo reflete sobre a formação do cânone da literatura brasileira e sobre as implicações da ausência de um cânone da literatura brasileira contemporânea. Os objetivos são apontar os valores políticos que determinaram a formação do cânone e mostrar a necessidade de trabalhar com os estudantes obras contemporâneas, em detrimento das canônicas, a fim de formar um público leitor por meio da efetiva leitura de obras literárias que, de início, reflitam os conteúdos e a linguagem dos jovens atuais. Este artigo opõe-se à ideia de que se vive atualmente uma crise da literatura, defendendo a tese de que, ao contrário, a literatura brasileira passa por um momento de grande produtividade e qualidade, o que é acompanhado por um incremento de publicações para um público leitor ávido por novas e complexas histórias.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/104
10.25053/edufor.v1i2.1625
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/104
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v1i2.1625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/104/86
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Maiquel Röhrig
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Maiquel Röhrig
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 1 No. 2 (2016): Educação & Formação; 121-134
Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 2 (2016): Educação & Formação; 121-134
Éducation et formation; Vol. 1 No 2 (2016): Educação & Formação; 121-134
Educ. Form.; v. 1 n. 2 (2016): Educação & Formação; 121-134
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329442953592832