As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didático-pedagógica para iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Daniela Gomes de Araújo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/119
Resumo: Este artigo traz para discussão a prática e a pedagogia de leitura multimodal nas aulas de leitura em Língua Inglesa para os alunos iniciantes. Este trabalho discute a possibilidade de se trabalhar com o gênero textual “tirinha” em aulas de leitura em língua inglesa. Para tanto, como teoria, para discorrer sobre a noção de gênero, utilizou-se Bazerman (2006); para apresentar as características da linguagem não verbal, recorreu-se a Ekman e Friesen (1969) e Nóbrega (2011); para discutir sobre o gênero textual “tirinha”, consideraram-se os trabalhos de Barbosa et al. (2014) e de Ramos e Vergueiro (2015); para debater sobre leitura interativa e multimodal, empregaram-se os subsídios teóricos de Kleiman (2012) e Rojo (2012). Como proposta didático-pedagógica, recomendam-se atividades em sala de aula que associam a leitura multimodal (imagética ou quadrinhista) presente nas “tirinhas” com o texto escrito (diálogos dos personagens), dando ênfase às habilidades orais ou de escrita dos alunos.
id UECE-1_d5a47e23c12f0700a19b7a438a572f59
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/119
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didático-pedagógica para iniciantesEnsino de leitura.Língua inglesa.Este artigo traz para discussão a prática e a pedagogia de leitura multimodal nas aulas de leitura em Língua Inglesa para os alunos iniciantes. Este trabalho discute a possibilidade de se trabalhar com o gênero textual “tirinha” em aulas de leitura em língua inglesa. Para tanto, como teoria, para discorrer sobre a noção de gênero, utilizou-se Bazerman (2006); para apresentar as características da linguagem não verbal, recorreu-se a Ekman e Friesen (1969) e Nóbrega (2011); para discutir sobre o gênero textual “tirinha”, consideraram-se os trabalhos de Barbosa et al. (2014) e de Ramos e Vergueiro (2015); para debater sobre leitura interativa e multimodal, empregaram-se os subsídios teóricos de Kleiman (2012) e Rojo (2012). Como proposta didático-pedagógica, recomendam-se atividades em sala de aula que associam a leitura multimodal (imagética ou quadrinhista) presente nas “tirinhas” com o texto escrito (diálogos dos personagens), dando ênfase às habilidades orais ou de escrita dos alunos.EdUECE2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11910.25053/edufor.v1i3.1902Educ. Form.; Vol. 1 No. 3 (2016): Educação & Formação; 154-167Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 3 (2016): Educação & Formação; 154-167Éducation et formation; Vol. 1 No 3 (2016): Educação & Formação; 154-167Educ. Form.; v. 1 n. 3 (2016): Educação & Formação; 154-1672448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/119/102Copyright (c) 2016 Daniela Gomes de Araújo Nóbregahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega, Daniela Gomes de Araújo2023-06-29T12:04:28Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/119Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:04:28Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didático-pedagógica para iniciantes
title As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didático-pedagógica para iniciantes
spellingShingle As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didático-pedagógica para iniciantes
Nóbrega, Daniela Gomes de Araújo
Ensino de leitura.Língua inglesa
.
title_short As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didático-pedagógica para iniciantes
title_full As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didático-pedagógica para iniciantes
title_fullStr As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didático-pedagógica para iniciantes
title_full_unstemmed As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didático-pedagógica para iniciantes
title_sort As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didático-pedagógica para iniciantes
author Nóbrega, Daniela Gomes de Araújo
author_facet Nóbrega, Daniela Gomes de Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Daniela Gomes de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de leitura.Língua inglesa
.
topic Ensino de leitura.Língua inglesa
.
description Este artigo traz para discussão a prática e a pedagogia de leitura multimodal nas aulas de leitura em Língua Inglesa para os alunos iniciantes. Este trabalho discute a possibilidade de se trabalhar com o gênero textual “tirinha” em aulas de leitura em língua inglesa. Para tanto, como teoria, para discorrer sobre a noção de gênero, utilizou-se Bazerman (2006); para apresentar as características da linguagem não verbal, recorreu-se a Ekman e Friesen (1969) e Nóbrega (2011); para discutir sobre o gênero textual “tirinha”, consideraram-se os trabalhos de Barbosa et al. (2014) e de Ramos e Vergueiro (2015); para debater sobre leitura interativa e multimodal, empregaram-se os subsídios teóricos de Kleiman (2012) e Rojo (2012). Como proposta didático-pedagógica, recomendam-se atividades em sala de aula que associam a leitura multimodal (imagética ou quadrinhista) presente nas “tirinhas” com o texto escrito (diálogos dos personagens), dando ênfase às habilidades orais ou de escrita dos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/119
10.25053/edufor.v1i3.1902
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/119
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v1i3.1902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/119/102
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Daniela Gomes de Araújo Nóbrega
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Daniela Gomes de Araújo Nóbrega
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 1 No. 3 (2016): Educação & Formação; 154-167
Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 3 (2016): Educação & Formação; 154-167
Éducation et formation; Vol. 1 No 3 (2016): Educação & Formação; 154-167
Educ. Form.; v. 1 n. 3 (2016): Educação & Formação; 154-167
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329442976661504