A ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Moraes, Rozania Maria Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1931
Resumo: Este artigo tem o objetivo de desenvolver reflexões relativas ao trabalho do professor pelo viés da ergonomia da atividade, a partir de algumas noções teóricas e metodológicas aqui apresentadas. Resultado de estudos realizados e experiências ao lado da equipe ERGAPE, de Marseille, o texto aponta alguns aspectos do quadro metodológico da Autoconfrontação, utilizado nas pesquisas da equipe francesa e também em uso nas investigações que vem acontecendo na Universidade Estadual do Ceará. As pesquisas já concluídas nesta universidade apontam caminhos não apenas para o possível diálogo entre pesquisa e formação, mas também para novas perspectivas no que se refere à abordagem na formação de professores de línguas.
id UECE-3_64f3cbdd1624e83fdd433079e135c478
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1931
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling A ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICASErgonomia da AtividadeAbordagem ErgonômicaAutoconfrontaçãoFormação de ProfessoresEste artigo tem o objetivo de desenvolver reflexões relativas ao trabalho do professor pelo viés da ergonomia da atividade, a partir de algumas noções teóricas e metodológicas aqui apresentadas. Resultado de estudos realizados e experiências ao lado da equipe ERGAPE, de Marseille, o texto aponta alguns aspectos do quadro metodológico da Autoconfrontação, utilizado nas pesquisas da equipe francesa e também em uso nas investigações que vem acontecendo na Universidade Estadual do Ceará. As pesquisas já concluídas nesta universidade apontam caminhos não apenas para o possível diálogo entre pesquisa e formação, mas também para novas perspectivas no que se refere à abordagem na formação de professores de línguas.EdUECE2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1931Revista Linguagem em Foco; Vol. 6 No. 1 (2014): Linguagem em Foco; 59 - 76Revista Linguagem em Foco; v. 6 n. 1 (2014): Linguagem em Foco; 59 - 762674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1931/1721Copyright (c) 2019 Rozania Maria Alves de Moraeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Moraes, Rozania Maria Alves2021-03-23T17:44:54Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1931Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:54Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv A ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
title A ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
spellingShingle A ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
de Moraes, Rozania Maria Alves
Ergonomia da Atividade
Abordagem Ergonômica
Autoconfrontação
Formação de Professores
title_short A ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
title_full A ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
title_fullStr A ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
title_full_unstemmed A ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
title_sort A ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
author de Moraes, Rozania Maria Alves
author_facet de Moraes, Rozania Maria Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Moraes, Rozania Maria Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ergonomia da Atividade
Abordagem Ergonômica
Autoconfrontação
Formação de Professores
topic Ergonomia da Atividade
Abordagem Ergonômica
Autoconfrontação
Formação de Professores
description Este artigo tem o objetivo de desenvolver reflexões relativas ao trabalho do professor pelo viés da ergonomia da atividade, a partir de algumas noções teóricas e metodológicas aqui apresentadas. Resultado de estudos realizados e experiências ao lado da equipe ERGAPE, de Marseille, o texto aponta alguns aspectos do quadro metodológico da Autoconfrontação, utilizado nas pesquisas da equipe francesa e também em uso nas investigações que vem acontecendo na Universidade Estadual do Ceará. As pesquisas já concluídas nesta universidade apontam caminhos não apenas para o possível diálogo entre pesquisa e formação, mas também para novas perspectivas no que se refere à abordagem na formação de professores de línguas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1931
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1931/1721
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Rozania Maria Alves de Moraes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Rozania Maria Alves de Moraes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 6 No. 1 (2014): Linguagem em Foco; 59 - 76
Revista Linguagem em Foco; v. 6 n. 1 (2014): Linguagem em Foco; 59 - 76
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068888148541440