A ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1931 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de desenvolver reflexões relativas ao trabalho do professor pelo viés da ergonomia da atividade, a partir de algumas noções teóricas e metodológicas aqui apresentadas. Resultado de estudos realizados e experiências ao lado da equipe ERGAPE, de Marseille, o texto aponta alguns aspectos do quadro metodológico da Autoconfrontação, utilizado nas pesquisas da equipe francesa e também em uso nas investigações que vem acontecendo na Universidade Estadual do Ceará. As pesquisas já concluídas nesta universidade apontam caminhos não apenas para o possível diálogo entre pesquisa e formação, mas também para novas perspectivas no que se refere à abordagem na formação de professores de línguas. |
id |
UECE-3_64f3cbdd1624e83fdd433079e135c478 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/1931 |
network_acronym_str |
UECE-3 |
network_name_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICASErgonomia da AtividadeAbordagem ErgonômicaAutoconfrontaçãoFormação de ProfessoresEste artigo tem o objetivo de desenvolver reflexões relativas ao trabalho do professor pelo viés da ergonomia da atividade, a partir de algumas noções teóricas e metodológicas aqui apresentadas. Resultado de estudos realizados e experiências ao lado da equipe ERGAPE, de Marseille, o texto aponta alguns aspectos do quadro metodológico da Autoconfrontação, utilizado nas pesquisas da equipe francesa e também em uso nas investigações que vem acontecendo na Universidade Estadual do Ceará. As pesquisas já concluídas nesta universidade apontam caminhos não apenas para o possível diálogo entre pesquisa e formação, mas também para novas perspectivas no que se refere à abordagem na formação de professores de línguas.EdUECE2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1931Revista Linguagem em Foco; Vol. 6 No. 1 (2014): Linguagem em Foco; 59 - 76Revista Linguagem em Foco; v. 6 n. 1 (2014): Linguagem em Foco; 59 - 762674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1931/1721Copyright (c) 2019 Rozania Maria Alves de Moraeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Moraes, Rozania Maria Alves2021-03-23T17:44:54Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1931Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:54Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS |
title |
A ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS |
spellingShingle |
A ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS de Moraes, Rozania Maria Alves Ergonomia da Atividade Abordagem Ergonômica Autoconfrontação Formação de Professores |
title_short |
A ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS |
title_full |
A ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS |
title_fullStr |
A ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS |
title_full_unstemmed |
A ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS |
title_sort |
A ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS |
author |
de Moraes, Rozania Maria Alves |
author_facet |
de Moraes, Rozania Maria Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Moraes, Rozania Maria Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ergonomia da Atividade Abordagem Ergonômica Autoconfrontação Formação de Professores |
topic |
Ergonomia da Atividade Abordagem Ergonômica Autoconfrontação Formação de Professores |
description |
Este artigo tem o objetivo de desenvolver reflexões relativas ao trabalho do professor pelo viés da ergonomia da atividade, a partir de algumas noções teóricas e metodológicas aqui apresentadas. Resultado de estudos realizados e experiências ao lado da equipe ERGAPE, de Marseille, o texto aponta alguns aspectos do quadro metodológico da Autoconfrontação, utilizado nas pesquisas da equipe francesa e também em uso nas investigações que vem acontecendo na Universidade Estadual do Ceará. As pesquisas já concluídas nesta universidade apontam caminhos não apenas para o possível diálogo entre pesquisa e formação, mas também para novas perspectivas no que se refere à abordagem na formação de professores de línguas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1931 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1931/1721 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Rozania Maria Alves de Moraes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Rozania Maria Alves de Moraes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco; Vol. 6 No. 1 (2014): Linguagem em Foco; 59 - 76 Revista Linguagem em Foco; v. 6 n. 1 (2014): Linguagem em Foco; 59 - 76 2674-8266 2176-7955 reponame:Revista Linguagem em Foco (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
collection |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagememfoco@uece.br|| |
_version_ |
1797068888148541440 |