Conhecimentos compartilhados por professores e futuros professores na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Flabruna Mendes de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sousa, Ana Cláudia Gouveia de, Santos, Christian Eduardo Aragão dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5110
Resumo: A perspectiva colaborativa de formação e pesquisa é tomada no projeto FORPEM, que dá origem ao estudo apresentado neste texto, como metodologia para evidenciar conhecimentos e saberes dos professores, enquanto objeto de reflexão pelo grupo em colaboração. O referido projeto formativo por meio da pesquisa colaborativa, acontece em interação interinstitucional entre Educação Superior (UECE e IFCE), através de docentes e discentes de graduação e pós, e Educação Básica, através de seus professores. Participam do projeto, iniciado em 2019, 22 sujeitos, dentre as categorias citadas. A formação, iniciada em maio de 2020, acontece como um grupo de estudos voltado ao ensino de matemática, com mediações compartilhadas e busca da quebra das hierarquias no grupo. Após levantamento das necessidades formativas, o primeiro assunto eleito para os estudos coletivos foi as operações básicas, articulando saberes da prática docente, teoria matemática e Campo Conceitual Aditivo. A partir das negociações compartilhadas e estudos inicias, uma das atividades da pesquisa-formação foi a elaboração e discussão de situações aditivas, gerando compartilhamento de conhecimentos entre professores e futuros professores. Este texto, portanto, apresenta um recorte da pesquisa feita no âmbito desse projeto, e tem o objetivo de identificar conhecimentos docentes evidenciados na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas. Para apresentar os resultados da investigação, este texto discute os conhecimentos para a docência, a colaboração e as estruturas aditivas; e analisa 3 das 11 situações elaboradas, bem como manifestações escritas dos participantes, registradas nas atividades reflexivas preenchidas por todos os integrantes. Como resultados, encontramos a importância do viés colaborativo, do grupo e do “outro” no reconhecimento dos aprendizados e conhecimentos dos participantes em relação às estruturas aditivas e à colaboração; confirmamos o papel da reflexão individual e coletiva na tomada de consciência dos participantes de um grupo quanto a suas aprendizagens; percebemos, ainda, as necessidades formativas do grupo no sentido de fazer avançar a colaboração como perspectiva mais horizontal de participação em um grupo formativo. Palavras-chave: Formação de professores; Conhecimentos para a docência; Estruturas aditivas; Colaboração; Professores que ensinam Matemática.
id UECE-4_1b1038bf37b6ee74e0707f8157b760d0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/5110
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Conhecimentos compartilhados por professores e futuros professores na elaboração e análise colaborativa de situações aditivasFormação de professoresConhecimentos para a docênciaEstruturas aditivasColaboraçãoProfessores que ensinam MatemáticaA perspectiva colaborativa de formação e pesquisa é tomada no projeto FORPEM, que dá origem ao estudo apresentado neste texto, como metodologia para evidenciar conhecimentos e saberes dos professores, enquanto objeto de reflexão pelo grupo em colaboração. O referido projeto formativo por meio da pesquisa colaborativa, acontece em interação interinstitucional entre Educação Superior (UECE e IFCE), através de docentes e discentes de graduação e pós, e Educação Básica, através de seus professores. Participam do projeto, iniciado em 2019, 22 sujeitos, dentre as categorias citadas. A formação, iniciada em maio de 2020, acontece como um grupo de estudos voltado ao ensino de matemática, com mediações compartilhadas e busca da quebra das hierarquias no grupo. Após levantamento das necessidades formativas, o primeiro assunto eleito para os estudos coletivos foi as operações básicas, articulando saberes da prática docente, teoria matemática e Campo Conceitual Aditivo. A partir das negociações compartilhadas e estudos inicias, uma das atividades da pesquisa-formação foi a elaboração e discussão de situações aditivas, gerando compartilhamento de conhecimentos entre professores e futuros professores. Este texto, portanto, apresenta um recorte da pesquisa feita no âmbito desse projeto, e tem o objetivo de identificar conhecimentos docentes evidenciados na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas. Para apresentar os resultados da investigação, este texto discute os conhecimentos para a docência, a colaboração e as estruturas aditivas; e analisa 3 das 11 situações elaboradas, bem como manifestações escritas dos participantes, registradas nas atividades reflexivas preenchidas por todos os integrantes. Como resultados, encontramos a importância do viés colaborativo, do grupo e do “outro” no reconhecimento dos aprendizados e conhecimentos dos participantes em relação às estruturas aditivas e à colaboração; confirmamos o papel da reflexão individual e coletiva na tomada de consciência dos participantes de um grupo quanto a suas aprendizagens; percebemos, ainda, as necessidades formativas do grupo no sentido de fazer avançar a colaboração como perspectiva mais horizontal de participação em um grupo formativo. Palavras-chave: Formação de professores; Conhecimentos para a docência; Estruturas aditivas; Colaboração; Professores que ensinam Matemática.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/511010.30938/bocehm.v8i23.5110Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 1028-10432447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5110/4403Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Flabruna Mendes deSousa, Ana Cláudia Gouveia deSantos, Christian Eduardo Aragão dos 2021-06-17T18:44:47Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5110Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:49.650393Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimentos compartilhados por professores e futuros professores na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas
title Conhecimentos compartilhados por professores e futuros professores na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas
spellingShingle Conhecimentos compartilhados por professores e futuros professores na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas
Almeida, Flabruna Mendes de
Formação de professores
Conhecimentos para a docência
Estruturas aditivas
Colaboração
Professores que ensinam Matemática
title_short Conhecimentos compartilhados por professores e futuros professores na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas
title_full Conhecimentos compartilhados por professores e futuros professores na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas
title_fullStr Conhecimentos compartilhados por professores e futuros professores na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas
title_full_unstemmed Conhecimentos compartilhados por professores e futuros professores na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas
title_sort Conhecimentos compartilhados por professores e futuros professores na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas
author Almeida, Flabruna Mendes de
author_facet Almeida, Flabruna Mendes de
Sousa, Ana Cláudia Gouveia de
Santos, Christian Eduardo Aragão dos
author_role author
author2 Sousa, Ana Cláudia Gouveia de
Santos, Christian Eduardo Aragão dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Flabruna Mendes de
Sousa, Ana Cláudia Gouveia de
Santos, Christian Eduardo Aragão dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Conhecimentos para a docência
Estruturas aditivas
Colaboração
Professores que ensinam Matemática
topic Formação de professores
Conhecimentos para a docência
Estruturas aditivas
Colaboração
Professores que ensinam Matemática
description A perspectiva colaborativa de formação e pesquisa é tomada no projeto FORPEM, que dá origem ao estudo apresentado neste texto, como metodologia para evidenciar conhecimentos e saberes dos professores, enquanto objeto de reflexão pelo grupo em colaboração. O referido projeto formativo por meio da pesquisa colaborativa, acontece em interação interinstitucional entre Educação Superior (UECE e IFCE), através de docentes e discentes de graduação e pós, e Educação Básica, através de seus professores. Participam do projeto, iniciado em 2019, 22 sujeitos, dentre as categorias citadas. A formação, iniciada em maio de 2020, acontece como um grupo de estudos voltado ao ensino de matemática, com mediações compartilhadas e busca da quebra das hierarquias no grupo. Após levantamento das necessidades formativas, o primeiro assunto eleito para os estudos coletivos foi as operações básicas, articulando saberes da prática docente, teoria matemática e Campo Conceitual Aditivo. A partir das negociações compartilhadas e estudos inicias, uma das atividades da pesquisa-formação foi a elaboração e discussão de situações aditivas, gerando compartilhamento de conhecimentos entre professores e futuros professores. Este texto, portanto, apresenta um recorte da pesquisa feita no âmbito desse projeto, e tem o objetivo de identificar conhecimentos docentes evidenciados na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas. Para apresentar os resultados da investigação, este texto discute os conhecimentos para a docência, a colaboração e as estruturas aditivas; e analisa 3 das 11 situações elaboradas, bem como manifestações escritas dos participantes, registradas nas atividades reflexivas preenchidas por todos os integrantes. Como resultados, encontramos a importância do viés colaborativo, do grupo e do “outro” no reconhecimento dos aprendizados e conhecimentos dos participantes em relação às estruturas aditivas e à colaboração; confirmamos o papel da reflexão individual e coletiva na tomada de consciência dos participantes de um grupo quanto a suas aprendizagens; percebemos, ainda, as necessidades formativas do grupo no sentido de fazer avançar a colaboração como perspectiva mais horizontal de participação em um grupo formativo. Palavras-chave: Formação de professores; Conhecimentos para a docência; Estruturas aditivas; Colaboração; Professores que ensinam Matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5110
10.30938/bocehm.v8i23.5110
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5110
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v8i23.5110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5110/4403
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 1028-1043
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998170112000