ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isabelle Coelho da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Saito, Fumikazu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2816
Resumo: Este trabalho faz parte de pesquisa de doutorado em história da matemática, que está em desenvolvimento e tem por objetivo apresentar alguns apontamentos realizados durante uma leitura preliminar de um tratado dedicado ao ensino de aritmética, intitulado: The Ground of Artes, publicado pela primeira vez em 1543, por Robert Recorde (1510-1558). Esse tratado, que foi revisto e ampliado diversas vezes ao longo dos séculos XVI e XVII, traz o registro dos conhecimentos aritméticos que transitaram naquela época. Em uma primeira leitura, pôde-se perceber que essa obra aborda temas relacionados à aritmética prática, voltados, principalmente, para a instrução de comerciantes. Ela trata de números e de frações, bem como das operações básicas de aritmética, porém orientadas para a realização de cálculos ordinários ligados à conversão de pesos e medidas. Por meio desse estudo preliminar, pôde-se levantar algumas hipóteses que ajudaram a definir algumas condições de contorno que deverão nortear futuras investigações sobre o contexto de elaboração desse tratado, bem como a análise contextual e epistemológica da aritmética inglesa e o seu ensino no século XVI.
id UECE-4_34a4df35641fdeb5453c02618558c50e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/2816
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDEThe Ground of ArtesRobert RecordeHistória da MatemáticaEnsinoEste trabalho faz parte de pesquisa de doutorado em história da matemática, que está em desenvolvimento e tem por objetivo apresentar alguns apontamentos realizados durante uma leitura preliminar de um tratado dedicado ao ensino de aritmética, intitulado: The Ground of Artes, publicado pela primeira vez em 1543, por Robert Recorde (1510-1558). Esse tratado, que foi revisto e ampliado diversas vezes ao longo dos séculos XVI e XVII, traz o registro dos conhecimentos aritméticos que transitaram naquela época. Em uma primeira leitura, pôde-se perceber que essa obra aborda temas relacionados à aritmética prática, voltados, principalmente, para a instrução de comerciantes. Ela trata de números e de frações, bem como das operações básicas de aritmética, porém orientadas para a realização de cálculos ordinários ligados à conversão de pesos e medidas. Por meio desse estudo preliminar, pôde-se levantar algumas hipóteses que ajudaram a definir algumas condições de contorno que deverão nortear futuras investigações sobre o contexto de elaboração desse tratado, bem como a análise contextual e epistemológica da aritmética inglesa e o seu ensino no século XVI.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/281610.30938/bocehm.v7i20.2816Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 312-3222447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2816/3002Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Isabelle Coelho daSaito, Fumikazu2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2816Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:42.621601Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE
title ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE
spellingShingle ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE
Silva, Isabelle Coelho da
The Ground of Artes
Robert Recorde
História da Matemática
Ensino
title_short ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE
title_full ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE
title_fullStr ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE
title_full_unstemmed ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE
title_sort ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE
author Silva, Isabelle Coelho da
author_facet Silva, Isabelle Coelho da
Saito, Fumikazu
author_role author
author2 Saito, Fumikazu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Isabelle Coelho da
Saito, Fumikazu
dc.subject.por.fl_str_mv The Ground of Artes
Robert Recorde
História da Matemática
Ensino
topic The Ground of Artes
Robert Recorde
História da Matemática
Ensino
description Este trabalho faz parte de pesquisa de doutorado em história da matemática, que está em desenvolvimento e tem por objetivo apresentar alguns apontamentos realizados durante uma leitura preliminar de um tratado dedicado ao ensino de aritmética, intitulado: The Ground of Artes, publicado pela primeira vez em 1543, por Robert Recorde (1510-1558). Esse tratado, que foi revisto e ampliado diversas vezes ao longo dos séculos XVI e XVII, traz o registro dos conhecimentos aritméticos que transitaram naquela época. Em uma primeira leitura, pôde-se perceber que essa obra aborda temas relacionados à aritmética prática, voltados, principalmente, para a instrução de comerciantes. Ela trata de números e de frações, bem como das operações básicas de aritmética, porém orientadas para a realização de cálculos ordinários ligados à conversão de pesos e medidas. Por meio desse estudo preliminar, pôde-se levantar algumas hipóteses que ajudaram a definir algumas condições de contorno que deverão nortear futuras investigações sobre o contexto de elaboração desse tratado, bem como a análise contextual e epistemológica da aritmética inglesa e o seu ensino no século XVI.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2816
10.30938/bocehm.v7i20.2816
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2816
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v7i20.2816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2816/3002
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 312-322
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997625901056