ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2816 |
Resumo: | Este trabalho faz parte de pesquisa de doutorado em história da matemática, que está em desenvolvimento e tem por objetivo apresentar alguns apontamentos realizados durante uma leitura preliminar de um tratado dedicado ao ensino de aritmética, intitulado: The Ground of Artes, publicado pela primeira vez em 1543, por Robert Recorde (1510-1558). Esse tratado, que foi revisto e ampliado diversas vezes ao longo dos séculos XVI e XVII, traz o registro dos conhecimentos aritméticos que transitaram naquela época. Em uma primeira leitura, pôde-se perceber que essa obra aborda temas relacionados à aritmética prática, voltados, principalmente, para a instrução de comerciantes. Ela trata de números e de frações, bem como das operações básicas de aritmética, porém orientadas para a realização de cálculos ordinários ligados à conversão de pesos e medidas. Por meio desse estudo preliminar, pôde-se levantar algumas hipóteses que ajudaram a definir algumas condições de contorno que deverão nortear futuras investigações sobre o contexto de elaboração desse tratado, bem como a análise contextual e epistemológica da aritmética inglesa e o seu ensino no século XVI. |
id |
UECE-4_34a4df35641fdeb5453c02618558c50e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/2816 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDEThe Ground of ArtesRobert RecordeHistória da MatemáticaEnsinoEste trabalho faz parte de pesquisa de doutorado em história da matemática, que está em desenvolvimento e tem por objetivo apresentar alguns apontamentos realizados durante uma leitura preliminar de um tratado dedicado ao ensino de aritmética, intitulado: The Ground of Artes, publicado pela primeira vez em 1543, por Robert Recorde (1510-1558). Esse tratado, que foi revisto e ampliado diversas vezes ao longo dos séculos XVI e XVII, traz o registro dos conhecimentos aritméticos que transitaram naquela época. Em uma primeira leitura, pôde-se perceber que essa obra aborda temas relacionados à aritmética prática, voltados, principalmente, para a instrução de comerciantes. Ela trata de números e de frações, bem como das operações básicas de aritmética, porém orientadas para a realização de cálculos ordinários ligados à conversão de pesos e medidas. Por meio desse estudo preliminar, pôde-se levantar algumas hipóteses que ajudaram a definir algumas condições de contorno que deverão nortear futuras investigações sobre o contexto de elaboração desse tratado, bem como a análise contextual e epistemológica da aritmética inglesa e o seu ensino no século XVI.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/281610.30938/bocehm.v7i20.2816Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 312-3222447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2816/3002Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Isabelle Coelho daSaito, Fumikazu2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2816Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:42.621601Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE |
title |
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE |
spellingShingle |
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE Silva, Isabelle Coelho da The Ground of Artes Robert Recorde História da Matemática Ensino |
title_short |
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE |
title_full |
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE |
title_fullStr |
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE |
title_full_unstemmed |
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE |
title_sort |
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE |
author |
Silva, Isabelle Coelho da |
author_facet |
Silva, Isabelle Coelho da Saito, Fumikazu |
author_role |
author |
author2 |
Saito, Fumikazu |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Isabelle Coelho da Saito, Fumikazu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
The Ground of Artes Robert Recorde História da Matemática Ensino |
topic |
The Ground of Artes Robert Recorde História da Matemática Ensino |
description |
Este trabalho faz parte de pesquisa de doutorado em história da matemática, que está em desenvolvimento e tem por objetivo apresentar alguns apontamentos realizados durante uma leitura preliminar de um tratado dedicado ao ensino de aritmética, intitulado: The Ground of Artes, publicado pela primeira vez em 1543, por Robert Recorde (1510-1558). Esse tratado, que foi revisto e ampliado diversas vezes ao longo dos séculos XVI e XVII, traz o registro dos conhecimentos aritméticos que transitaram naquela época. Em uma primeira leitura, pôde-se perceber que essa obra aborda temas relacionados à aritmética prática, voltados, principalmente, para a instrução de comerciantes. Ela trata de números e de frações, bem como das operações básicas de aritmética, porém orientadas para a realização de cálculos ordinários ligados à conversão de pesos e medidas. Por meio desse estudo preliminar, pôde-se levantar algumas hipóteses que ajudaram a definir algumas condições de contorno que deverão nortear futuras investigações sobre o contexto de elaboração desse tratado, bem como a análise contextual e epistemológica da aritmética inglesa e o seu ensino no século XVI. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2816 10.30938/bocehm.v7i20.2816 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2816 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v7i20.2816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2816/3002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 312-322 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997625901056 |