Registros de relatórios finais de estágio supervisionado: percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4955 |
Resumo: | O Estágio Supervisionado tem se apresentado como eixo central nos cursos de formação de professores. Nesse contexto, o artigo se propõe a refletir acerca de percepções de licenciando(a)s em Matemática sobre o Estágio Supervisionado e suas contribuições para a aprendizagem e formação profissional docente. Com abordagem qualitativa, o estudo caracteriza-se como bibliográfico e documental e tomou como unidades de análise Relatórios Finais da disciplina de Estágio Supervisionado IV de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição federal de ensino, com unidade situada no interior do Ceará. Foram reunidos 35 relatórios, cujas análises tiveram enfoque em registros de vivências experienciadas por futuros professores, observando percepções e aprendizagens durante o percurso de atividades de práticas de ensino. Os resultados da pesquisa foram estruturados em eixos, construídos a partir de registros observados nos relatórios, a saber: percepções de Estágio Supervisionado de licenciandos em Matemática; principais conteúdos abordados nas aulas de regência e práticas formativas realizadas em sala de aula e principais aprendizados do estágio. Nos limites deste artigo serão apresentados os resultados do primeiro eixo, os quais apontam para o reconhecimento da disciplina de Estágio Supervisionado como importante componente curricular no contexto da formação inicial docente. Em seus registros, licenciando(a)s percebem o estágio como oportunidade para articular teoria e prática, cujas experiências vivenciadas ao longo do processo se mostram relevantes para a formação do futuro professor, por se tratar de uma aprendizagem desenvolvida a partir de múltiplas interlocuções, evidenciando o estágio como um momento de exercício prático para a construção de conhecimentos e preparação para o ingresso na docência. Palavras-chave: Formação inicial docente; regência de aula; prática de ensino; aprendizagem docente. |
id |
UECE-4_47c98d5aa3a8d30ae8e48b860aa62533 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/4955 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado: percepções e aprendizagens de licenciandos em matemáticaFormação inicial docenteregência de aulaprática de ensinoaprendizagem docenteO Estágio Supervisionado tem se apresentado como eixo central nos cursos de formação de professores. Nesse contexto, o artigo se propõe a refletir acerca de percepções de licenciando(a)s em Matemática sobre o Estágio Supervisionado e suas contribuições para a aprendizagem e formação profissional docente. Com abordagem qualitativa, o estudo caracteriza-se como bibliográfico e documental e tomou como unidades de análise Relatórios Finais da disciplina de Estágio Supervisionado IV de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição federal de ensino, com unidade situada no interior do Ceará. Foram reunidos 35 relatórios, cujas análises tiveram enfoque em registros de vivências experienciadas por futuros professores, observando percepções e aprendizagens durante o percurso de atividades de práticas de ensino. Os resultados da pesquisa foram estruturados em eixos, construídos a partir de registros observados nos relatórios, a saber: percepções de Estágio Supervisionado de licenciandos em Matemática; principais conteúdos abordados nas aulas de regência e práticas formativas realizadas em sala de aula e principais aprendizados do estágio. Nos limites deste artigo serão apresentados os resultados do primeiro eixo, os quais apontam para o reconhecimento da disciplina de Estágio Supervisionado como importante componente curricular no contexto da formação inicial docente. Em seus registros, licenciando(a)s percebem o estágio como oportunidade para articular teoria e prática, cujas experiências vivenciadas ao longo do processo se mostram relevantes para a formação do futuro professor, por se tratar de uma aprendizagem desenvolvida a partir de múltiplas interlocuções, evidenciando o estágio como um momento de exercício prático para a construção de conhecimentos e preparação para o ingresso na docência. Palavras-chave: Formação inicial docente; regência de aula; prática de ensino; aprendizagem docente.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/495510.30938/bocehm.v8i23.4955Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 1155-11712447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4955/4411Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Francisco José deCosta, Meirilania Primo2021-06-17T18:45:05Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4955Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:46.910838Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado: percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática |
title |
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado: percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática |
spellingShingle |
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado: percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática Lima, Francisco José de Formação inicial docente regência de aula prática de ensino aprendizagem docente |
title_short |
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado: percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática |
title_full |
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado: percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática |
title_fullStr |
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado: percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática |
title_full_unstemmed |
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado: percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática |
title_sort |
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado: percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática |
author |
Lima, Francisco José de |
author_facet |
Lima, Francisco José de Costa, Meirilania Primo |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Meirilania Primo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Francisco José de Costa, Meirilania Primo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial docente regência de aula prática de ensino aprendizagem docente |
topic |
Formação inicial docente regência de aula prática de ensino aprendizagem docente |
description |
O Estágio Supervisionado tem se apresentado como eixo central nos cursos de formação de professores. Nesse contexto, o artigo se propõe a refletir acerca de percepções de licenciando(a)s em Matemática sobre o Estágio Supervisionado e suas contribuições para a aprendizagem e formação profissional docente. Com abordagem qualitativa, o estudo caracteriza-se como bibliográfico e documental e tomou como unidades de análise Relatórios Finais da disciplina de Estágio Supervisionado IV de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição federal de ensino, com unidade situada no interior do Ceará. Foram reunidos 35 relatórios, cujas análises tiveram enfoque em registros de vivências experienciadas por futuros professores, observando percepções e aprendizagens durante o percurso de atividades de práticas de ensino. Os resultados da pesquisa foram estruturados em eixos, construídos a partir de registros observados nos relatórios, a saber: percepções de Estágio Supervisionado de licenciandos em Matemática; principais conteúdos abordados nas aulas de regência e práticas formativas realizadas em sala de aula e principais aprendizados do estágio. Nos limites deste artigo serão apresentados os resultados do primeiro eixo, os quais apontam para o reconhecimento da disciplina de Estágio Supervisionado como importante componente curricular no contexto da formação inicial docente. Em seus registros, licenciando(a)s percebem o estágio como oportunidade para articular teoria e prática, cujas experiências vivenciadas ao longo do processo se mostram relevantes para a formação do futuro professor, por se tratar de uma aprendizagem desenvolvida a partir de múltiplas interlocuções, evidenciando o estágio como um momento de exercício prático para a construção de conhecimentos e preparação para o ingresso na docência. Palavras-chave: Formação inicial docente; regência de aula; prática de ensino; aprendizagem docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4955 10.30938/bocehm.v8i23.4955 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4955 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v8i23.4955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4955/4411 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 1155-1171 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998078885888 |