Relato de experiência de ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental com atividades de cooperação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5092 |
Resumo: | Essa pesquisa aborda o ensino e aprendizagem da álgebra sob a perspectiva de um relato de experiência com atividades de cooperação nas turmas do 8º ano de uma escola pública no município de Quixadá-CE. Tem como objetivo contribuir na atuação docente com uma metodologia do ensino de álgebra através da sua aplicação, resultados e impactos. A pesquisa também traz a concepção de currículo em relação à álgebra, os desafios do ofício considerando o contexto escolar e sala de aula. A metodologia de ensino utilizada nesse trabalho é baseada na Aprendizagem Cooperativa que incide na aprendizagem a partir de trocas de experiências entre alunos e professor, em grupos, com discussões. A técnica de grupos cooperativos inclui a interdependência positiva, interação cara a cara entre os estudantes, responsabilidade individual e utilização de habilidades interpessoais e grupais. A atividade descrita é semelhante ao Team Assisted Individuation, pois combina atividade cooperativa com a instrução individualizada. A aplicação é motivada após se refletir sobre as dificuldades nas aulas, tanto pela dificuldade de interação quanto ao pensamento algébrico, mais especificamente em usar equações do primeiro grau para resolver situações-problema. O objetivo da atividade é que todos atinjam a habilidade para interpretar e resolver os problemas considerados difíceis. A estratégia coloca os alunos na posição de interação trabalhando empatia, usando a afinidade como fator favorável. A aplicação da atividade teve resultados positivos, combatendo a indisciplina, gerando debates, fixação do conteúdo e companheirismo, melhorando o andamento dos próximos conteúdos, assim como a adesão desse método por outros professores da escola. Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa; Álgebra; Currículo; Relato; Ensino Fundamental. |
id |
UECE-4_be49540b2b74864d4fc15840f1fcc3de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/5092 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relato de experiência de ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental com atividades de cooperaçãoAprendizagem cooperativaÁlgebraCurrículoRelato Ensino FundamentalEssa pesquisa aborda o ensino e aprendizagem da álgebra sob a perspectiva de um relato de experiência com atividades de cooperação nas turmas do 8º ano de uma escola pública no município de Quixadá-CE. Tem como objetivo contribuir na atuação docente com uma metodologia do ensino de álgebra através da sua aplicação, resultados e impactos. A pesquisa também traz a concepção de currículo em relação à álgebra, os desafios do ofício considerando o contexto escolar e sala de aula. A metodologia de ensino utilizada nesse trabalho é baseada na Aprendizagem Cooperativa que incide na aprendizagem a partir de trocas de experiências entre alunos e professor, em grupos, com discussões. A técnica de grupos cooperativos inclui a interdependência positiva, interação cara a cara entre os estudantes, responsabilidade individual e utilização de habilidades interpessoais e grupais. A atividade descrita é semelhante ao Team Assisted Individuation, pois combina atividade cooperativa com a instrução individualizada. A aplicação é motivada após se refletir sobre as dificuldades nas aulas, tanto pela dificuldade de interação quanto ao pensamento algébrico, mais especificamente em usar equações do primeiro grau para resolver situações-problema. O objetivo da atividade é que todos atinjam a habilidade para interpretar e resolver os problemas considerados difíceis. A estratégia coloca os alunos na posição de interação trabalhando empatia, usando a afinidade como fator favorável. A aplicação da atividade teve resultados positivos, combatendo a indisciplina, gerando debates, fixação do conteúdo e companheirismo, melhorando o andamento dos próximos conteúdos, assim como a adesão desse método por outros professores da escola. Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa; Álgebra; Currículo; Relato; Ensino Fundamental.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/509210.30938/bocehm.v8i23.5092Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 286-3002447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5092/4349Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Bruno Reuber Maia 2021-06-17T18:44:50Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5092Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:49.224891Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato de experiência de ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental com atividades de cooperação |
title |
Relato de experiência de ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental com atividades de cooperação |
spellingShingle |
Relato de experiência de ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental com atividades de cooperação Pinheiro, Bruno Reuber Maia Aprendizagem cooperativa Álgebra Currículo Relato Ensino Fundamental |
title_short |
Relato de experiência de ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental com atividades de cooperação |
title_full |
Relato de experiência de ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental com atividades de cooperação |
title_fullStr |
Relato de experiência de ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental com atividades de cooperação |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência de ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental com atividades de cooperação |
title_sort |
Relato de experiência de ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental com atividades de cooperação |
author |
Pinheiro, Bruno Reuber Maia |
author_facet |
Pinheiro, Bruno Reuber Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Bruno Reuber Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Álgebra Currículo Relato Ensino Fundamental |
topic |
Aprendizagem cooperativa Álgebra Currículo Relato Ensino Fundamental |
description |
Essa pesquisa aborda o ensino e aprendizagem da álgebra sob a perspectiva de um relato de experiência com atividades de cooperação nas turmas do 8º ano de uma escola pública no município de Quixadá-CE. Tem como objetivo contribuir na atuação docente com uma metodologia do ensino de álgebra através da sua aplicação, resultados e impactos. A pesquisa também traz a concepção de currículo em relação à álgebra, os desafios do ofício considerando o contexto escolar e sala de aula. A metodologia de ensino utilizada nesse trabalho é baseada na Aprendizagem Cooperativa que incide na aprendizagem a partir de trocas de experiências entre alunos e professor, em grupos, com discussões. A técnica de grupos cooperativos inclui a interdependência positiva, interação cara a cara entre os estudantes, responsabilidade individual e utilização de habilidades interpessoais e grupais. A atividade descrita é semelhante ao Team Assisted Individuation, pois combina atividade cooperativa com a instrução individualizada. A aplicação é motivada após se refletir sobre as dificuldades nas aulas, tanto pela dificuldade de interação quanto ao pensamento algébrico, mais especificamente em usar equações do primeiro grau para resolver situações-problema. O objetivo da atividade é que todos atinjam a habilidade para interpretar e resolver os problemas considerados difíceis. A estratégia coloca os alunos na posição de interação trabalhando empatia, usando a afinidade como fator favorável. A aplicação da atividade teve resultados positivos, combatendo a indisciplina, gerando debates, fixação do conteúdo e companheirismo, melhorando o andamento dos próximos conteúdos, assim como a adesão desse método por outros professores da escola. Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa; Álgebra; Currículo; Relato; Ensino Fundamental. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5092 10.30938/bocehm.v8i23.5092 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5092 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v8i23.5092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5092/4349 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 286-300 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998156480512 |