Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência Pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9795 |
Resumo: | O presente trabalho se insere na temática da formação inicial de professores, mais especificamente, nos saberes docentes que podem ser mobilizados quando discentes dos cursos de licenciatura são colocados em situações de estudo e planejamento de ensino. O objetivo desta pesquisa é identificar quais saberes foram mobilizados pelos licenciandos residentes nas atividades desenvolvidas no âmbito da Residência Pedagógica (RP), do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPB/campus IV. Para isto, foram analisados documentos produzidos pelos residentes em forma de atividades: produções textuais articulando a teoria e prática na formação docente; elaboração de um mapa conceitual de uma unidade temática de Matemática da BNCC, com seus objetos de conhecimento e as respectivas habilidades específicas, destacando os recursos didáticos; escrita de um texto explicativo, partindo do mapa conceitual elaborado; e elaboração dos planos de aula para a regência nas escolas-campo. Por sua natureza exploratória e pela abordagem teórica estabelecida (coleta e análise dos dados), considera-se que a presente investigação é um estudo de caso. Para as categorias de análise, elegeram-se os tipos de saberes docentes, conforme exposto por Tardif (2012): saberes da formação profissional, saberes disciplinares, saberes curriculares e saberes experienciais. Conclui-se que o Programa Residência Pedagógica permitiu aos licenciandos residentes fazer o confronto das vivências experenciadas no âmbito da escola-campo com os conhecimentos e aportes teórico-metodológicos estudados no âmbito do curso e do próprio programa, proporcionando, assim, a mobilização de saberes docentes presentes em sua formação. Além disso, os saberes profissionais, disciplinares e curriculares foram identificados nas produções dos quatro licenciandos residentes apresentados nesse trabalho. |
id |
UECE-4_fdeefed4bf3198ab0e64c5b8ef74595e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/9795 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência PedagógicaPrograma de Residência PedagógicaLicenciatura em MatemáticaSaberes docentes O presente trabalho se insere na temática da formação inicial de professores, mais especificamente, nos saberes docentes que podem ser mobilizados quando discentes dos cursos de licenciatura são colocados em situações de estudo e planejamento de ensino. O objetivo desta pesquisa é identificar quais saberes foram mobilizados pelos licenciandos residentes nas atividades desenvolvidas no âmbito da Residência Pedagógica (RP), do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPB/campus IV. Para isto, foram analisados documentos produzidos pelos residentes em forma de atividades: produções textuais articulando a teoria e prática na formação docente; elaboração de um mapa conceitual de uma unidade temática de Matemática da BNCC, com seus objetos de conhecimento e as respectivas habilidades específicas, destacando os recursos didáticos; escrita de um texto explicativo, partindo do mapa conceitual elaborado; e elaboração dos planos de aula para a regência nas escolas-campo. Por sua natureza exploratória e pela abordagem teórica estabelecida (coleta e análise dos dados), considera-se que a presente investigação é um estudo de caso. Para as categorias de análise, elegeram-se os tipos de saberes docentes, conforme exposto por Tardif (2012): saberes da formação profissional, saberes disciplinares, saberes curriculares e saberes experienciais. Conclui-se que o Programa Residência Pedagógica permitiu aos licenciandos residentes fazer o confronto das vivências experenciadas no âmbito da escola-campo com os conhecimentos e aportes teórico-metodológicos estudados no âmbito do curso e do próprio programa, proporcionando, assim, a mobilização de saberes docentes presentes em sua formação. Além disso, os saberes profissionais, disciplinares e curriculares foram identificados nas produções dos quatro licenciandos residentes apresentados nesse trabalho. EdUECE2023-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/979510.30938/bocehm.v10i29.9795Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 29 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Mai/Ago; 01-162447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9795/9131Copyright (c) 2023 Graciana Ferreira Dias, Cristiane Fernandes de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Graciana Ferreira Souza, Cristiane Fernandes de2023-05-19T19:47:17Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/9795Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-05-19T19:47:17Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência Pedagógica |
title |
Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência Pedagógica |
spellingShingle |
Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência Pedagógica Dias, Graciana Ferreira Programa de Residência Pedagógica Licenciatura em Matemática Saberes docentes |
title_short |
Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência Pedagógica |
title_full |
Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência Pedagógica |
title_fullStr |
Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência Pedagógica |
title_full_unstemmed |
Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência Pedagógica |
title_sort |
Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência Pedagógica |
author |
Dias, Graciana Ferreira |
author_facet |
Dias, Graciana Ferreira Souza, Cristiane Fernandes de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Cristiane Fernandes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Graciana Ferreira Souza, Cristiane Fernandes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de Residência Pedagógica Licenciatura em Matemática Saberes docentes |
topic |
Programa de Residência Pedagógica Licenciatura em Matemática Saberes docentes |
description |
O presente trabalho se insere na temática da formação inicial de professores, mais especificamente, nos saberes docentes que podem ser mobilizados quando discentes dos cursos de licenciatura são colocados em situações de estudo e planejamento de ensino. O objetivo desta pesquisa é identificar quais saberes foram mobilizados pelos licenciandos residentes nas atividades desenvolvidas no âmbito da Residência Pedagógica (RP), do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPB/campus IV. Para isto, foram analisados documentos produzidos pelos residentes em forma de atividades: produções textuais articulando a teoria e prática na formação docente; elaboração de um mapa conceitual de uma unidade temática de Matemática da BNCC, com seus objetos de conhecimento e as respectivas habilidades específicas, destacando os recursos didáticos; escrita de um texto explicativo, partindo do mapa conceitual elaborado; e elaboração dos planos de aula para a regência nas escolas-campo. Por sua natureza exploratória e pela abordagem teórica estabelecida (coleta e análise dos dados), considera-se que a presente investigação é um estudo de caso. Para as categorias de análise, elegeram-se os tipos de saberes docentes, conforme exposto por Tardif (2012): saberes da formação profissional, saberes disciplinares, saberes curriculares e saberes experienciais. Conclui-se que o Programa Residência Pedagógica permitiu aos licenciandos residentes fazer o confronto das vivências experenciadas no âmbito da escola-campo com os conhecimentos e aportes teórico-metodológicos estudados no âmbito do curso e do próprio programa, proporcionando, assim, a mobilização de saberes docentes presentes em sua formação. Além disso, os saberes profissionais, disciplinares e curriculares foram identificados nas produções dos quatro licenciandos residentes apresentados nesse trabalho. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9795 10.30938/bocehm.v10i29.9795 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9795 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v10i29.9795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9795/9131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Graciana Ferreira Dias, Cristiane Fernandes de Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Graciana Ferreira Dias, Cristiane Fernandes de Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 29 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Mai/Ago; 01-16 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997014581248 |