Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência Pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Graciana Ferreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Souza, Cristiane Fernandes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9795
Resumo:  O presente trabalho se insere na temática da formação inicial de professores, mais especificamente, nos saberes docentes que podem ser mobilizados quando discentes dos cursos de licenciatura são colocados em situações de estudo e planejamento de ensino. O objetivo desta pesquisa é identificar quais saberes foram mobilizados pelos licenciandos residentes nas atividades desenvolvidas no âmbito da Residência Pedagógica (RP), do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPB/campus IV. Para isto, foram analisados documentos produzidos pelos residentes em forma de atividades: produções textuais articulando a teoria e prática na formação docente; elaboração de um mapa conceitual de uma unidade temática de Matemática da BNCC, com seus objetos de conhecimento e as respectivas habilidades específicas, destacando os recursos didáticos; escrita de um texto explicativo, partindo do mapa conceitual elaborado; e elaboração dos planos de aula para a regência nas escolas-campo. Por sua natureza exploratória e pela abordagem teórica estabelecida (coleta e análise dos dados), considera-se que a presente investigação é um estudo de caso. Para as categorias de análise, elegeram-se os tipos de saberes docentes, conforme exposto por Tardif (2012): saberes da formação profissional, saberes disciplinares, saberes curriculares e saberes experienciais. Conclui-se que o Programa Residência Pedagógica permitiu aos licenciandos residentes fazer o confronto das vivências experenciadas no âmbito da escola-campo com os conhecimentos e aportes teórico-metodológicos estudados no âmbito do curso e do próprio programa, proporcionando, assim, a mobilização de saberes docentes presentes em sua formação. Além disso, os saberes profissionais, disciplinares e curriculares foram identificados nas produções dos quatro licenciandos residentes apresentados nesse trabalho.
id UECE-4_fdeefed4bf3198ab0e64c5b8ef74595e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/9795
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência PedagógicaPrograma de Residência PedagógicaLicenciatura em MatemáticaSaberes docentes O presente trabalho se insere na temática da formação inicial de professores, mais especificamente, nos saberes docentes que podem ser mobilizados quando discentes dos cursos de licenciatura são colocados em situações de estudo e planejamento de ensino. O objetivo desta pesquisa é identificar quais saberes foram mobilizados pelos licenciandos residentes nas atividades desenvolvidas no âmbito da Residência Pedagógica (RP), do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPB/campus IV. Para isto, foram analisados documentos produzidos pelos residentes em forma de atividades: produções textuais articulando a teoria e prática na formação docente; elaboração de um mapa conceitual de uma unidade temática de Matemática da BNCC, com seus objetos de conhecimento e as respectivas habilidades específicas, destacando os recursos didáticos; escrita de um texto explicativo, partindo do mapa conceitual elaborado; e elaboração dos planos de aula para a regência nas escolas-campo. Por sua natureza exploratória e pela abordagem teórica estabelecida (coleta e análise dos dados), considera-se que a presente investigação é um estudo de caso. Para as categorias de análise, elegeram-se os tipos de saberes docentes, conforme exposto por Tardif (2012): saberes da formação profissional, saberes disciplinares, saberes curriculares e saberes experienciais. Conclui-se que o Programa Residência Pedagógica permitiu aos licenciandos residentes fazer o confronto das vivências experenciadas no âmbito da escola-campo com os conhecimentos e aportes teórico-metodológicos estudados no âmbito do curso e do próprio programa, proporcionando, assim, a mobilização de saberes docentes presentes em sua formação. Além disso, os saberes profissionais, disciplinares e curriculares foram identificados nas produções dos quatro licenciandos residentes apresentados nesse trabalho. EdUECE2023-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/979510.30938/bocehm.v10i29.9795Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 29 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Mai/Ago; 01-162447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9795/9131Copyright (c) 2023 Graciana Ferreira Dias, Cristiane Fernandes de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Graciana Ferreira Souza, Cristiane Fernandes de2023-05-19T19:47:17Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/9795Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-05-19T19:47:17Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência Pedagógica
title Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência Pedagógica
spellingShingle Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência Pedagógica
Dias, Graciana Ferreira
Programa de Residência Pedagógica
Licenciatura em Matemática
Saberes docentes
title_short Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência Pedagógica
title_full Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência Pedagógica
title_fullStr Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência Pedagógica
title_full_unstemmed Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência Pedagógica
title_sort Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência Pedagógica
author Dias, Graciana Ferreira
author_facet Dias, Graciana Ferreira
Souza, Cristiane Fernandes de
author_role author
author2 Souza, Cristiane Fernandes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Graciana Ferreira
Souza, Cristiane Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Residência Pedagógica
Licenciatura em Matemática
Saberes docentes
topic Programa de Residência Pedagógica
Licenciatura em Matemática
Saberes docentes
description  O presente trabalho se insere na temática da formação inicial de professores, mais especificamente, nos saberes docentes que podem ser mobilizados quando discentes dos cursos de licenciatura são colocados em situações de estudo e planejamento de ensino. O objetivo desta pesquisa é identificar quais saberes foram mobilizados pelos licenciandos residentes nas atividades desenvolvidas no âmbito da Residência Pedagógica (RP), do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPB/campus IV. Para isto, foram analisados documentos produzidos pelos residentes em forma de atividades: produções textuais articulando a teoria e prática na formação docente; elaboração de um mapa conceitual de uma unidade temática de Matemática da BNCC, com seus objetos de conhecimento e as respectivas habilidades específicas, destacando os recursos didáticos; escrita de um texto explicativo, partindo do mapa conceitual elaborado; e elaboração dos planos de aula para a regência nas escolas-campo. Por sua natureza exploratória e pela abordagem teórica estabelecida (coleta e análise dos dados), considera-se que a presente investigação é um estudo de caso. Para as categorias de análise, elegeram-se os tipos de saberes docentes, conforme exposto por Tardif (2012): saberes da formação profissional, saberes disciplinares, saberes curriculares e saberes experienciais. Conclui-se que o Programa Residência Pedagógica permitiu aos licenciandos residentes fazer o confronto das vivências experenciadas no âmbito da escola-campo com os conhecimentos e aportes teórico-metodológicos estudados no âmbito do curso e do próprio programa, proporcionando, assim, a mobilização de saberes docentes presentes em sua formação. Além disso, os saberes profissionais, disciplinares e curriculares foram identificados nas produções dos quatro licenciandos residentes apresentados nesse trabalho.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9795
10.30938/bocehm.v10i29.9795
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9795
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v10i29.9795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9795/9131
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Graciana Ferreira Dias, Cristiane Fernandes de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Graciana Ferreira Dias, Cristiane Fernandes de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 29 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Mai/Ago; 01-16
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997014581248